Departamento de Contabilidade e Finanças

Papel

Acompanhar, analisar e consolidar as Demonstrações Contábeis da Instituição; gerenciar os recursos financeiros da UFMG; assistir, orientar e apoiar tecnicamente os ordenadores de despesas e responsáveis por bens, direitos e obrigações da Instituição, zelando pela aprovação das contas do Reitor pelos órgãos de controle interno e externo, além de viabilizar a celebração de convênios entre a Universidade e seus parceiros.

Secretaria Administrativa

Papel

Prestar assessoria administrativa à Diretoria e demais divisões do Departamento, fornecendo subsídios necessários à manutenção da qualidade de seus serviços, além de acompanhar a regularidade operacional, administrativa, fiscal, social e trabalhista da Instituição.

Divisão de Análise e Controle

Papel

Desenvolver ações de análise, controle, suporte e assessoria às Unidades Gestoras para que a execução orçamentária, financeira, tributária e patrimonial da Universidade ocorra conforme as disposições legais.

Divisão de Administração Financeira

Papel

Orientar e controlar a execução financeira no âmbito da UFMG; executar o orçamento e o financeiro das despesas de pessoal e de assistência estudantil da Instituição, contribuindo ainda para o encerramento dos balanços financeiro, orçamentário e patrimonial da UFMG.

Divisão de Contabilidade

Papel

Zelar para que as Demonstrações Contábeis da UFMG reflitam adequadamente a realidade patrimonial, orçamentária, financeira e de custos da Instituição, viabilizando o adequado encerramento do exercício financeiro em conformidade com a legislação vigente.

Divisão de Convênios

Papel

Prestar assessoria à comunidade acadêmica atuando e acompanhando a formalização e tramitação de acordos e ajustes firmados pela UFMG, de forma a zelar pelo cumprimento do objeto proposto e pela aplicação dos recursos alocados em conformidade com a legislação vigente.

Divisão de Arquivos

Papel

Gerenciar o arquivo dos documentos produzidos e/ou recebidos pelo Departamento de Contabilidade e Finanças da UFMG, além de orientar a produção e gestão dos documentos produzidos internamente e pelos setores de contabilidade das unidades subordinadas tecnicamente ao DCF, independente do suporte.