Representantes da UFJF conhecem modelo de “formações transversais” da UFMG

No segundo dia de visita à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para troca de experiências, o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cassiano Amorim, e a coordenadora geral de Processos Seletivos, Katiúscia Vargas, realizaram, nesta terça-feira, 22, uma reunião com a equipe do colegiado responsável pelas “Formações Transversais” da UFMG, para conhecer os projetos na área.

Introduzido na UFMG em 2014, o modelo de Formações Transversais conta com estruturas de formação complementar organizadas em torno de grandes temáticas, que oportunizam o aprofundamento dos estudos em uma perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber.

Atualmente, a instituição conta com nove Formações Transversais: Saberes Tradicionais; Divulgação CIentífica; Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira; Culturas em Movimento e Processos Criativos; Direitos Humanos; Empreendedorismo e Inovação; Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI; Acessibilidade e Inclusão; e Estudos Internacionais.

Cada Formação Transversal é composta por um conjunto de atividades acadêmicas curriculares (em disciplinas e em outros formatos), que formam uma estrutura curricular concernente a uma temática específica. As formações são disponibilizadas aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, ou por matrícula isolada. Os estudantes podem iniciar seus estudos a qualquer momento do curso, respeitados os prazos de conclusão da graduação previstos nas normas gerais da graduação.

Os alunos, ao participarem dessas atividades, têm a oportunidade de se envolver em atividades conduzidas por professores de diversas unidades acadêmicas. Esses docentes abordam os temas de maneiras variadas, enquanto simultaneamente convergem em relação à temática da formação. As abordagens buscam transcender as barreiras entre diferentes campos do conhecimento, criando diálogos com questões acadêmico-científicas e sociais de grande relevância tanto para o país quanto para a humanidade.

Amorim ressalta que o encontro foi bastante produtivo e a intenção é apresentar e ampliar as discussões com a comunidade acadêmica da UFJF. “A expectativa é poder explorar a viabilidade de implementar flexibilizações curriculares, incluindo a possibilidade de oferecer disciplinas de formação transversal, inspirando-se nas iniciativas já concretizadas pela UFMG.”

(Texto e foto: site da UFJF)