Integrantes da Ação Educativa do Museu Casa Padre Toledo apresentam projeto na Semana do Conhecimento da UFMG

Foto: arquivo – Ação Educativa Museu Casa Padre Toledo

Três dos bolsistas da UFSJ que atuam na Ação Educativa do Museu Casa Padre Toledo apresentaram o projeto Mediação e moderação de visitas ao Museu Casa Padre Toledo no XVIII Encontro de Extensão da UFMG. O Encontro fez parte de um conjunto de eventos que aconteceram durante a XXIV Semana do Conhecimento da UFMG, realizada entre os dias 19 e 23 de outubro de 2015. Coordenado pela professora Anna Karina Castanheira Bartolomeu e pelo servidor Jardel dos Santos, o projeto é resultado da prática de mediação no Museu, espaço que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Mediação e moderação de visitas ao Museu Casa Padre Toledo

Em 2012, quando o Museu Casa Padre Toledo foi reinaugurado, tornou-se indispensável a existência da Ação Educativa para mediar e, portanto, potencializar a experiência dos visitantes. Assim se constituiu a equipe de mediadores, que atualmente conta com dez bolsistas de graduação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), de diversas áreas como história, filosofia, arquitetura, comunicação, teatro e pedagogia. O caráter transdisciplinar da Ação Educativa do Museu possibilita múltiplas trocas de saberes no decorrer da visitação.

O trabalho apresentado durante a Semana do Conhecimento aborda como se deu e quais princípios norteiam a prática dos bolsistas do Museu Casa Padre Toledo, tendo em vista o papel do mediador enquanto facilitador da construção do processo de conhecimento, esclarecendo também os objetivos do projeto de extensão e quais as atividades realizadas pela equipe educativa. Na apresentação, procurou-se também explicitar a preocupação da equipe da Ação Educativa em compreender as diferentes características dos visitantes e qual a melhor abordagem na realização da mediação considerando o perfil do interlocutor.

Semana do Conhecimento da UFMG

A XXIV Semana do Conhecimento da UFMG teve o tema Luminosidades e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi Luz, ciência e vida. A Semana do Conhecimento é realizada anualmente pela Universidade, com o intuito de criar um ambiente de reflexão, difusão e troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências. O evento é voltado para professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da UFMG e aberto à comunidade externa.