Novos docentes conhecem estrutura da graduação e ações formativas

Encontro reuniu cerca de 40 professores na Estação Ecológica nesta quarta-feira, 31

Novos docentes foram recebidos na Estação Ecológica

Novos docentes foram recebidos na Estação Ecológica – Foto: Foca Lisboa | UFMG

Cerca de 40 novos docentes da UFMG foram recebidos nesta quarta-feira, dia 31, em encontro organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Durante o evento, que ocorreu no Espaço VOA, na Estação Ecológica da UFMG, os professores conheceram as mudanças em curso na graduação nos últimos anos, a estrutura da Prograd e as ações formativas do GIZ.

“A UFMG está completando 96 anos, e os últimos anos têm sido de muitas transformações na graduação”, destacou o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Ele lembrou que, durante a implementação da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), houve expressivo aumento de vagas nos cursos de graduação, principalmente no período noturno, e falou das mudanças provocadas pelas políticas de ações afirmativas, como o bônus e a Lei de Cotas.

Ele também apresentou o GIZ, lembrando que se trata de um tipo de espaço de que poucas universidades do país dispõem. “É uma estrutura para pensar a formação de professores para o ensino superior”, enfatizou.

“Buscamos cada vez mais fazer uma articulação com cada um de vocês”, disse a  diretora do GIZ, Bréscia Nonato, ao discorrer sobre o funcionamento da Diretoria e as ações promovidas para os novos professores. Ela falou em especial sobre funcionamento do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (Labdocências). “As atividades do GIZ são, também, um espaço para que os professores possam aprender uns com os outros”, explicou.

Ayran Nicodemo, da Escola de Música: universo amplo –  Foto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Acolhimento
“Essa iniciativa do encontro é muito boa e essencial porque a Universidade é universo muito amplo, com muitas diretorias e pró-reitorias”, declarou Ayran Nicodemo. Vinculado ao Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música, ele iniciou sua carreira como professor efetivo no dia 12 de maio, depois de atuar mais de dois anos como docente substituto.

O professor relata que ficou muito feliz de conhecer melhor a estrutura da graduação e que, há pouco tempo, também teve a oportunidade de se inteirar sobre as atividades de extensão.

Graduada na Faculdade de Letras (Fale), onde também fez mestrado e doutorado, Bárbara Salviano, do Departamento de Letras-Libras, ingressou em junho de 2022 como docente. “Eu já conhecia a Universidade, já me sentia bem ambientada, mas é muito diferente estar aqui como aluno e voltar como docente. As informações que recebemos aqui hoje e, tenho certeza, o treinamento que receberemos agora estão inseridos em uma perspectiva de aprendizagem e também de acolhida”, avaliou.

Bárbara Salviano, da área de Letras-Libras: aprendizado e acolhida – Foto: Carol Carvalho | Prograd UFMG