Semana da Graduação abre espaço para compartilhar conhecimento

Muito aprendizado, experiências trazidas pela pandemia, aprender pelo olhar do outro são recortes do que foi visto hoje, na parte da manhã, na Semana da Graduação. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), acontece anualmente, como parte da Semana do Conhecimento, e mostra o trabalho desenvolvido nos Programas de Bolsas da Graduação.

Marta Alves, estudante do 4º período de licenciatura em Pedagogia e monitora do projeto “PMG: A formação docente no DMTE” conta que fazer uma graduação para formação em docência já é interessante por si só, pelo contato com a bibliografia, com a dinâmica de sala, com a observação do professor no papel de docente. A experiência no projeto, entretanto, possibilita ampliar essa visão. “Participamos da construção da disciplina, da organização de cronograma, do levantamento bibliográfico, do acompanhamento na orientação e esclarecimento de dúvidas. É uma parte que vai para muito além da sala de aula, começamos a ter uma dimensão muito maior do que é ser professor”, explica.

Marta fala sobre contribuição do projeto para sua formação

A experiência da estudante de doutorado da Faculdade de Educação, Raquel Monteiro, segundo relato dela, está sendo “uma honra”. Ela é bolsista do Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD), intitulado “Ativação das complementações de bolsa da pós-graduação para atuação no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI)”.

“Ser bolsista do FIEI contribui para minha formação mais do que acadêmica, para a formação humana em geral. Tem sido uma experiência única. Como eu disse na apresentação: era algo que eu queria muito, entrar no FIEI e poder participar dessa luta pela causa indígena. Seja na licenciatura auxiliando os estudantes, na pesquisa, no percurso”, disse.

Raquel disse que se sente honrada de participar do projeto

Semana

Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, nesta 26ª edição da Semana da Graduação, 156 projetos de sete programas de bolsas acadêmicas que tratam do ensino de graduação e da educação básica e profissional prestam contas à comunidade do conhecimento por eles produzido em diversos formatos. Todos os projetos submeteram um resumo e produziram um vídeo curto de até 5 minutos de duração. Desses, 44 projetos foram selecionados para apresentação oral.

“Por meio dos vídeos e apresentações orais, nosso propósito é promover a integração entre os projetos e programas, assim como fazer uma avaliação formativa e processual, contribuindo para aperfeiçoamento das ações de cada projeto e para uma formação de excelência e relevância para nossos estudantes”, explicou.

Outra mudança em relação aos dois anos anteriores foi o retorno presencial, motivo de alegria para todos de acordo com a Diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, Fabiane Ferreira, responsável pela organização do evento. O planejamento e realização conta com o trabalho conjunto de servidores de vários setores da Prograd.

“Vejo esse momento como uma oportunidade para conhecermos as iniciativas que vêm sendo protagonizadas pelos nossos estudantes nos vários cenários da UFMG, e o fato de voltarmos a promover esse encontro de forma presencial, pode ser um catalizador para novas ideias e interações entre os docentes e discentes da nossa instituição”, diz.

A Semana acontece ainda, hoje, na parte da tarde, conforme cronograma, e os trabalhos selecionados serão premiados na Cerimônia de Encerramento e Premiação da Semana do Conhecimento que acontecerá no dia 21, sexta, à partir de 14 horas, no Auditório da Reitoria.