Indicadores de Gestão

Os indicadores de Gestão, também conhecidos como “Indicadores do TCU”, visam retratar aspectos relevantes do desempenho das IFES e criar uma série histórica para acompanhar a evolução dessas instituições, sendo, assim, uma importante ferramenta de apoio à auto avaliação institucional.

No entanto, segundo o Manual para o Cálculo dos Indicadores de Gestão, a utilização e interpretação dos resultados devem considerar algumas limitações e cuidados. Devido à grande heterogeneidade apresentada pelas IFES, o conjunto de indicadores, pela sua simplicidade, mostra-se incapaz de, isoladamente, permitir conclusões sobre o desempenho das instituições. Levando isso em consideração, a Decisão do TCU não teve por objetivo a obtenção de dados para avaliação da condução gerencial das IFES, assim como também não houve a intenção de estabelecer classificação hierárquica e alternativa de instituições.

Diante disso, em atendimento às orientações do TCU sobre transparência e disponibilização de informações de interesse público, apresenta-se abaixo a série histórica dos componentes e indicadores de gestão da UFMG (Indicadores do TCU):

Série histórica dos Indicadores de Gestão TCU 2007 a 2021