Prograd lança edital  para programa de desenvolvimento de ensino de graduação

Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg). As propostas poderão ser submetidas por colegiados de cursos de graduação ou colegiados especiais, com possibilidade de consórcio de colegiados.

O Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (Pdeg)  foi criado em 2020 com objetivo promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG por meio da utilização de estratégias pedagógicas e ações para a redução da retenção, da evasão, e do tempo de integralização.

“Nessa terceira edição, o programa, adicionalmente, visa induzir o planejamento de estratégias pedagógicas para implementação do regime acadêmico especial para permanência dos estudantes de graduação, de forma contextualizada em cada curso; incentivar as discussões sobre convergências curriculares, com foco nas estruturas formativas de tronco comum; e incentivar o desenvolvimento da cultura digital nas atividades de ensino da graduação, com inserção de tecnologias digitais nas mediações didáticas e sua apropriação de forma crítica, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Cada projeto poderá solicitar até três bolsas acadêmicas de incentivo à participação do estudante de graduação e uma complementação de bolsa para estudante de pós-graduação stricto sensu, seja ele de mestrado ou doutorado. Também será possível a participação de voluntários. Os projetos devem ter um coordenador, membro docente em efetivo exercício na UFMG e também pode contar com docentes orientadores, em efetivo exercício na UFMG ou em exercício provisório.

Segundo a Professora Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, atualmente são contemplados 30 projetos em diferentes áreas do conhecimento, com bolsas concedidas a 86 alunos de graduação e 22 alunos de pós-graduação.  “O Pdeg é também uma oportunidade de integração entre alunos de graduação e pós-graduação, entre colegiados de cursos e seus docentes, favorecendo as ações interprofissionais e a gestão da estrutura formativa de tronco comum, que são políticas atuais da Instituição”, finaliza a professora.

A seleção será regida pelo edital e realizada pelo Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21) instituído pela Resolução CG Nº 6/2020, de 25 de setembro de 2020.

As dúvidas sobre o edital e sobre o procedimento de inscrição poderão ser solucionadas encaminhando mensagem para o endereço bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.