Relatório de Gestão UFMG 2003

A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - é uma Instituição de Ensino Superior, constituída sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Educação, com personalidade jurídica própria e autonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar, tendo como objetivos fundamentais o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Universidade de Minas Gerais foi criada em 1927 (Lei Estadual nº 956, de 07.09.1927), incorporando escolas e faculdades isoladas existentes em Belo Horizonte na época. Foi federalizada em 1949 (Lei Federal nº 971, de 16.12.1949) e, em 1965, por determinação do Governo Federal, passou a denominar-se Universidade Federal de Minas Gerais.

A UFMG conta com 20 unidades acadêmicas de ensino superior, nas quais funcionam 94 departamentos que ministram 57 cursos de graduação, 74 cursos de especialização e 28 programas de residência médica, 58 mestrados e 46 doutorados, além de 193 cursos de extensão. Em todas essas atividades atuam 2.324 professores, dos quais 1.464 são doutores e livre docentes. A UFMG manteve, em 2003, 20.745 alunos regularmente matriculados na graduação e 10.342 na pós-graduação, além de 11.175 alunos vinculados a cursos de extensão. No concurso vestibular 2004, foram oferecidas 4.492 vagas.

Reitora: Ana Lúcia Almeida Gazzola

Vice-Reitor: Marcos Borato Viana

Chefe de Gabinete: Mauro Mendes Braga

Pró-Reitor de Administração: Luiz Felipe Vieira Calvo

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento: Ronaldo Tadêu Pena

Pró-Reitor de Extensão: Edison José Corrêa

Pró-Reitora de Graduação: Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin

Pró-Reitor de Pesquisa: José Aurélio Garcia Bérgmann

Pró-Reitora de Pós-Graduação: Maria Suelli de Oliveira Pires

Pró-Reitor de Recursos Humanos: Maria José Gazzi Salum

Assessor Especial para Relações Institucionais: Ricardo Valério Fenati

Diretora de Cooperação Internacional: Sandra Regina Goulart Almeida

Diretora de Cooperação Institucional: Maria Cecília Diniz Nogueira

Diretor de Tecnologia da Informação: Márcio Luiz Bunte de Carvalho

Assessor de Educação à Distância: Márcio Luiz Bunte de Carvalho

Diretora de Divulgação e Comunicação Social: Maria Ceres P. Spinola Castro

Procurador Geral: Carlos Vitor Dellamonica

Para visualizar os Indicadores de Gestão clique aqui

Resultado do desempenho dos cursos de graduação da UFMG no Exame Nacional de Cursos (“Provão”) e nas Avaliações de Condições de ensino feitas pelo MEC:

 

Cursos

 

Ano

 

Conceito

     
ADMINISTRAÇÃO 1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
AGRONOMIA 2003 C
ARQUITETURA E URBANISMO 2002 2003 A
A
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2002 2003 A
A
DIREITO 1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
CIÊNCIAS ECONÔMICAS 1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
ENFERMAGEM 2002 2003 A
C
ENGENHARIA CIVIL 1999 2000 2001 2002 2003 B
B
A
A
A
ENGENHARIA

ELÉTRICA

1999 2000 2001 2002 2003 B
A
A
A
A
ENGENHARIA

MECÂNICA

2000 2001 2002 2003 B
B
A
C
ENGENHARIA QUÍMICA 1999 2000 2001 2002 2003 B
B
B
A
A
FARMÁCIA 2001 2002 2003 A
A
A
FONOAUDIOLOGIA 2003 A

 

FÍSICA

 

2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
GEOGRAFIA 2003 A
HISTÓRIA 2002 2003 B
A
COMUNICAÇÃO SOCIAL

Jornalismo *

1999 2000 2001 2002 2003 A
A
E
E
B
LETRAS

 

1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
MATEMÁTICA

 

1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
MEDICINA 1999 2000 2001 2002 2003 A
B
B
C
B
MEDICINA VETERINÁRIA 1999 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
A
ODONTOLOGIA 1999 2000 2001 2002 2003 A
B
A
B
C
PEDAGOGIA 2001 2002 2003 A
A
A
PSICOLOGIA 2000 2001 2002 2003 A
A
A
A
QUÍMICA

 

2000 2001 2002 2003 A
A
A
A

* O conceito E no curso de Jornalismo foi devido ao boicote dos alunos ao Provão nos anos de 2001 e 2002.

