Evento discutirá a temática da relação entre universidade e escola básica
Nos dias 1° e 2 de junho, a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) promoverá o “III Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG”. O evento tem como temática a relação “Universidade-Escola: espaços, tempos e sujeitos” e acontecerá em diferentes espaços do Campus Pampulha. O seminário será presencial e contará com oficinas, palestras e mesa redonda. Parte da programação online tem como foco estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo).
O evento tem como objetivo promover o debate e a divulgação das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente, além de oportunizar a reflexão sobre os estágios curriculares, a integração entre a UFMG e as redes de educação básica, assim como a formação inicial e continuada de professores/as que ocorrem nesses contextos.
De acordo com a Presidente da Comfic, Professora Álida Angélica Alves Leal, “esta é a primeira vez que realizamos este evento no formato presencial. Nossa expectativa é a de mantermos o engajamento demonstrado nas edições anteriores. O evento expressa nosso desejo e, também, nossos esforços visando ao fortalecimento das licenciaturas ofertadas pela UFMG e ao diálogo com a escola básica, pensando limites, desafios e possibilidades desta relação”.
“Este ciclo de debates reafirma nosso compromisso de pautar, nos variados espaços da Universidade e em articulação com a comunidade das redes de educação básica, a formação de professores”, afirma o Professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
Inscrições
As inscrições para participação no evento estarão abertas até 28 de maio. A programação do evento contará com palestras, mesa redonda com docentes da universidade e da Educação Básica, além de 23 oficinas, com um total de 545 vagas. O evento é gratuito para estudantes dos 18 cursos de Licenciatura da UFMG e de outras instituições, professoras/es da educação básica e demais profissionais da Educação, além de público interessado na temática. Confira a programação completa no site do evento.
Estudantes das Licenciaturas da UFMG podem se inscrever, também até dia 28 de maio, por meio de formulário específico, para colaborar como voluntários (as) no Seminário. A atuação será voltada para suporte na realização das oficinas, palestras e mesa redonda. Os selecionados irão compor a comissão organizadora do evento. Eles receberão certificado de participação e poderão solicitar o aproveitamento de créditos em seus respectivos cursos. São 35 vagas para mediadores das oficinas e 30 vagas para mediadores nas palestras e mesa redonda.
A Comfic
A Comfic é o órgão assessor que faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo entre as duas para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura. Neste sentido, a comissão tem como objetivo dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. Assim, a comissão organiza eventos e atividades abertas a todos os públicos interessados na temática.
A Comfic está vinculada à pró-reitoria de Graduação (Prograd) e articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), Pós-graduação (PRPg) e Pesquisa (PRPq) da Universidade. site da Comissão.
Foto: Raphaella Dias/UFMG