Música renascentista é atração do Poente Cultural UFMG

Recital gratuito será realizado no Museu Casa Padre Toledo em Tiradentes

O grupo vocal Madrigal Beija-Flor apresenta na quarta-feira, 28 de novembro, às 18h, o espetáculo “Ainda que ao partir: a despedida e a saudade nos madrigais e chansons renascentistas”. O evento gratuito acontece no Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 190, Tiradentes) e integra a programação do projeto Poente Cultural UFMG do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Gênero que dá nome ao grupo de músicos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o madrigal começou a ser cantado na Itália nos finais do séc. XIII. Juntamente com as chansons francesas, o estilo foi escolhido para o espetáculo pela profundidade de suas poesias e pela expressividade da relação texto e música.
O programa do recital que será apresentado no Museu foca nos temas da partida e da saudade, recorrente nas composições renascentistas e barrocas. “Mille regretz”, de Josquin des Prés, e “Weepe, o mine eyes”, de John Bennet, são, provavelmente, a chanson e o madrigal mais conhecidos que estarão no programa.

Madrigal Beija-Flor

Formado por 14 integrantes, o grupo completou três anos de existência em agosto desse ano. Os cantores também são performers com outros instrumentos e frequentemente mantém contato com a cena teatral de São João del-Rei.