Estudantes são incentivados a homenagear docentes que fazem a diferença

O “Docência: sucessos do ofício” é uma ação  da  Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação para valorizar  as práticas  docentes exitosas no ensino de  graduação da UFMG. As submissões de relatos para o evento estarão abertas até 25 de agosto e devem ser encaminhadas por formulário eletrônico. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, às 14 horas, na Semana do Conhecimento.

“O evento é uma forma de visibilizar, no âmbito da UFMG, o trabalho de professoras e professores que se dedicam ao ensino e apresentam práticas inovadoras, acolhedoras e sensíveis à diversidade que se apresenta no contexto da Universidade. A gente espera que, ao fazer o relato da experiência vivenciada tendo como referência os elementos indicados, os estudantes  contribuam para que outros docentes da universidade se inspirem e aprimorem sua prática pedagógica no ensino de graduação”, explica Bréscia Nonato, diretora do Giz.

O relato deve ser um texto escrito sobre um professor que tenha contribuído significativamente para a formação acadêmica-profissional e pessoal durante a graduação na UFMG. Ele deve ser feito por pelo menos três estudantes que compartilhem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Os estudantes devem submeter apenas um relato, indicando apenas um docente a ser homenageado.

“O Sucessos do Ofício é uma ação que permeia dois eixos importantes do ensino de graduação: a valorização da docência e o protagonismo estudantil. Assim, os estudantes de graduação são convidados a compartilhar, com a comunidade da UFMG, relatos de experiências marcantes durante seu processo formativo.“, acrescenta Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

Uma comissão composta por servidores e estudantes da UFMG selecionará até oito histórias, com base nos elementos que constam no formulário de inscrição, será um docente representando cada área do conhecimento.

Mais informações podem ser acessadas neste link.

História

“Docência: Sucessos do ofício” foi a denominação dada inicialmente aos eventos de abertura dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior do Giz com palestras de professores que fazem ou fizeram parte da história da universidade e que foram convidados a discorrer sobre suas práticas docentes. Com início em 2010, a ação já passou por várias atualizações e desde 2019 conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino.

Foto: Raíssa César