UFMG e Fhemig realizam primeiro seminário de convênio de cooperação

No próximo dia 13 de maio, de 14h30 às 16h30, acontecerá o Seminário “Álcool e outras drogas: uma abordagem de redução de danos”. O evento será em formato virtual, com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac), onde ficará gravado. O público-alvo são os servidores da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), mas o seminário será aberto a todos os interessados. Haverá tradução em Libras e emissão de certificados para os participantes.

O Seminário contará com duas palestrantes, a professora Janaína Soares, do departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG e Marcela Ferreira Corrêa, enfermeira da Fhemig. A mediação será feita pela professora Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O evento é o primeiro da parceria UFMG/Fhemig que foi formalizada por meio de um convênio de cooperação mútua para a realização de estágios curriculares obrigatórios. “O convênio é muito importante para a UFMG, especialmente para os cursos de Ciências da Saúde, numa perspectiva dialógica para ampliar a relação entre a Universidade e a sociedade”, explica o pró-reitor de Graduação da Universidade, Bruno Otávio Soares Teixeira.

São contemplados por este convênio os cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição. Os campos de estágio ofertados pela Fhemig abrangem pronto atendimento e internação pediátrica, análises clínicas laboratoriais e farmácia hospitalar, unidades de emergência, unidades produtoras de refeições, entre outros contextos hospitalares”, explica Fabiane Ferreira.

Os seminários serão ofertados como contrapartida em decorrência da UFMG ter adquirido campos de estágio em Chamada Pública realizada pela Fhemig. Dessa forma, segundo Tatiana Anjos, coordenadora de Estágios e Extensão da Fhemig, “pôde-se firmar uma parceria na qual há convergência de esforços onde a Fhemig contribui com a formação dos alunos da UFMG, e a Universidade dispõe o conhecimento de seus docentes para atualização e aprimoramento dos servidores da Fundação com os cursos ofertados”.

Para este ano, estão previstos quatro seminários. Serão dois com a temática da saúde mental, com realização prevista para o primeiro semestre de 2022, sendo, este, o primeiro deles. Os outros dois, com a temática da saúde do trabalhador, estão previstos para o segundo semestre.

Não serão necessárias inscrições prévias. Para receber o certificado, o participante deverá preencher um formulário de inscrição durante o evento. O documento será enviado por e-mail. Para os servidores da Fhemig que não puderem acessar o evento no dia, o seminário será disponibilizado posteriormente na plataforma EaD da fundação, onde o certificado também poderá ser solicitado.

Foto: Lucas Braga/UFMG