II Ciclo de Debates da COMFIC socializa mapeamento sobre estágios obrigatórios das licenciaturas

Apresentação e debate acontecem nesta quinta-feira (25), com discussão do tema a partir de levantamento realizado junto a diferentes segmentos

 

Na quinta-feira 25 de maio, às 09h, ocorrerá o segundo Ciclo de Debates promovido pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) O evento terá como tema a “Situação da oferta de Estágios supervisionados obrigatórios das licenciaturas da UFMG” e acontecerá no Auditório 104 do CAD 2, no Campus Pampulha da UFMG, de 09 às 12:00.

No evento, será socializado o mapeamento realizado pela Comissão entre os dias 03 e 19 de maio junto a três segmentos distintos, vinculados à oferta dos referidos estágios: Diretores/as, Vice-diretores/as, Coordenadores/as Pedagógicos/as e Docentes da Educação Básica; Estudantes de Licenciaturas da UFMG e, também, Professores/as orientadores dos estágios na instituição.

“Os estágios supervisionados obrigatórios das licenciaturas são um dos laços mais fortes que a universidade estabelece com as escolas básicas, públicas e privadas. Se estamos nos propondo a discutir e elaborar políticas de formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica na UFMG e estreitar as relações entre Educação Superior e Básica na e para a formação docente, é crucial sabermos qual a situação dos estágios ofertados atualmente. A partir disso, podemos potencializar ações e articulações que já estão dando certo e aprimorar processos que ainda são desafiadores para nós, nesta relação”, explica a Professora Álida Angélica Alves Leal, presidente da Comfic UFMG.

Para o pró-reitor de Graduação da UFMG,  Bruno Otávio Soares Teixeira,“no Brasil, ainda são muitos os desafios para assegurar o direito à educação de qualidade e preparar os estudantes para o exercício da cidadania. Entendemos a relevância do tema formação de professores não somente para nossos 18 cursos de Licenciatura, mas para toda graduação. Nesse contexto, é estratégico que a UFMG avalie e continuamente aprimore as atividades acadêmicas vivenciadas no ‘chão da escola’, como é o caso dos estágios supervisionados.”

Um trabalho feito a várias mãos

A presidente relata sobre o processo de elaboração do instrumento de coleta de dados. “Os questionários foram elaborados por um grupo de representantes vinculados à educação básica que hoje compõem a COMFIC, a exemplo da rede pública municipal de Belo Horizonte. Também houve participação de convidados da universidade que, atualmente, são externos à comissão. Cada um/a trouxe suas leituras e demandas para compor um rol de questões pensadas a partir de eixos comuns, direcionados a todos os segmentos participantes do mapeamento. Foi um trabalho bastante desafiador. Entendemos ter sido um primeiro passo na tentativa de colocar em diálogo as ofertas de estágios supervisionados obrigatórios das 18 licenciaturas da UFMG”, afirma.

Certificados serão emitidos para os participantes, após o evento, a partir do registro em lista de presença. Não é necessária inscrição prévia.

Além da apresentação e debate, a Comfic realizará, nos dias 01 e 02 de junho, o III Seminário de práticas docentes vivenciadas nas licenciaturas da UFMG. Informações sobre o evento no site da comissão: https://www.ufmg.br/comfic/midias/noticias/

A Comfic

A Comfic é o órgão assessor que faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo entre as duas para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura. Neste sentido, a comissão tem como objetivo dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. Assim, a comissão organiza eventos e atividades abertas a todos os públicos interessados na temática.

A Comfic está vinculada à pró-reitoria de Graduação (Prograd) e articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), Pós-graduação (PRPg) e Pesquisa (PRPq) da Universidade.