Prograd seleciona propostas para Programa de Monitoria

As inscrições de projetos para o Programa de Monitoria da Graduação (PMG), para execução nos anos letivos de 2022 e 2023, estarão abertas de 16 de novembro às 16 horas do dia 15 de dezembro de 2021 pelo Sistema de Fomento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A submissão das propostas deve ser feita pelos Departamentos Acadêmicos. A exceção é para a Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), que por sua estrutura organizacional, deverão enviar os projetos pela Congregação da Unidade Acadêmica. As informações sobre a seleção podem ser acessadas na Chamada Interna Prograd 3/2021.

“O PMG é o programa de bolsas mais antigo da Prograd, criado em 1959. Desde então, contribui para a formação dos estudantes de graduação para a docência e para o aprimoramento do ensino de graduação. Tanto no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como do Ensino Híbrido Emergencial (EHE), a atuação dos monitores envolvidos no PMG tem sido fundamental, mantendo o apoio a diversas atividades acadêmicas curriculares ofertadas em diferentes formatos”, conta a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

“A seleção de projetos para o PMG, biênio 2022-2023, é a segunda na nova configuração do PMG, que apoia projetos com o tempo definido de execução de dois anos”, explica o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, João Henrique Amaral. A Chamada teve como referência as Diretrizes para Projetos de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFMG, publicadas pela Câmara de Graduação no início deste ano, e que se basearam nos resultados do processo de avaliação do PMG realizado entre 2018-2019.

As propostas submetidas deverão ser apresentadas na forma de projetos de ensino-aprendizagem, que segundo as diretrizes, “constituem um conjunto de atividades com objetivos estabelecidos em função de desafios, problemas ou oportunidades identificadas nos contextos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação”.

Os elementos que constituirão os projetos encontram-se relacionados no Anexo B da Chamada e a matriz para avaliação das propostas está no Anexo A, que contém os parâmetros sob os quais as candidaturas serão apreciadas. Ambos tem como objetivo subsidiar a elaboração das propostas. O julgamento será realizado pelo Comitê Assessor da Câmara de Graduação, instituído em setembro de 2020 conforme Resolução CG Nº 6, de 25 de setembro de 2020.

Mais informações sobre a Chamada e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br e pelos telefones: (31) 3409-4058/6453/6449/3850.