Primavera de Museus – IBRAM – setembro de 2014

Fotografias: Jardel Santos

Na 8ª Primavera de Museus, realizada entre os dias 12 e 18 de maio, o Museu Casa Padre Toledo, junto a instituições museológicas de todo o país, preparou uma programação especial em torno do tema “Museus Criativos”, definido pelo IBRAM para a edição deste ano.

O Museu Casa Padre Toledo ofereceu uma visita guiada para os professores das escolas públicas de Tiradentes, com o intuito de apresentar a gama de possibilidades de exploração educativa. Além disso, foi realizada a 1ª Mesa Redonda de Comunicação e Cultura do Museu Casa Padre Toledo, para tratar de assuntos que abordaram o cenário do Brasil nos séculos XVIII e XIX.

O Museu também realizou seu primeiro sarau literário, o Sarau da Inconfidência: vestidos à caráter, a equipe de Ação Educativa Museu Casa Padre Toledo coordenou a leitura de poesias aberta ao público, com as representações de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga, Cecília Meireles e Cláudio Manuel da Costa, que levaram todos a uma viagem no tempo. A programação da Primavera de Museus também contou com uma oficina de slackline no jardim interno do Museu, e com a visita guiada para a equipe do Museu da Liturgia, que também recebeu a visita da equipe do Museu Casa Padre Toledo.