Prograd realizou evento para orientar estudantes sobre início de sua trajetória acadêmica

Na manhã dessa terça, 29, como parte da Semana de Acolhimento Nossa UFMG, aconteceu o evento  “Viver a UFMG: o que preciso saber antes de iniciar minha trajetória na graduação” organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Prograd.

O evento, que foi gravado e está disponibilizado no canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (Cac),  contou com a presença do pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, da coordenadora de Sistemas Acadêmicos, Daniele Zárate, da Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Pires, e da estudante do curso de graduação em Antropolgia e bolsista do Giz, Nicole Dias.

“Hoje, aqui, eu tenho dois objetivos para vocês, um deles é transmitir a seguinte mensagem: se eu tenho dúvida sobre meu curso, a quem devo procurar? e, o segundo, é responder se tem algum lugar on-line, algum site que pode esclarecer as principais dúvidas sobre os cursos da UFMG”, explicou Bruno Teixeira na abertura do evento. Ele apresentou como os cursos de graduação estão estruturados e , dentro disso, falou das atividades acadêmicas curriculares que, além das disciplinas, incluem estágios, eventos, programas e projetos, explicou, também, sobre as estruturas formativas, sobre a estrutura curricular dos percursos que podem ser seguidos nos cursos de graduação, além de orientações sobre regime acadêmico.

Mara Pires contou sobre o trabalho do DRCA que envolve desde o registro acadêmico e controle dos atos acadêmicos, tratou da importância desses processos, do dia a dia da vida acadêmica nas Unidades explicando como funciona os colegiados e departamentos, além de explicar sobre a matrícula e diplomas. Já Danielle falou sobre o funcionamento dos Sistemas Acadêmicos da UFMG  e como eles ajudam no acompanhamento da vida acadêmica na universidade.

Nicole Dias trouxe dicas da “UFMG além da academia”, mostrando onde encontrar informações sobre saúde mental, cultura, esporte e lazer.

A programação da Semana de Acolhimento conta com a participação de várias instâncias da universidade e pode ser acessada no site Viver UFMG.