Evento abordará ambientes virtuais de aprendizagem

Na próxima quarta, 24 de agosto, às 14 horas, acontecerá o Seminário Integração Docente “Boas práticas em ambientes virtuais e uso de parâmetros curingas em questionários do moodle”, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd. O evento, on-line, será transmitido pelo canal do YouTube do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Haverá tradução em Libras.

“A partir do ano letivo de 2021, o CEPE aprovou a inclusão, no Calendário Escolar da UFMG, de uma data no início de cada período letivo para realização do Seminário Integração Docente, demarcando um espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino, indo além do Ensino Remoto Emergencial, que foi a motivação inicial para criação do programa de mesmo nome”, destaca o pró-reitor de graduação.

Esse seminário tem o objetivo de discutir as boas práticas em ambientes virtuais de aprendizagem tendo como principais ambientes o diário eletrônico e o moodle. “As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – a plataforma Moodle na UFMG – permitiu desenvolver uma educação colaborativa e estimular a interação entre professores e alunos tanto no ensino presencial, semipresencial e a distância”, explica Vilma Macagnan, diretora do Caed.

A abertura do evento contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e do pró-reitor de graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. As apresentações serão realizadas por três convidados: Ramiro Barboza Oliveira, técnico em assuntos educacionais do Caed, que falará do moodle e suas possibilidades de uso, Leonardo Freitas, analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que abordará as boas práticas no uso do moodle, e o professor Gláuber Carvalho Dorsch, do Departamento de Física, que explicará a configuração de parâmetros curinga em questionários do moodle. A mediação será realizada pelo técnico em assuntos educacionais do Giz, Marcos Vinícius Tarquínio.

Integração

O programa foi implementado durante o período mais crítico da pandemia e, agora, está passando por um processo de ressignificação com os seminários “Integração docente”. Esse evento demarca um importante espaço de partilha de experiências no contexto da UFMG. “O nosso desejo é que esse exemplo reverbere dentro das unidades acadêmicas e que sirva de inspiração para que as equipes didáticas fomentem espaços de discussão e trocas de experiências relativas às atividades de ensino de graduação, ou seja, que essa integração aconteça entre os nossos colegas que estão nas disciplinas, nos colegiados, NDEs dos cursos de graduação”, explica Bréscia Nonato.

Mais informações sobre as iniciativas do Integração Docente, podem ser encontradas nesse site.