2003
Cursos Avaliação Das Condições De Ensino
Agronomia CR
Artes Cênicas (Licenciatura) CB
Artes Cênicas (Bacharelado) CB
Direito CMB
Engenharia de Controle e Automação CMB
Fonoaudiologia CMB
Matemática Computacional CMB
Medicina Veterinária CB

Legenda:

 

CR: Condições Regulares

CB: Condições Boas

CMB: Condições Muito Boas

Utilização e racionalização do espaço

 

     
Área construída (m2) (*) 2.399.385,62  
Total de usuários(**) 37.820  
M2/usuário 63,44  

 

(*) Foram considerados os prédios, ruas, avenidas, pontes, jardins, piscinas, quadras esportivas, galpões, áreas de lazer, etc.

 

(**) somatório de alunos (Graduação, Pós Graduação e Residência médica), funcionários e docentes ativos da instituição. Para os alunos de graduação e residência utilizou­se a média de alunos do 1º semestre e 2º semestre de 2003. (matriculados graduação:1º semestre: 20.630 e matriculados 2º semestre: 20.860 e matriculados residência: 1º semestre: 266 e matriculados 2º semestre: 236 ). Docentes ativos:

2.320. Funcionários Técnico­Administrativos ativos: 4.162

 

Acesso do aluno a material bibliográfico

 

     
Acervo 965.157  
Alunos(**) 31.338  
Acervo/aluno 30,8  

 

(*) Livros, Periódicos nacionais e estrangeiros, Vídeos, CD Roms e Bases de Dados

(**) total de alunos matriculadas na Graduação, Pós­Graduação (especialização, mestrado e doutorado) e Residência médica. Para os alunos de graduação e residência utilizou­se a média de alunos do 1º semestre e 2º semestre de 2003. (matriculados graduação:1º semestre: 20.630 e matriculados 2º semestre: 20.860 e matriculados residência: 1º semestre: 266 e matriculados 2º semestre: 236 ).

 

Acesso do aluno aos recursos computacionais

 

     
Recursos  computacionais(*) 9.682  
Alunos(**) 31.338  
Aluno/microcomputador 3,24  

 

(*) Em 2.003: total de micros voltados para o uso acadêmico

 

(**) total de alunos matriculados na Graduação, Pós Graduação (especialização, mestrado e doutorado) e Residência médica. Para os alunos de graduação e residência utilizou­se a média de alunos do 1º semestre e 2º semestre de 2003. (matriculados graduação:1º semestre: 20.630 e matriculados 2º semestre: 20.860 e matriculados residência: 1º semestre: 266 e matriculados 2º semestre: 236 ).

Alunos de Mestrado e Doutorado

Número de Alunos de Mestrado

1º sem: 3.016

2º sem: 2.913

Número de Alunos de Doutorado

1º sem: 1.796

2º sem: 1.792

 

