Estão abertas as inscrições para  oficinas e minicursos do VI CIM

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (VI CIM) realizará sua sexta edição no ano de 2022. Reconhecido como uma ação exitosa da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd, o evento, até 2019, foi sediado na UFMG, e, em 2020, passou a ser interinstitucional, e aconteceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este ano, o evento será sediado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no formato on-line, e contará com a participação de convidados nacionais e internacionais.

A programação e orientações para inscrição no Congresso, que acontecerá de 21 a 25 de novembro, já estão disponibilizadas nesse site. Podem se inscrever professores do ensino superior e tecnológico, pós-graduandos, técnicos administrativos em educação e servidores da educação básica, além de estudantes de graduação.

O congresso envolve a parceria de seis instituições: a UFMG, as universidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Lavras (UFLA), de Ouro Preto (UFOP), de Catalão (UFCAT) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e tem como objetivo propor reflexões acerca das metodologias e da inovação no ensino superior e tecnológico. Nesta edição, o tema é “O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na Educação Superior e Tecnológica”.

Além das palestras e dos grupos de colaboração, serão ofertadas aproximadamente 400 vagas para oficinas e minicursos. A escolha das atividades, que será ofertada até as vagas esgotarem, pode ser feita a partir da inscrição no congresso.

Oficinas:

  • Novos recursos educacionais digitais para o professor: utilização dos aplicativos Miro, Canva e MentiMeter para uma aula mais atrativa e colaborativa
  • Entrando na aula: Conhecimentos prévios dos alunos
  • Sequências didáticas com Realidade Aumentada utilizando o GeoGebra
  • Podcast na sala de aula: como produzi-lo de forma significativa com os alunos no processo de ensino e aprendizagem?
  • Podcast como ambiente de aprendizagem virtual

Minicursos

  • Modelo Híbrido para Ensino em Laboratório Multidisciplinar
  • Aprendendo a aprender: contribuições das neurociências e psicologia cognitiva
  • Avaliação da aprendizagem: orientando a prática pedagógica
  • O Design Instrucional como aliado do ensino online: um olhar neurocientífico
  • Metodologias ativas no ensino superior: o que o professor deve saber para que não seja um modismo?
  • Proposição de uma metodologia ativa para o Ensino de Físico-química a partir da utilização do software Gurupi Isotherms Plot (GIP)uma alternativa gratuita e intuitiva para análise de modelos de adsorção
  • O Uso da Ferramenta Notion na Educação Superior
  • Ensino superior e Inclusão: entre concepções e práticas.