Giz/Prograd oferece Formação em projetos de ensino-aprendizagem 

As inscrições para a Formação em projetos de ensino-aprendizagem estão abertas até 18 de março, nesse link.  O curso, ofertado em formato híbrido, tem como objetivo desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem e conta com uma carga horária de 60 horas. As atividades assíncronas são organizadas no Moodle e, semanalmente, acontecem encontros presenciais, às sextas-feiras, de 22 de março a 21 de junho, das 14 às 17 horas.

A ação formativa é realizada pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Diretoria de Mobilidade, Estágio e Bolsas, no âmbito da Política para Projetos de Ensino-Aprendizagem na Graduação.

Nesta edição, o público alvo são professores interessados em submeter propostas para a próxima edição do edital do Programa para o Desenvolvimento para o Ensino da Graduação (PDEG), previsto para início do segundo período letivo de 2024. Também podem se inscrever outros docentes interessados em desenvolver projetos de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFMG.

“Neste ano, a formação foi transferida para o primeiro semestre tendo em vista o edital do PDEG. Os professores que finalizarem o curso, além dos aprendizados que podem ter aplicações diversas, já terão feito o exercício de escrita de um projeto de forma cuidadosamente orientada e alinhada com a Política para Projetos de Ensino-Aprendizagem na Graduação, o que certamente contribui para maior êxito”, explica Bréscia Nonato, diretora do Giz. Segundo ela, desde o ano passado a participação em formações do GIZ tem sido um dos quesitos que compõem os editais da Prograd para aquisição de bolsas de graduação.

“No final de 2023, a Câmara de Graduação julgou editais para Programa para o Desenvolvimento para o Ensino da Graduação (PDEG), dirigido à Colegiados de cursos de graduação, e para o Programa de Monitoria de Graduação, para Departamentos Acadêmicos. Convidamos os coordenadores dos projetos aprovados a se inscreverem a fim de aprimorar a implementação dos mesmos, fortalecendo a dimensão da avaliação e contribuindo para melhoria contínua do ensino de graduação da UFMG”, destaca o pró-reitor de graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira.

Mais informações podem ser obtidas no site do Giz, pelo e-mail giz@prograd.ufmg.br ou telefone (31) 3409-6451.