Conceito CAPES para programas de Pós­-Graduação

Mest Administração 5
Dout Administração 5
Mest Arquitetura 3
Mest Artes Visuais 4
Dout Bioinformática 5
Mest Biologia Celular 5
Dout Biologia Celular 5
Mest Biologia Vegetal 3
Dout Biologia Vegetal 3
Mest Bioquímica e Imunologia 7
Dout Bioquímica e Imunologia 7
Dout Ciência Animal 6
Mest Ciência da Computação 5
Dout Ciência da Computação 5
Mest Ciência da Informação 5
Dout Ciência da Informação 5
Mest Ciência de Alimentos 5
Dout Ciência de Alimentos 4
Mest Ciência Política 4
Mest Ciência da Reabilitação 4
Mest Ciências da Saúde 4
Dout Ciências da Saúde 4
Mest Ciências e Técnicas Nucleares 4
Mest Ciências Farmacêuticas 4
Dout Ciências Farmacêuticas 3
Mest Cirurgia 3
Dout Cirurgia 3
Mest Clínica Médica 4
Dout Clínica Médica 4
Mest Comunicação Social 5
Dout Comunicação Social 5
Mest Demografia 6
Dout Demografia 6
Mest Direito 6
Dout Direito 6
Mest Ecologia, Cons. e Manejo da Vida Silvestre 5
Dout Ecologia, Cons. e Manejo da Vida Silvestre 5
Mest Economia 5
Dout Economia 5
Mest Educação 5
Dout Educação 5
Mest Educação Física 4
Mest Enfermagem 4
Mest Engenharia de Estruturas 4
Dout Engenharia de Estruturas 4
Mest Engenharia de Produção 4
Mest Engenharia Elétrica 5
Dout Engenharia Elétrica 5
Mest Engenharia Mecânica 4
Dout Engenharia Mecânica 4
Mest Engenharia Metalúrgica e de Minas 6
Dout Engenharia Metalúrgica e de Minas 6
Mest Engenharia Química 4
Mest Estatística 4
Mest Estudos Lingüísticos 5
Dout Estudos Lingüísticos 5
Mest Farmacologia Bioquímica e Molecular 6
Dout Farmacologia Bioquímica e Molecular 6
Mest Filosofia 6
Dout Filosofia 6
Mest Física 7
Dout Física 7
Mest Fisiologia e Farmacologia 7
Dout Fisiologia e Farmacologia 7
Mest Gastroenterologia 3
Dout Gastroenterologia 3
Mest Genética 4
Dout Genética 4
Mest Geografia 5
Dout Geografia 4
Mest Geologia 4
Dout Geologia 4
Mest Ginecologia e Obstetrícia 4
Dout Ginecologia e Obstetrícia 4
Mest História 5
Dout História 5
Mest Letras ­ Estudos Literários 7
Dout Letras ­ Estudos Literários 7
Mest Matemática 5
Dout Matemática 5
Mest Medicina Tropical 5
Dout Medicina Tropical 5
Mest Medicina Veterinária 5
Mest Microbiologia 5
Dout Microbiologia 5
Mest Música 3
Mest Odontologia 5
Dout Odontologia 4
Dout Oftalmologia 3
Mest Parasitologia 5
Dout Parasitologia 5
Mest Patologia 5
Dout Patologia 5
Mest Psicologia 4
Mest Química 6
Dout Química 6
Mest Saneamento, Meio Amb. e Rec. Hídricos 5
Dout Saneamento, Meio Amb. e Rec. Hídricos 5
Mest Saúde Pública 4
Dout Saúde Pública 4
Mest Sociologia 4
Dout Sociologia Política 4
Mest Zootecnia 5

Média dos conceitos CAPES para Mestrado e Doutorado: 4,78

 

Hospital das Clínicas

Indicadores
1º semestre/2003
Unidade Taxa Ocupação Média Permanência Taxa Infecção Hospitalar Leitos Médicos Enfermeiros Docentes Internações
Clínica Médica 97,8 15,9 63 53 10 98 116
Clínica Cirúrgica 76,8 5,1 6 98 42 6 71 443
Clínica Pediátrica 78,3 8,7 55 59 8 4 149
Clínica Ginecológica 90,1 3,2 1,8 6 9 4 48 51
Clínica Obstétrica 97,5 2,7 33 18 9 36 357
UTI Adulto 89,6 5,6 27,2 8 13 7 5 38
UTI Pediátrica 96 8,3 47,6 10 22 7 4 35
UTI Neo natal 92,6 14,4 67,8 31 15 8 5 60

 

Ambulatório Média Mensal
Quimioterapia 647
Hemoterapia 790
Terapia Renal Substitutiva 692
Diálise 59
Hemodinâmica 30
Anatomopatologia 1.197
Citoscopia 18
Citopatologia 721
Colonoscopia 46
Broncoscopia 4
Fisioterapia 1.477

 

Informações Complementares Média Mensal
Radiologia (exames) 7.282
Laboratório (exames) 86.958
Lavanderia (Kg de roupa lavada) 89.958
Nutrição (refeições fornecidas) 145.892

 

Não foram incluídos dados do 2º semestre de 2003 porque os mesmos estão em fase de compilação.

