Na tarde de ontem, gestores da Prograd trataram das próximas ações para a graduação

Em reunião com chefes de departamento, coordenadores de colegiados e presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), que contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira e a pró-reitora adjunta, Maria José Flores, apresentaram as ações previstas para a graduação. Foram dados alguns informes e, então, o foco foi em dois temas: um histórico do crescimento da graduação relacionado aos cursos e número de vagas, a evolução das discussões sobre flexibilização curricular e as reflexões da Câmara de Graduação sobre o ensino presencial após dois anos de atividades predominantemente remotas.

O pró-reitor traçou um panorama desde a criação do curso de Direito em 1983, passando pelos  movimentos de expansão pós reforma universitária, a ampliação da oferta de cursos de Licenciatura no início da década de 90, e de crescimento após plano Real e a implantação do Reuni de 2008 a 2012. Além disso, falou da evolução das discussões sobre flexibilização curricular nas últimas três décadas, com destaque para a proposta de flexibilização estruturada prevista nas Normas Gerais de Graduação em 2018 e, recentemente, as possibilidades trazidas pela Formação em Extensão Universitária.

O desenvolvimento do ensino presencial, após dois anos de Ensino Remoto e Híbrido Emergencial, foi mais um dos destaques da reunião. Bruno Teixeira abordou as reflexões da Câmara sobre os desafios que ainda estão sendo enfrentados pela persistência dos efeitos da pandemia.

Eventos

Ainda esse ano, a Prograd terá três eventos importantes: a Semana da Graduação, a Mostra Sua UFMG e o VI Congresso de Inovação no Ensino Superior e Tecnológico (VI CIM – 2022) . A Semana da Graduação acontecerá de 17 a 21 de outubro, no âmbito da Semana do Conhecimento, e está com inscrições abertas, até 9 de setembro, para submissão de trabalhos. Durante a reunião, foi reforçado que é necessário que os que estiverem envolvidos com os Programas de Bolsas da Graduação participem porque é um momento de dar um retorno à sociedade sobre o trabalho realizado e de visibilizar a produção de conhecimento sobre ensino.

Também foram dadas informações sobre a Mostra Sua UFMG, prevista para acontecer de 21 a 25 de novembro desse ano, ainda no formato virtual. Para o próximo ano, o evento passará por uma transição visando voltar a acontecer de forma presencial no primeiro semestre.

O VI CIM, será on-line, de 21 a 25 de novembro. É um evento interinstitucional, bianual, realizado atualmente por seis instituições federais de ensino. Além da UFMG, estão na organização as universidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Lavras (UFLA), de Ouro Preto (UFOP), de Catalão (UFCAT) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Na UFMG, ele é coordenado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd. As inscrições e a programação podem ser acessadas nesse site.

Edital

Outro ponto importante foi o lançamento do Edital de Chamamento Público para Ações Afirmativas de Concessão de Bolsas de Estudo e Permanência para Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em instituições de Ensino Públicas e Privadas. Ele prevê concessão de bolsas mensais de permanência para estudantes negros e estará com inscrições abertas de 31/08 a 27/09. O edital e o formulário de inscrições, que poderão ser feitas pelos colegiados, estão disponibilizados nesse site.

Está havendo uma articulação entre as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, Graduação e Pós-Graduação na consolidação de um guia para favorecer acesso aos dados institucionais e alinhamento das informações.