Docentes recebem homenagem de estudantes na Semana do Conhecimento

Envio de relatos destacaram a atuação dos professores

Alessandro Moreira, Heli Sabino, Mariana Santos, Lígia de Loiola, Raquel Zanatta, Tarcísio D´Almeida, Rafael Miranda, Renato Vidal, Lucilene Rezende e Bréscia Nonato – Foto: Carol Carvalho

Na tarde de ontem, 24 de outubro, oito docentes receberam homenagem de estudantes de graduação e pós-graduação no evento Docência: sucessos do ofício promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd. A ação teve início em 2010 e já passou por várias atualizações. Desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino e é a primeira vez que acontece como parte da Semana do Conhecimento. 

Estiveram presentes, na mesa de abertura, o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Batista Pinto Flores e a diretora de Inovação e Metodologia de Ensino, Bréscia Nonato.

O vice-reitor abriu o evento falando que fazia todo sentido ter o evento dentro da Semana do Conhecimento, por ser um momento que “a Universidade se mobiliza e apresenta todos os seus projetos, suas ações, em todas as áreas: ensino, pesquisa e extensão, inovação, cultura, arte e eventos associados aos técnicos administrativos”. 

“O Sucessos do ofício é uma ação da Prograd que articula dois eixos do ensino de graduação – a valorização da docência e o protagonismo estudantil – e, enquanto homenagem, humaniza a docência universitária e nos contagia” demarcou o pró-reitor de Graduação. Ele ainda destacou que, nesta edição, quatro dos oito professores homenageados são lotados em Unidades Acadêmicas diferentes daquela que sedia o curso de graduação cujos estudantes submeteram o relato em resposta à chamada que precedeu ao evento. “Tal reconhecimento, pelos estudantes, desconstrói a lógica cartesiana de organização da Universidade e reforça a relevância da construção contínua de estruturas curriculares mais transversais para os cursos de graduação”, complementa.

Conexão

A Diretora de Inovação e Metodologias de Ensino, Bréscia Nonato, fez um histórico da ação e explicou que a escolha do mês de outubro foi devido ao dia do professor e que fazer parte da Semana do Conhecimento foi uma forma de destacar a conexão entre docência e discência. Contou que a realização da ação é feita de forma coletiva e colaborativa e que o envolvimento e o protagonismo dos estudantes são essenciais.

 “Do processo de planejamento da nova edição, da elaboração da chamada pública, dos critérios de seleção à avaliação, da idealização à produção dos troféus por meio de impressão 3D, os estudantes se fizeram presentes. Foi um trabalho de fato multidisciplinar que contou com a participação de estudantes de diversos cursos da UFMG para acontecer”, explicou.

Foram submetidos 21 relatos, escritos por pelo menos três estudantes que compartilhassem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Uma comissão composta de servidores técnico-administrativos  e estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG selecionou oito histórias, com base nos elementos que constavam no formulário de inscrição. 

Homenagem

No evento, por meio de um breve vídeo foram destacados os aspectos centrais dos relatos enviados pelos estudantes. Em todos eles, percebe-se a noção de reconhecimento como organizadora dos depoimentos que enfatizaram aspectos da relação pedagógica, dentro e fora da sala de aula, do acolhimento e compromisso dos/as docentes com a construção e disseminação do conhecimento nos cursos de graduação da UFMG.

 “Sabemos que há muitos outros docentes que são sucesso em seu ofício e nosso desejo é que cada vez mais estudantes relatem para a universidade as características pedagógicas que alicerçam a prática de um bom professor”, conta Bréscia.

Em seguida, no momento da entrega da homenagem, os autores dos relatos contaram sobre o motivo da escolha dos docentes e os professores falaram sobre como se sentiram ao ter esse reconhecimento. 

Abaixo os nomes dos docentes homenageados e dos discentes que encaminharam os relatos: 

Heli Sabino de Oliveira, da Faculdade de Educação (FAE)

Autores/as do relato: Eloiza Lagaris de Paula Ribeiro (Mestrado em Educação), Júlia Teresa Vieira Leite (Licenciatura em História) e Maria Olívia Patriota Floriano (Licenciatura em Ciências Sociais)

Lígia de Loiola Cisneros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)

Autores/as do relato: Nádia Arantes Betancourt Rosa (Fisioterapia), Humberto Oliveira e Silva (Fisioterapia) e Isabella Piassi Dias dos Santos (Medicina)

Lucilene Rezende Anastácio, da Faculdade de Farmácia 

Autores/as do relato:  Hellen Batista de Jesus (Nutrição), Raíssa Fernandes Rocha (Nutrição) e Letícia Oliveira do Carmo (Nutrição)

Mariana Santos Felisbino Mendes, da Escola de Enfermagem 

Autores/as do relato: Luana Leão Menezes (Enfermagem), Maria José Silva Souza (Enfermagem) e Ana Carolina Gioli Brandão (Enfermagem)

Rafael Miranda Barbosa, da Escola de Arquitetura 

Autores/as do relato: Fernanda Moregula Barros Guimarães (Design), Maria Clara Nunes Lima (Design) e Mariana Januário dos Santos Viana (Design)

Raquel Zanatta Coutinho, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)

Autores/as do relato: Fernanda Gonçalves de Souza (Gestão de Serviços de Saúde), Veronica Francis Duquina Mateus (Gestão de Serviços de Saúde) e Denis Fagner de Sousa (Gestão de Serviços de Saúde)

Renato Vidal da Silva Martins, Instituto de Ciências Exatas (ICEX)

Autores/as do relato: Marco Antônio Rodrigues Bastos (Controladoria e Finanças), Hemily Hianciny Silva Chagas (Controladoria e Finanças) e Leticia Mariana Fernandes (Controladoria e Finanças)

Tarcísio D’Almeida, da Escola de Belas Artes (EBA)

Autores/as do relato: José Geraldo Ferreira da Silva Morais (Design de Moda), Sylmara Rose Lisboa Reis (Design de Moda) e Kathleen Karine Ferreira Poncio (Design de Moda)