1. Recursos Humanos

1.1 – Visão Institucional: Política de recursos humanos estreitamente associada às metas institucionais: programa permanente de capacitação focado na motivação; boas condições de trabalho; serviço eficiente e eficaz, com alta qualidade no atendimento ao cliente

1.2 – Programas Desenvolvidos em 2003

2. Infraestrutura

2.1 – Visão Institucional: Investir na consolidação dos campi e de uma infraestrutura moderna e adequada, incentivando a cultura de preservação e valorização ambiental, bem como a manutenção permanente do patrimônio imóvel da Instituição

2.2 – Metas

3. Ensino de Graduação

3.1 – Visão institucional: Formação profissional fundamentada em um ensino de graduação de qualidade, no qual se integram uma base teórico-metodológica sólida, vivência prática, visão crítica e comportamento ético, de maneira a garantir ao formando o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, é imprescindível a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, a extensão e a pesquisa.

3.2 – Metas

4. Ensino de Pós-graduação

4.1 – Visão Institucional: Promover a qualificação acadêmica, científica e profissional em nível de pós-graduação, oferecendo cursos de especialização, mestrado e doutorado, com vistas ao desenvolvimento integrado das atividades de ensino e pesquisa em patamares diferenciados de qualidade.

4.2 – Lato Sensu e Stricto Sensu.

5. Pesquisa

5.1 – Visão Institucional: Incentivar a interação com a graduação e a extensão, desenvolvendo pesquisas que promovam o avanço do conhecimento, colocando sua competência a serviço da sociedade e reafirmando seu compromisso com o futuro, a soberania do País e a inclusão social.

5.2 – Programas desenvolvidos em 2003.
5.3 – Patentes.

6. Extensão

4.1 – Visão Institucional: Incentivar a integração com o ensino e a pesquisa, valorizando programas que estimulem o desenvolvimento regional e promovam relevante impacto social.

4.2 – Programas e Ações.

PAPEL DESTAQUE : INCLUSÃO SOCIAL E RACIAL

 Atenta à questão nacional da necessidade de uma maior inclusão social da população, a Universidade Federal de Minas Gerais atuou fortemente na busca da democratização do acesso ao ensino público, buscando identificar mecanismos que melhor respondessem a esta demanda. Neste sentido foi realizado um estudo(1) aprofundado da questão por uma equipe designada pela Reitora, e, ainda, um Seminário Nacional sobre Inclusão Social ( Ampliação do acesso à universidade pública: uma urgência democrática) em maio de 2003 que teve ampla repercussão.

Os autores do estudo concluíram que a oferta de cursos noturnos responderia adequadamente à demanda de inclusão, ou seja, a criação de cursos noturnos em áreas de menor presença da escola pública é um meio eficiente de inclusão social, sendo que essa inclusão social significa também inclusão racial.

O assunto foi levado pela Reitora aos Conselhos Superiores e o Conselho Universitário aprovou em 20 de fevereiro de 2003 a Decisão que adotou outras medidas que visam o aumento da inclusão social.

A comunidade acadêmica realizou esforços para implementação de ações condizentes com as diretrizes traçadas pela Decisão do Conselho Universitário e o percentual de vagas em cursos noturnos nos cursos de graduação passou de 16% para 21% da totalidade das vagas ofertadas no vestibular 2004 em relação ao de 2003.

A análise da tabela dos aprovados no Vestibular 2004, na página 7, confirma as conclusões do estudo. Realmente, ocorreu um aumento significativo, em relação ao Vestibular 2003, tanto de aprovados egressos de escolas públicas, como também dos declarados Pretos e Pardos.

