ECI, Fafich e Fale promovem debate com a participação de Andréa + Paula

O Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI) recebeu na manhã de 20 de outubro as chapas concorrentes à Reitoria da UFMG e membros da comunidade acadêmica para o debate realizado pela unidade, em conjunto com as Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e Letras (Fale).

Após a apresentação das chapas, cada uma das unidades organizadoras do debate dirigiu uma pergunta aos concorrentes. A Fale abordou as perspectivas de internacionalização da Universidade, a ECI tocou o assunto da conservação do acervo físico da UFMG em face ao crescente avanço das tecnologias digitais e a Fafich questionou sobre as políticas de integração e apoio aos alunos que ingressam na Universidade, sobretudo os que são beneficiários de medidas afirmativas.

Neste bloco se destacaram as falas de Andréa + Paula sobre a necessidade de fomentar a internacionalização, mas não apenas isso, como também investir no reconhecimento e na integração da UFMG em âmbito local, regional e nacional; valorizar o conhecimento de áreas como a Ciência da Informação para capacitar e orientar os servidores a respeito da manutenção e organização de nossos acervos, bem como investir em melhorias de nossas redes de informação, sobretudo o sinal wi-fi; reconhecer o ganho que a universidade vem tendo com o ingresso de alunos por meio das cotas e outras medidas, bem como criar mecanismos de apoio não somente ao corpo discente, mas também docente e técnico-administrativo, muitas vezes pautado por uma formação já superada, inadequada à diversidade dos tempos atuais.

Posteriormente o público presente teve a oportunidade de propor suas questões. Entre os temas abordados estavam a postura das chapas em relação ao atual contexto político e institucional do Brasil, mediante os drásticos cortes de investimento nas universidades públicas e o desmonte da educação; a demanda de uma discussão ampla sobre o plano diretor da universidade; a opinião sobre a paridade na eleição para a Reitoria; entre outras.

Em suas respostas, Andréa + Paula ressaltaram a importância de estabelecer uma gestão compartilhada e descentralizada e trouxeram a público novamente o compromisso de, nos primeiros 100 dias de gestão, pautar questões relevantes para a discussão da comunidade acadêmica e guiar as decisões de seu mandato. Além disso, reiteraram que é essencial que a UFMG retome seu papel de protagonismo entre as IFEs e os demais segmentos, de modo geral, apoiando iniciativas que tragam benefícios para a sociedade e se opondo firmemente a qualquer retrocesso imposto.