Evento homenageia centenário de Paulo Freire

Na próxima quarta, 1º de dezembro, será lançada seção especial da Revista Docência do Ensino Superior. Com artigos e entrevistas que compartilham reflexões e experiências no ensino superior inspiradas no legado freireano, foi criada em comemoração aos cem anos de Paulo Freire. O evento, on-line, será de 14 às 16 horas pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac). A organização é da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Na live, com tema “100 anos de Paulo Freire: pensamento e prática freireana no ensino superior”, serão apresentados três artigos. Hildegard Susana Jung, professora da Universidade La Salle (Unilasalle),  falará do artigo “Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea”, Ana Lúcia de Souza Freitas, pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa),  sobre “Fazer a aula com Cartas Pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior” e Leôncio Gomes Soares, professor da UFMG, do “Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire”.

A Revista, lançada em 2011, atualmente, é on-line e constitui-se como espaço de debate e reflexão sobre as atividades docentes de ensino superior. Ela pode ser acessada nesse link, onde também estarão os artigos apresentados e as orientações para quem tiver interesse em submeter artigos para a publicação.