(1)A propósito da democratização do acesso ao ensino superior: a perspectiva da UFMG - Antônio E. A. Araújo, Maria do Carmo L. Peixoto, Mauro M. Braga, Ricardo Fenati.

CURSO Insc.2003 Classif. 2003 Aprovados 2003 Insc.2004 Classif. 2004 Aprovados 2004
% Púb. % PP % Púb. % PP % Púb. % PP % Púb. % PP % Púb. % PP % Púb. % PP
ADMINISTRAÇÃO DIURNO 44 25 16 16 8 18 41 32 15 25 27 34
ADMINISTRAÇÃO NOTURNO 72 37 44 24 32 24 71 40 53 28 41 18
AGRONOMIA 68 35 44 26 33 25 58 38 27 25 34 37
ARQUITETURA E URBANISMO 42 20 23 15 16 7 45 31 32 26 31 28
ARTES CÊNICAS 63 31 57 28 50 33 67 39 55 21 49 17
BELAS-ARTES 65 33 41 22 32 20 63 32 44 23 48 25
BIBLIOTECONOMIA DIURNO 86 44 81 44 71 50 82 51 72 43 68 39
BIBLIOTECONOMIA NOTURNO 85 49 76 40 83 45 88 53 78 56 81 49
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 59 32 43 22 35 18 57 36 35 26 33 25
CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO - - - - - - 59 32 45 30 46 35
CIÊNCIAS ATUARIAIS 62 29 33 21 20 28 57 40 26 23 13 13
CIÊNCIAS BIOLÓG. NOTURNO(LIC.) 81 39 21 17 28 18 76 44 61 39 51 39
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DIURNO 55 29 68 26 60 28 52 37 19 22 15 19
CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOTURNO 82 42 65 36 56 30 78 48 54 35 47 36
CIÊNCIAS ECONÔMICAS 47 27 21 21 16 24 44 34 26 29 20 26
CIÊNCIAS SOCIAIS 65 38 36 24 34 21 58 41 31 32 30 34
COMUNICAÇÃO SOCIAL 51 27 22 17 24 22 50 36 24 25 25 20
DIREITO DIURNO 49 29 22 17 20 16 39 32 19 27 15 26
DIREITO NOTURNO - - - - - - 61 39 39 28 41 27
EDUCAÇÃO FÍSICA 69 34 45 21 45 22 66 44 40 29 38 31
ENFERMAGEM 75 37 53 29 50 29 68 44 52 38 50 42
ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 44 25 25 19 38 23 43 33 29 24 34 23
ENGENHARIA CIVIL 67 33 53 26 31 19 60 37 44 30 37 26
ENGENHARIA DE MINAS 70 35 58 31 58 30 59 38 48 32 42 24
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 35 24 17 18 13 18 38 31 22 27 18 27
ENGENHARIA ELÉTRICA 51 28 35 23 23 21 57 35 43 28 42 20
ENGENHARIA MECÂNICA DIURNO 41 25 22 20 15 20 43 31 26 18 20 14
ENGENHARIA MECÂNICA NOTURNO 77 40 69 35 71 34 74 47 64 47 64 42
ENGENHARIA METALÚRGICA 66 34 59 27 50 22 74 43 58 33 49 32
ENGENHARIA QUÍMICA 47 27 28 19 30 30 46 35 28 26 23 20
ESTATÍSTICA 77 36 65 35 51 40 77 45 65 38 58 32
FARMÁCIA 58 27 43 21 45 16 56 37 43 32 44 32
FILOSOFIA 68 37 42 27 36 25 62 37 38 26 46 20
FÍSICA DIURNO (BACHARELADO) 61 34 42 23 30 22 60 33 40 32 25 27
FÍSICA NOTURNO (LICENCIATURA) 79 40 68 33 55 33 77 50 71 44 72 39
FISIOTERAPIA 54 26 31 25 33 27 55 38 32 31 33 43
FONOAUDIOLOGIA 63 28 48 27 40 26 67 38 51 26 52 20
GEOGRAFIA DIURNO 73 32 59 26 58 13 69 42 41 41 47 38
GEOGRAFIA NOTURNO (LICENC.) 89 42 83 40 80 40 86 46 86 40 84 31
GEOLOGIA 62 27 48 28 34 31 61 32 48 28 55 31
HISTÓRIA DIURNO 70 39 47 28 39 27 68 44 38 34 35 33
HISTÓRIA NOTURNO (LICENC.) 82 43 68 28 64 18 80 52 60 38 61 32
LETRAS DIURNO 70 35 52 28 36 24 67 38 55 33 50 24
LETRAS NOTURNO 82 44 71 39 53 29 81 48 68 41 64 34
MATEMÁTICA COMPUTACIONAL 69 35 59 34 66 42 64 46 55 45 50 50
MATEMÁTICA DIURNO 81 39 76 38 70 38 78 40 60 37 51 30
MATEMÁTICA NOTURNO (LICENC.) 86 45 80 39 55 35 83 47 77 42 81 42
MEDICINA 30 20 17 15 17 17 32 31 20 28 22 23
MEDICINA VETERINÁRIA 50 21 22 16 19 18 50 30 32 29 33 31
MÚSICA BACHARELADO 56 32 47 31 25 38 59 37 47 33 39 26
MÚSICA LICENCIATURA 65 33 46 21 47 31 57 31 47 33 57 29
ODONTOLOGIA 50 23 30 19 31 14 53 34 30 26 33 25
PEDAGOGIA MATUTINO 82 39 71 29 71 27 81 45 64 39 59 34
PEDAGOGIA NOTURNO 91 51 85 46 78 45 89 54 75 52 71 50
PSICOLOGIA 66 35 31 23 30 19 64 41 38 29 40 29
QUÍMICA DIURNO 75 33 66 27 63 25 71 42 52 34 40 37
QUÍMICA NOTURNO (LICENCIATURA) 88 41 82 43 78 35 87 43 84 37 85 36
TERAPIA OCUPACIONAL 66 28 43 20 52 25 62 35 43 32 43 25
TURISMO 62 30 23 20 24 14 58 36 41 35 39 30
TOTAL 58 31 43 25 38 23 57 38 40 31 41 29

