Formação em projetos de ensino-aprendizagem começou na sexta, 16

Na última sexta, 16 de setembro, começou a 3ª Formação em Projetos de Ensino-Aprendizagem ofertada pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) em consonância com as diretrizes de projetos de Ensino Aprendizagem formuladas em parceria com a Diretoria  de Mobilidade, Estágios e Bolsas, ambas da Pró-Reitoria de Graduação. O objetivo do curso, que acontece até novembro, em formato híbrido, é desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento, execução e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem com a finalidade de utilizar nos contextos de ensino dos cursos de graduação da UFMG.

Nesta edição tem-se a primeira oferta do curso em formato híbrido, de modo a incluir os (as) docentes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) na interação com os demais colegas nos encontros presenciais no campus Pampulha. Já nesse primeiro dia, assim como nos próximos encontros, eles participaram on-line e, assim como os demais participantes, puderam contar das suas expectativas sobre a formação.

Docentes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) em participação on-line. Foto: Carol Carvalho/Prograd

Segundo Bréscia Nonato, diretora do Giz, o primeiro encontro da formação já demonstra o esforço e comprometimento dos técnicos do Giz e o desejo dos professores cursistas em fomentar projetos e práticas de ensino aprendizagem robustas e qualificadas. “Assim como projetos de pesquisa e extensão, já consolidados no espaço acadêmicos, os projetos de ensino precisam se tornar uma realidade presente no cotidiano dos departamentos, nos grupos de professores organizados autonomamente em prol do ensino e, nas Unidades Acadêmicas de modo geral e as diretrizes tal como a formação em projetos de ensino são ações que buscam contribuir para que isso aconteça”, explica a diretora.

Parte da equipe do Giz envolvida na Formação. Foto: Marjory Nunes/Giz Prograd

“A expectativa é que possamos povoar o sistema de fomento da Prograd com os projetos de ensino-aprendizagem registrados pelos docentes. E assim darmos visibilidade institucional para essa importante produção relativa ao ensino na graduação”, conta a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores.

A formação tem como público alvo docentes interessados (as) em desenvolver projetos de ensino-aprendizagem e coordenadores (as) que já os desenvolvam nos cursos de graduação da UFMG. O curso contará com encontros presenciais nas sextas, de 14 às 17 horas, e atividades assíncronas organizadas para estudos e produção dos projetos com a equipe envolvida. A carga horária total é de 60 horas.

Os objetivos específicos do curso são: a compreensão da importância da dimensão da temporalidade nos processos de planejamento; a introdução dos conceitos fundamentais de planejamento, o conhecimento e aplicação do modelo Skopos e que os participantes vivenciem os papéis de analista e autor de projetos.

Mais informações sobre as ações ofertadas pelo Giz, podem ser obtidas no site da Diretoria.

Foto principal: Marjory Nunes/Giz Prograd