Etapa 1 do Seriado UFMG reúne 37 mil candidatos em sete cidades mineiras

Abstenção foi de 18%, índice inferior ao do Enem e de outros processos seletivos

Candidatos fazem prova no prédio do CAD 2, um dos 18 locais de aplicação no campus Pampulha – Foto: Raphaella Dias | UFMG

Mais de 37 mil candidatos fizeram, neste domingo, dia 14, a prova da etapa 1 do Seriado UFMG, nova modalidade de ingresso que vai preencher 30% das vagas de graduação a partir de 2028. As provas foram realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. A abstenção foi de 18%, inferior à do Enem 2025, que alcançou 27% no primeiro dia e 30% no segundo dia. Ao todo, 45.571 candidatos se inscreveram no processo.

Quarenta e nove locais receberam as provas do processo seletivo, sendo 20 em unidades da UFMG (campi Pampulha e Montes Claros e Escola de Arquitetura, e 29 em outros espaços distribuídos em sete municípios). Na capital mineira, o campus Pampulha e a Escola de Arquitetura reuniram 9.647 candidatos. Outra grande concentração de concorrentes em BH se deu nas unidades da PUC Minas, que receberam 15.098 pessoas.

Em razão do trânsito intenso nas proximidades de alguns locais, como no campus Pampulha, as provas começaram às 14h30, meia hora após o horário previsto, encerrando-se às 18h30 para a maioria dos candidatos. Pessoas com condições especiais, como transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), do Espectro Autista (TEA), dislexia e outras com diagnósticos neurodivergentes tiveram uma hora a mais para concluir o exame.

A professora Kátia Pedroso Silveira, diretora de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve), informou que a aplicação registrou poucas intercorrências. “Correu tudo dentro da normalidade, com apenas 26 atendimentos de saúde, em geral de candidatos que se sentiram mal em decorrência da própria ansiedade provocada pelo momento”, explicou ela, que destacou o elevado índice de comparecimento (82%), superior ao de outros processos seletivos conduzidos pela UFMG. Apenas 18 candidatos foram eliminados por uso de dispositivos eletrônicos. Não houve questão anulada – duas questões erradas foram identificadas antes da prova e prontamente informadas aos candidatos.

A reitora Sandra Goulart Almeida, que acompanhou o processo no campus Pampulha, disse em entrevistas que a adoção do Seriado é resultado de um esforço para aproximar a UFMG da educação básica. “Era necessário oferecer ao estudante outra oportunidade de acessar o ensino superior. O Seriado possibilita ao candidato fazer provas separadas, uma a cada ano, no lugar de um exame mais complexo e longo, o Enem. O próprio número de inscritos demonstra que havia mesmo essa demanda. Se o aprendizado é individualizado, devemos oferecer formas diversas de entrada na universidade”, defendeu a reitora.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, também fez um balanço positivo da Etapa 1 do processo avaliativo e indicou que melhorias serão empreendidas no próximo ano, principalmente em relação à oferta de banheiros e ambientes de fornecimento de alimentação e água, problemas identificados por candidatos e familiares. “Vamos estudar essas questões e propor medidas para aprimorar essa logística”, garantiu o pró-reitor, que também adiantou que novas cidades deverão ser incorporadas como sedes do Seriado já em 2026.

Prova e cronograma

Neste primeiro ano, foram avaliados os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do ensino médio. A prova teve 45 questões objetivas, abordando as quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de uma questão discursiva interdisciplinar.

Na primeira etapa do ciclo 2025-2027, as obras literárias e artísticas adotadas foram o romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1899), a canção Principia, do álbum AmarElo, de Emicida (2019), e o conjunto de autorretratos Pão e circo, de Paulo Nazareth (2012).

De acordo com o cronograma do Seriado, o gabarito preliminar da Etapa 1 foi divulgado neste domingo, no site da Copeve. Recursos poderão ser interpostos até 19 de dezembro, e o gabarito definitivo será anunciado em 7 de janeiro, após a análise dos recursos. O resultado preliminar do desempenho do candidato tem divulgação prevista a partir de 2 de fevereiro, com recursos podendo ser interpostos até 9 de fevereiro. Está prevista para 19 de fevereiro a divulgação final do desempenho do candidato.

Avaliação em três etapas

O Seriado UFMG é uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação da Universidade. Os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma delas relativa a cada ano do ensino médio.

A modalidade passa a coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além dos demais processos seletivos existentes na instituição. Os candidatos que fizerem as três etapas do ciclo 2025-2027 concorrerão a 30% das vagas para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, com entrada a partir de 2028.

A UFMG definiu os dias 12 e 13 de dezembro de 2026 (sábado e domingo) para aplicação das provas da Etapa 2 do ciclo 2025-2027 e da Etapa 1 do ciclo 2026-2028 do processo seletivo seriado.

Também estão definidas as obras literárias e artísticas que serão cobradas no ano que vem. No caso da Etapa 2 do ciclo 2025-2027, os candidatos deverão se debruçar sobre os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos, Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil, de Luana Tolentino, e sobre o documentário Balé de pé no chão – a dança afro de Mercedes Baptista, de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro.

Na Etapa 1 do ciclo seriado 2026-2028, por sua vez, as obras indicadas são os livros O quinze, de Rachel de Queiroz; Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, e o álbum Txai, de Milton Nascimento.

(Portal da UFMG)