Galeria de imagens – Centro de Estudos e Biblioteca

O Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes possui um espaço preparado para abrigar encontros de pesquisadores e cursos para pequenos grupos, uma sala de exposições, além de um belo quintal.

O imóvel foi adquirido pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) quando de sua instituição, em 1970, e pertencia à Confraria da Santíssima Trindade.  Além de sede da Fundação, em setembro de 1974 passou a abrigar um centro de estudos, cujo acervo inicial contou com 200 mil microfilmes sobre história geral do Brasil. Foram acrescidas por doação, no decorrer dos anos, diversas outras obras que vieram a formar a coleção principal.

Em 1997, com a FRMFA sob gestão da UFMG, o centro de estudos foi nomeado como Biblioteca Miguel Lins, marcando a primeira coleção específica do acervo, doada pela família Miguel Lins.

A reinauguração do espaço ocorreu em 11 de julho de 2019 e  oferece outros quatro conjuntos específicos de obras, doadas pelas respectivas famílias: Coleção Affonso Ávila (2013), Coleção Mari Bariocchi (2015), Coleção Márcia de Moura e Castro (2015) e Coleção Melânia Silva de Aguiar (2016).

A visitação ao espaço é aberta ao público, com entrada gratuita.

Para utilização do acervo, pesquisadores e outros interessados devem consultar a disponibilidade do espaço para o agendamento prévio das atividades, por meio do e-mail bibliotecaculturalufmg@gmail.com.

Centro de Estudos e Biblioteca I Rua Padre Toledo, 158 – (32) 3355 1550
Horário: Segunda a sexta, 8h30-12h I 13h-16h