Evento discute Acessibilidade e Inclusão em tempos de pandemia

Os processos de promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no período de pandemia têm sido bastante desafiadores e a formação de muitos profissionais não foi constituída considerando esses aspectos. Esse é um dos pontos que serão abordados na Aula Inaugural..

“Durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) temos conseguido manter o diálogo com outras instituições e criar novas redes de colaboração. Desse modo, tem sido possível realizarmos a troca de experiências e realizarmos trabalhos conjuntos. E é nesse contexto, de ampliação dos diálogos, que realizaremos a Aula Inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão no primeiro semestre de 2021”, explica a coordenadora da Formação, Terezinha Cristina da Costa Rocha.

Segundo Terezinha, a professora Lucia De Anna falará diretamente da Itália, país no qual a pandemia de Covid-19 teve um grande impacto em 2020, e a discussão ainda será ampliada com professores e alunos da Universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e da UFMG. “Esse diálogo interinstitucional tem como objetivo debater a democratização dos espaços sociais e educativos para todos as pessoas, sobretudo àquelas com alguma deficiência”, conta.

O evento é gratuito, aberto a todos que queiram participar, e acessível em Libras. Serão fornecidos certificados para quem participar ao vivo, não é necessária inscrição prévia. O registro será feito por um link que será disponibilizado no chat do canal no YouTube durante o evento.

Sobre a Formação

A Formação atualmente conta com a participação de mais de mais de 40 professores de diferentes Unidades da UFMG. A cada ano a Formação tem contado com mais de 500 matrículas de estudantes da UFMG e ainda recebe matrículas isoladas da comunidade externa. Mesmo em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a Formação continua com as suas atividades e está ofertando 12 disciplinas, com docentes de nove departamentos de diferentes unidades da UFMG. Nas disciplinas são abordados temas como educação, saúde, música, comunicação alternativa, representações na mídia, entre outros.

A novidade da Formação, implementada no final do ano passado é uma série de seminários transmitidas pelo YouTube, chamada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão, que soma atividade de ensino e extensão e é aberta para todos. Acesse aqui para saber mais sobre esse projeto.