Série ‘Viver UFMG’ tem início com debate sobre saúde mental em tempos de ensino remoto

Os cuidados com a saúde mental em tempos de ensino remoto emergencial serão abordados na primeira edição da série de seminários Viver UFMG, promovida pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Prae). O evento, agendado para esta quinta-feira, dia 17, às 17h30, será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG no YouTube.

A professora Andréa Máris Guerra, do Departamento de Psicologia da Fafich e coordenadora do Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS), é a convidada da primeira edição. A ideia é que o evento tenha regularidade mensal, com atividades na segunda quinzena.

Em sua fala, a professora vai tratar dos cuidados com a saúde mental, em tempos de ERE, “a partir de uma abordagem interseccional, ou seja, considerando os marcadores sociais de raça, gênero e classe que operam no sistema opressor capitalista-neoliberal-patriarcal”, explica a professora Márcia Maria Lousada, diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

“Na atualidade, um dos maiores desafios da vida universitária tem sido a promoção da saúde mental, e o contexto pandêmico torna esse desafio ainda mais complexo. Dialogar sobre essa temática e criar espaços de educação e reflexão sobre essas questões com estudantes estão entre os caminhos a trilhar”, destaca Lousada.

Aprender a “ler” a UFMG

Segundo Márcia Lousada, o objetivo dos encontros é “contribuir para a construção de uma universidade mais acolhedora e favorecer que estudantes aprendam a ‘ler a UFMG’, de forma a decidir, com mais autonomia, quais os caminhos e escolhas desejam assumir para a sua permanência na Universidade”.

No encontro desta primeira edição, também serão oferecidas orientações aos estudantes sobre a rede de projetos dedicados aos cuidados com a saúde mental na UFMG. A abertura dos trabalhos será feita pelo vice-reitor Alessandro Fernandes e pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago. Durante a palestra, o chat estará aberto para a participação do público por meio de perguntas e comentários.

Os temas das atividades dos dois próximos meses já estão definidos. Em julho, o tema será Viva a diferença em tempos de ERE. “Na ocasião, será abordado o direito à diferença em tempos de ensino remoto e também ocorrerá a problematização sobre o que é o ERE e sua diferença em relação ao EAD, o ensino a distância”, explica Márcia Lousada. Em agosto, o tema será As políticas de assistência estudantil na UFMG: uma construção coletiva com estudantes.

(Cedecom/UFMG)