UFMG lança editais de seleção de estudantes e professores da educação básica para o Programa de Residência Pedagógica

Estarão abertas, até 03 de outubro de 2022, as inscrições para seleção de estudantes de 11 (onze) cursos de Licenciatura da UFMG e docentes da Educação Básica das redes públicas municipal, estadual e federal cadastradas para participarem do Programa de Residência Pedagógica (RP), conforme Edital nº 24/2022 da CAPES.

O RP é um Programa, vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem dentre seus objetivos contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professoras/es da educação básica nos cursos de licenciatura. Visa fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e valorizar a experiência de docentes da educação básica como co-formadores de futuras/os professoras/es, articulando-se com a formação continuada destes profissionais.

O Programa oferece bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estão cursando a partir do 5º período; no valor de R$400,00, para desenvolvimento de atividade formativa em escolas públicas com dedicação mensal mínima de 23 horas. No Programa, o acompanhamento discente é realizado a partir da preceptoria de docentes da educação básica, para quem também são oferecidas bolsas no valor de R$765,00, e a orientação de docentes da Universidade.

Conforme registrado no Projeto Institucional, o Programa Residência Pedagógica tem se mostrado como uma possibilidade concreta de desenvolvimento profissional de todas/os as/os sujeitos que dele participam. Quanto a discentes das licenciaturas e docentes preceptoras/es da educação básica, em particular, o RP tem possibilitado ampliar suas perspectivas formativas e aprimorar suas práticas pedagógicas, especialmente no que tange aos processos de ensino-aprendizagem junto aos estudantes com os quais trabalham cotidianamente. Na UFMG, considera-se que o Programa tem desempenhado um papel muito significativo no processo de formação inicial de futuras professoras e futuros professores da educação básica.

A UFMG participa do Programa desde o ano de 2018, quando o primeiro edital foi lançado pela CAPES. Em 2022, participam os Cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Formação Intercultural de Educadoras e Educadores Indígenas (FIEI), Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), Matemática, Pedagogia – Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (EJA) e Educação Infantil – e Química.

Para mais informações, consulte, abaixo, os Editais.

Foto: Raphaella Dias/UFMG