Cena do Índio

Nos dias 25 e 26 de setembro, foi apresentada no Museu Casa Padre Toledo, a “Cena do índio”, como parte da programação da 9ª Primavera de Museus. A atriz Andreia Duarte e a diretora Juliana Pautilla apresentaram o processo cênico de criação de um espetáculo sobre a questão indígena no Brasil, na linguagem do teatro físico. A corporalidade do texto vem sendo construída por referências às gestualidades do índio, do político, do colonizador e, entre outros, da presença real da própria atriz que busca documentar em seu corpo as percepções do vivido com muita ironia.

Juliana Pautilla é artista cênica, educadora e pesquisadora. Mestre em Artes pela UFMG, especialista em Sistema Laban/Bartenieff na Faculdade Angel Vianna (2013-2015). Desde 2014, é coordenadora Artística de Teatro do Programa Valores de Minas/Plug Minas. Foi duas vezes indicada como melhor diretora no prêmio Sinparc (2013/2015).

Andreia Duarte é atriz, pesquisadora, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG, e possui uma experiência de quinze anos junto aos Kamayura. Como atriz, já se apresentou no I Festival de Performance BH, com a performance As carnes mais baratas do mercado; no grupo Teatro da Figura, os espetáculos Ode Marítima, Mais Alto que a Lua, entre outros. Andrei também participou da Primavera de Museus ministrando um curso de formação para professores sobre a cultura indígena e participando da contação de histórias na Escola Municipal Profª Alice Lima Barbosa e no Museu Casa Padre Toledo, que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

DSC_1225

Foto: Anna Karina Bartolomeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *