Divulgado resultado preliminar de chamada do programa de apoio a laboratórios de graduação

Paleg apoia ações inovadoras para qualidade e melhoria dos cursos de graduação

Laboratório de Edição, da Fale, um dos contemplados em chamada anterior do Paleg – Foto: Emília Mendes

O resultado preliminar da Chamada referente ao Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2023) foi divulgado hoje, 22 de dezembro. Foram contempladas 16 propostas de 21 submetidas por 12 Unidades Acadêmicas da UFMG.

O Paleg tem o objetivo de apoiar a estruturação de laboratórios de ensino de graduação, estimulando e consolidando ações inovadoras que contribuam para a qualidade e melhoria dos cursos da UFMG. Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, “o programa atende demandas específicas das diversas áreas do conhecimento com a atualização de laboratórios de ensino de graduação, compreendendo que tais espaços desempenham papel determinante para permanência e construção de aprendizagens socialmente relevantes”.

“Por meio desta chamada, 5 novos laboratórios de ensino serão criados na UFMG. Dentre eles, cito o Laboratório de Bioarqueologia e Zooarqueologia, sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, que terá papel relevante na oferta do novo curso de graduação em Arqueologia, aprovado recentemente pelo Conselho Universitário”, complementa.

O julgamento e classificação das propostas foram realizados pela Câmara de Graduação, com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21). Em consonância com o previsto no edital, no julgamento, buscou-se contemplar a todas às três grandes áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências da Vida e Humanidades – e considerar a proporção de laboratórios de ensino de graduação, por Unidade Acadêmica, registrados por meio da consulta realizada pela Prograd em 2021.

Cabe recurso contra o resultado da chamada, por meio do Sistema de Fomento da Prograd, no prazo de dez dias corridos, a contar da divulgação do resultado.

As propostas apoiadas deverão ser executadas financeiramente, com apoio da Fundep, até agosto de 2024.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação e atender a uma demanda da comunidade. “Mesmo com as limitações orçamentárias vivenciadas nos últimos anos, a Universidade não tem medido esforços para investir recursos naquilo que é essencial para o cumprimento de sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é prioridade absoluta”, destaca a reitora

Mais informações podem ser encontradas na própria chamada e também podem ser obtidas pelo e-mail bolsas@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.