Matrícula em formações transversais começou hoje

Os estudantes de graduação interessados em se matricular nas atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal (núcleo complementar) deverão fazer a solicitação até amanhã, 30 de agosto, durante a 3ª fase da matrícula, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). O catálogo das Formações disponíveis e a relação das atividades oferecidas nesse semestre podem ser acessados no site da Prograd.

Já para as disciplinas que são originalmente de pós-graduação, o requerimento deverá ser preenchido, assinado e enviado por meio do e-mail institucional do estudante (@ufmg.br), para Secretaria das Formações Transversais (transversal@prograd.ufmg.br) até o dia 02 de setembro de 2022. O documento deve estar assinado, também, pelo Coordenador do Curso de Graduação do estudante.

Os estudantes de pós-graduação também podem solicitar matrícula nas atividades, até 2 de setembro, assim como os interessados em cursar as disciplinas como isoladas, mas, nesse caso, a data é até 6 de setembro.

As informações estão disponíveis no site da Prograd.

Formações

As Formações Transversais são estruturas formativas de formação complementar cujas atividades acadêmicas curriculares constituintes são articuladas por meio de temáticas de interesse geral, visando a incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação a grandes questões do País e da humanidade. O sistema de Formações Transversais constitui um espaço comum de formação para os estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.

Atualmente, a UFMG oferece nove formações transversais: Saberes Tradicionais; Divulgação Científica; Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura AfroBrasileira; Culturas em Movimento e Processos Criativos; Direitos Humanos; Empreendedorismo e Inovação; Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI; Acessibilidade e Inclusão e Estudos Internacionais.

Foto: Alexandre Monteiro/Cultura UFMG