Vestibular UFMG 2004

Conforme apurado pela COPEVE - Comissão Permanente do Vestibular - subiu de 25%, no vestibular 2003, para 31% em 2004, o índice de candidatos ao vestibular da UFMG que se declaram pretos ou pardos entre os 10.066 alunos que concorreram, na segunda etapa, às 4.594 vagas oferecidas pela Universidade em seus 56 cursos de graduação.

Em alguns cursos, os dados indicam elevação significativa de candidatos pretos e pardos na segunda etapa. Para Biblioteconomia (noturno), por exemplo, a porcentagem de classificados de cor negra ou parda passou de 40%, em 2003, para 56%, em 2004. Já em Turismo, a ampliação foi de 20% para 35%. Outros cursos, como Ciências Biológicas noturno, Medicina e Medicina Veterinária, apresentaram aumento de 13 pontos percentuais.

Além da ampliação nos índices de auto-declaração de cor, os números revelam que, se implantada na UFMG, a política de cotas, com reserva de 20% de vagas para pretos e pardos, seria inócua como forma de promover a inclusão social. Apenas um entre os 46 cursos da UFMG contou com percentuais de classificados de cor negra e parda inferiores aos 20% propostos.

Além dos dados referentes a etnia, o estudo da Copeve sobre o resultado do vestibular também levantou números sobre a classificação de alunos oriundos de escolas públicas. Embora o índice geral tenha se mantido praticamente estável (43%, em 2003, e 40%, em 2004), o levantamento da Comissão traz novas informações. A mais importante é o número de classificados ao curso noturno de Direito, um dos novos cursos do Vestibular 2004. Em 2003, quando havia apenas a opção diurna para Direito, 20% dos aprovados vieram de escolas públicas. Este percentual foi de 41% no curso noturno em 2004.

Fonte: Boletim da UFMG nº 1.423 de 22 de janeiro de 2004. pág. 3

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