Evento abordará projetos de ensino-aprendizagem da graduação

Na próxima sexta, 10 de dezembro, de 14 às 16 horas, evento on-line organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) discutirá o tema “Política de projetos de ensino-aprendizagem: 1 ano de construção”. A transmissão, que ficará gravada, será pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac).

O evento tem o objetivo de refletir sobre a implementação dessa política na UFMG, que completa seu primeiro ano, e apresentar o novo sistema de registro de projetos de ensino-aprendizagem. Contará com a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart e da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira na abertura, além da participação do diretor de mobilidade, estágios e bolsas da Prograd, João Henrique Amaral, que fará a apresentação do sistema de registro, e Júlio Balarini, professor da UFMG e representante do Comitê Assessor da Câmara de Graduação –  Comitê 21, que irá abordar a experiência na execução da política de projetos, com ênfase no processo formativo direcionado inicialmente a coordenadores de projetos de ensino-aprendizagem apoiados pelas Chamadas e Editais da Prograd.

Política de Projetos de Ensino é resultado de uma das ações prioritárias da Prograd para desenvolvimento dos seus programas de bolsas acadêmicas. No decorrer desse ano, essa política tem sido instituída por meio de várias frentes de trabalho. Foi constituído o Comitê 21 que tem se envolvido no processo de sistematização das diretrizes da política e da matriz de referência para avaliação dos projetos submetidos. Além disso, foi estabelecida a formação em projetos de ensino-aprendizagem para todos os coordenadores dos Programas de Monitoria da Graduação (PMG), de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg) e de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). Nesse momento, também está sendo implantado o sistema eletrônico de submissão dos projetos.

Mais informações podem ser acessadas nas diretrizes que norteiam essa política e no Fórum do Programa Integração Docente que tratou do assunto durante planejamento da sua implementação.

Foto: Lucas Braga/UFMG