Lançado manual de perguntas frequentes sobre a Formação em Extensão Universitária

Foto: Atividade de extensão no Museu de História Natural. Foto: Arquivo do MHNJB

A publicação da Resolução n° 10/2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, estabelece que 10% da carga horária total dos cursos de graduação deve ser integralizada por meio de atividades de extensão. Essa regulamentação foi elaborada em consonância com a Resolução CNE/CES n° 07/2018. A UFMG instituiu uma comissão, composta por servidores docentes e técnico-administrativos em educação, para acompanhar e apoiar os cursos de graduação sobre a formação em extensão na universidade. Esta comissão elaborou um manual com perguntas e respostas que podem contribuir para tirar dúvidas sobre o assunto.

A organização do manual levou em consideração as dúvidas que surgiram durante as oficinas  promovidas pela comissão com os Colegiados dos cursos e com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Ele está disponibilizado nesse link e no Moodle da Formação em Extensão Universitária (FEU). As informações são direcionadas para os envolvidos na definição de atividades acadêmicas curriculares que serão utilizadas para a integralização da Formação  em Extensão Universitária.

Integração

“A UFMG optou por tentar fazer com que a formação em extensão permeie as atividades acadêmicas do estudante de uma forma mais integrada, mais orgânica. Então, nesse sentido, ao invés de haver uma separação entre carga horária para que o estudante integralize a formação em extensão, estamos propondo integrar as atividades de extensão às atividades acadêmicas curriculares”, explica a professora Ana Liddy Magalhães, atual presidente da comissão e coordenadora do Colegiado de Engenharia de Sistemas.

A adoção desse formato busca fazer com que o estudante de graduação vá além dos conteúdos e tenha uma visão mais clara do seu papel social, de entender qual a função da sua formação diante das demandas da sociedade, desde seu ingresso na graduação. Contribui, também, para que o professor ensine de uma maneira mais contextualizada.

Segundo Ana Liddy, outro ponto importante é que a Formação em Extensão Universitária possibilita que a universidade saia de um papel de ser a detentora do saber para uma postura mais interativa. Essa interação dialógica possibilita escutar e assimilar demandas que podem vir dos dois lados, tanto da sociedade quanto da própria universidade, permitindo uma reflexão maior e um aperfeiçoamento de saberes.

A formação em extensão se dá de duas formas: o estudante pode tanto fazer matrícula em uma atividade acadêmica curricular que prevê atividades de extensão em seu plano de ensino como, também, pode se vincular a uma atividade de extensão e pedir o registro a posteriori,  que precisará passar por aprovação do Colegiado.

“O próprio nome escolhido, na UFMG, reforça o relevante papel da Formação em Extensão Universitária na formação acadêmico-profissional dos estudantes de graduação com sólida fundamentação científica, tecnológica, artística e humanística. Assim, fornecemos a base para que desenvolvam uma atuação ética, em acordo com as necessidades da sociedade, conforme art. 1o das Normas Gerais de Graduação, e não como uma proposta de atualização das estruturas curriculares dos cursos”, destaca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação. “A Formação em Extensão Universitária nos desafia a ouvir e aprender com a sociedade para cumprirmos nosso papel de transformar essa sociedade por meio da educação”, complementa.

Para a professora Claudia Mayorga, pró–reitora de Extensão, “o reconhecimento amplo da importância da extensão universitária para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes contribui para que a universidade se aproxime cada vez mais dos diversos setores da sociedade e proporcione uma formação que esteja conectada com as questões e desafios concretos vivenciados pelas pessoas, organizações e instituições diversas”. A pró-reitora destaca ainda que “a formação em extensão tem um grande potencial para ampliar o sentido do fazer acadêmico já que fortalece a relação entre universidade e vida, no sentido mais amplo da palavra”.

Comissão

A comissão foi criada em dezembro de 2019 e passou por três alterações em relação aos membros que a compõem durante esse período. A composição atual pode ser consultada aqui.

Ela realiza atendimento aos Colegiados de cursos e NDEs que estiverem com dúvidas sobre a Formação em Extensão Universitária e, para solicitar o agendamento, é necessário preencher esse formulário.

Mais detalhes e informações sobre a Formação podem ser encontradas no manual de perguntas e respostas.