Semana da Graduação é mais um espaço de aprendizado

A 25ª Semana da Graduação, parte da Semana do Conhecimento, começou hoje, 27, pela manhã, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos nos Programa de Bolsas da Graduação. O evento, devido à pandemia da Covid 19, está acontecendo em formato on-line, pelo Microsoft Teams, e também terá apresentações na parte da tarde e noite de hoje e amanhã, 28, pela manhã.

“A Semana da Graduação é uma atividade acadêmica que tem como objetivo o compartilhamento das ações dos projetos de ensino aprendizagem no âmbito da graduação e que são apoiados pela Pró-Reitoria de Graduação. Além desses projetos, também são compartilhadas as atividades realizadas pelos quatorze projetos do Programa de Educação Tutorial (PET) na UFMG, apoiado pelo MEC”, explicou o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas, João Henrique Amaral, que está atuando na organização do evento.

Em apresentação veiculada durante a Semana, a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, lembrou que essa já é a 25ª Semana da Graduação. “25 anos não é pouca coisa, são 25 anos refletindo sobre o ensino de graduação, sobre a formação dos nossos estudantes para a docência, então é um momento de muita alegria”, falou. Também observou que ainda estamos em momento de pandemia e a importância da atuação dos participantes dos programas para viabilizar muitas atividades e o esforço da UFMG para a manutenção das bolsas acadêmicas, mesmo em um momento de cortes orçamentários, o que mostra o compromisso da Universidade com a formação dos seus estudantes de graduação.

Troca de conhecimentos

O que mais se percebeu nas salas foi que o evento se tornou um espaço de compartilhamento de experiências entre os participantes dos projetos e avaliadores. O trabalho de um pode contribuir com melhorias no do outro. “Fico muito feliz de assistir as várias contribuições dos Programas”, falou Ilaine da Silva Campos, que participou como avaliadora. Ela disse que iria levar o que viu em uma das apresentações para o trabalho dela junto aos bolsistas.

Foram inscritos 169 trabalhos para a Semana. Destes, 102 do Programa de Monitoria de Graduação, de onde foram selecionados 21 para se apresentar no evento. A  estudante  Ana Luíza Rogana, do projeto de monitoria em pediatria da Faculdade de Medicina, durante sua apresentação, falou sobre a importância de ter um olhar atento no momento do atendimento ao paciente, para perceber necessidades que muitas vezes não são faladas. A partir dessa fala abriu se um diálogo entre a estudante e os avaliadores sobre as experiências de cada um.

“Mais do que a apresentação das ações, esse é um momento de aprendizado nos coletivos que se formam nas salas virtuais onde os projetos são discutidos. Aprendemos uns com os outros pelas contribuições trazidas pelas comissões de avaliação e pela interação construída durante as apresentações. A participação dos coordenadores dos projetos, orientadores e estudantes permite o diálogo que considera diferentes percepções sobre as atividades realizadas. O retorno para os programas acontece quando, na discussão, novas questões e perspectivas são apresentadas às equipes dos projetos.”, reforça João Henrique.

Segundo ele, embora a experiência com as apresentações virtuais na Semana da Graduação tenha sido positiva, permanece a expectativa de retorno presencial, quando possível, para novas edições da Semana da Graduação.

Formações Transversais

Também como parte da programação, acontecerá, amanhã, 28 de outubro, às 14 horas, a mesa “As Formações Transversais (FTs) na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação”. O evento irá apresentar as FTs, possibilidades de diversificação no percurso acadêmico, o trabalho e perspectivas futuras da FTs.

O evento será aberto pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, contará com mediação da coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais, Terezinha Rocha e do coordenador adjunto, José Alfredo Debortoli e terá como convidados os professores de algumas das Formações oferecidas: Lucas Carlos LIma (FT em Estudos Internacionais), Rodrigo Ednilson de Jesus (FT em Relações Étnico Raciais) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (FT em Direitos Humanos).

A transmissão da mesa será pelo canal do YouTube da Cac