Projeto Quimeras – Festival Artes Vertentes – Agosto de 2015

Fotografia: Collectif Groupe A – Coopérative Culturell

Entre os dias 10 e 20 de setembro, foi realizado o Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, na histórica cidade mineira. O Sobrado Quatro Cantos, que faz parte do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, foi o local escolhido para o desenvolvimento do projeto Quimeras, destaque da programação da área de artes visuais.

O projeto contou com a colaboração de seis alunos do curso de Artes Visuais da UFMG (Dagson Silva, Antônio Beirão, Ramon D’Almeida, Welington Dias, Ingrid Sá Lee e Lucas Martins). Em parceria com o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e a Escola de Belas Artes, eles foram selecionados para participarem da residência artística com os artistas franceses Pascal Marquilly e François Andes, associados ao Collectif Groupe A – Coopérative Culturell (www.groupeacoop.org), no Sobrado Quatro Cantos. O projeto  também envolveu alunos da UFSJ, artistas populares da região e crianças de Tiradentes. O trabalho, desenvolvido ao longo do mês de agosto, teve como proposta a produção colaborativa de uma Quimera, objeto cênico-escultural na forma de seres imaginários híbridos, inspirados em animais da fauna brasileira.

No dia 3 de setembro os artistas estiveram na Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, para apresentar o projeto, que teve como resultado a exposição coletiva “Daquilo que nos escapa”, no Sobrado Quatro Cantos. A exposição fez parte da programação do Festival Artes Vertentes, e também contou com obras de Camille Kachani, Peter de Brito, Sebastião Nunes e João Quaglia, artistas que propõem uma reflexão sobre como a arte retrata a evolução do permanente duelo entre a ética e a ação, o homem e o desejo, por meio da linguagem quimérica, associada à fotografia, à vídeo-arte, às esculturas, gravuras, instalações e aos desenhos.

A programação do Festival Artes Vertentes contemplou os campos das artes visuais, música, literatura, teatro, cinema e dança, em espetáculos e concertos apresentados ao público, além dos saraus literários, exposições e sessões de cinema. Parte das atividades foram realizadas no Museu Casa Padre Toledo e no Sobrado Quatro Cantos, espaços de grande relevância histórica que integram o Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Confira o site do evento e não perca a próxima edição: http://www.artesvertentes.com.