
Seriado UFMG vai preencher 30% das vagas de graduação da UFMG a partir de 2028 Foto: Raphaella Dias | UFMG
A UFMG divulgou o Documento Norteador (DN) com informações relativas às três etapas do Seriado UFMG, processo seletivo que começa a ser adotado neste ano e vai gerar ingresso de estudantes pela primeira vez em 2028. O novo Documento Norteador vai orientar professores, gestores, estudantes das escolas de educação básica e a equipe da UFMG responsável pela elaboração e correção das provas. O Seriado UFMG é uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação. Ele vai coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além dos demais processos seletivos existentes na instituição.
O Documento Norteador da 1ª etapa do Seriado UFMG, divulgado em meados deste ano, foi elaborado após reunião com 745 professores de escolas públicas e privadas de Minas Gerais e outros estados que participaram, no campus Pampulha, da Mostra Sua UFMG, realizada em maio. Na ocasião, 270 professores preencheram formulário para avaliar o documento e deram sugestões para o seu aprimoramento. Desta vez, para a elaboração do Documento, que trata de todas as etapas do Seriado, as contribuições vieram de 107 professores, dos quais dois terços lecionam em escolas públicas de todo o estado de Minas Gerais.
“Em ambas as consultas realizadas junto aos colegas da educação básica, recebemos muitos elogios sobre a forma democrática e transparente que o processo seletivo vem sendo coletivamente construído a partir dos currículos oficiais. Todo processo seletivo precisa de um documento que descreva, do ponto de vista pedagógico, seus princípios, objetivos, abordagens, matrizes de referência e características do instrumento avaliativo. Trata-se de um norte sobre o funcionamento do processo seletivo e de um documento que deve nos guiar nos próximos anos de aplicação do Seriado UFMG”, explica o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
O pró-reitor acrescenta que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação de uma comissão permanente de acompanhamento para monitorar e avaliar continuamente o Seriado UFMG e formular futuras proposições de aprimoramentos do Documento Norteador. A edição ora lançada traz pequenos ajustes em relação à versão preliminar divulgada para contribuição das escolas. Entre elas, estão algumas alterações nas matrizes de Química e Matemática, além do detalhamento da seção Características do Instrumento Avaliativo, que traz informações sobre a quantidade de questões de cada etapa e por área do conhecimento, o modo de cálculo da nota final do candidato e a definição dos cinco grupos de cursos de graduação aos quais serão aplicadas provas discursivas específicas no segundo dia de provas da Etapa 3. “A definição desses grupos observou a abordagem interdisciplinar do Seriado UFMG e as quatro áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que um número menor de grupos favorece o trabalho pedagógico realizado pelas escolas”, explica Teixeira.
O Documento Norteador completo do Seriado UFMG já pode ser consultado on-line. Os mais de 45 mil estudantes inscritos no Seriado UFMG farão as provas da Etapa 1 em 14 de dezembro. O funcionamento do processo seletivo é explicado neste vídeo produzido pela TV UFMG.
Guia do candidato
Ainda com o objetivo de facilitar a preparação dos estudantes que participam do Seriado UFMG, a Universidade também lançou o Guia do Candidato. Com uma linguagem mais simples e acessível que a do edital da seleção, o Guia pretende facilitar o entendimento das regras do Seriado para os principais interessados no processo: os estudantes.
“Criamos o Guia para que os candidatos tenham informações gerais sobre o processo de seleção. Antes só tínhamos o edital, mas o Guia é de mais fácil compreensão. A ideia é que, a cada ano, ele seja aprimorado, sempre com a participação da comunidade escolar”, garante o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
O Guia pode ser consultado no site do processo seletivo.
(Luana Macieira – Cedecom/UFMG)