Programas diminuem distância entre formação e carreira do professor

“A formação do professor se dá ao longo da vida, é contínua, permanente” disse o professor José Rubens Lima Jardilino, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no evento de abertura dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) que aconteceu na tarde de quarta, 16 de novembro, no Auditório Nobre do Cad 1. Ele falou ainda que ser professor não é só ensinar bem, é também lutar pela carreira, pela profissão.

Durante sua conferência “Universidade e Educação Básica: a política pública e os desafios à formação inicial de professores”, o docente fez um breve panorama e lembrou que, inicialmente, o contato dos pesquisadores das Universidades com a escola se limitava a colher dados que não retornavam para as escolas e, que, com o tempo, essa visão foi mudando de maneira que houvesse uma troca, um diálogo.

“A partir dos anos 90, as pesquisas se aproximaram da escola com a perspectiva de colaboração”, contou. A pesquisa passou a ser um elemento de formação. A investigação da própria prática, possibilitou que os pesquisadores construíssem conhecimento e isso passou a ser feito junto com o professor que os recebia na escola.

“O PIBID e o RP são noticiadores de uma proposta de formação, incentivadores de um desenvolvimento profissional docente. São programas que permitem a diminuição do gap entre formação e carreira”, explicou dentro desse contexto. Ele disse ainda que é necessário que essas iniciativas passem a ser constituídas como uma política pública, pois como programas elas são frágeis.

O professor José Rubens Jardilino durante a conferência. Foto: Mayara Victoria

Seminário

O evento foi aberto pelo vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, pelo pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, pela pró-reitora adjunta de extensão, Janice Henriques da Silva Amaral, pela presidente da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), Álida Angélica Leal, e pelas representantes da Secretaria Estadual de Educação,  Márcia Cristina Machado, e da Secretaria Municipal de Educação, Caroline Mendes de Oliveira.

Todos reforçaram a importância dessa parceria entre Universidade e as escolas de ensino básico como um espaço de diálogo e de formação.

A mesa de abertura contou com a presença de representantes da UFMG e das secretaria municipal e estadual de educação. Foto: Mayara Victoria

No final do evento, os coordenadores institucionais do PIBID, Vanessa Regina Eleutério Miranda, e RP, Admir Soares de Almeida Júnior falaram dos “Desafios e perspectivas do PIBID e Residência Pedagógica na UFMG”. Ele disse da importância de “esperançar e se mobilizar” e trouxe alguns números do RP e desafios como o início do programa estar acontecendo no momento de finalização do ano letivo nas escolas. Já Vanessa Regina lembrou da “dimensão humana da educação, seja escolar ou não escolar”, do seu papel de formação de pessoas mais acolhedoras, inclusivas, mais diversas, respeitando a todos e todas.

Coordenadores institucionais do Pibid e Residência Pedagógica falaram sobre os desafios e possibilidades dos programas. Foto: Carol Carvalho