Semana da Graduação começa na quarta, 27

Como parte da Semana do Conhecimento, promovida pela UFMG, e que conta com a participação de diversas áreas da Universidade, a 25ª  Semana da Graduação, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro. A premiação dos trabalhos selecionados como Destaque Acadêmico será no dia 29 de outubro, junto com as de outros setores participantes.

Desde 2019, a Semana da Graduação vem passando por modificações. Antes, as apresentações de trabalho eram por meio de pôsteres em saguões de espaços da UFMG. Com a primeira mudança, em 2019, as apresentações passaram a ser feitas em auditórios, o que permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao trabalho desenvolvido nos Programas de Bolsas da Graduação, além do compartilhamento de experiências entre os envolvidos na atividades: coordenadores, tutores e bolsistas. Em 2020 e, agora, em 2021, o evento está acontecendo em formato on-line, em virtude da pandemia de Covid 19.

Foram inscritos 169 projetos na Semana. Destes, 102 foram do Programa de Monitoria da Graduação de onde foram selecionados 21 para as apresentações com base na relevância do projeto, inovação, abrangência, potencial para a interdisciplinaridade e protagonismo do estudante. No dia 27, haverá apresentações na parte da manhã, tarde e noite e, no dia 28, apenas na parte da manhã. Cada sala on-line contará com uma comissão de três professores para avaliação dos trabalhos e seleção dos Destaques Acadêmicos.

Só poderá participar do evento quem fizer parte dos projetos apresentados nas salas e os avaliadores.

Formações Transversais

No dia 28 de outubro, na parte da tarde, às 14 horas, acontecerá mesa “As Formações Transversais (FTs) na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação”. Também promovido pela Prograd, o evento irá apresentar as FTs, possibilidades de diversificação no percurso acadêmico, o trabalho e perspectivas futuras da FTs.

O evento será aberto pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, contará com mediação da coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais, Terezinha Rocha e do coordenador adjunto, José Alfredo Debortoli e terá como convidados os professores de algumas das Formações oferecidas: Lucas Carlos LIma (FT em Estudos Internacionais), Rodrigo Ednilson de Jesus (FT em Relações Étnico Raciais) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (FT em Direitos Humanos).

A transmissão da mesa será pelo canal do YouTube da Cac