Sistemático: Edição 1060 – 25/01/2001


Notícias


Liberação de Módulo do INA 2000

Esta semana, foi liberado o módulo de Produção do INA 2000, para chefes e secretários de departamentos. Este é o módulo principal do INA, onde podem ser lançadas produções bibliográficas, produções técnicas, produções artísticas e projetos. Os últimos retoques foram dados na terça-feira, dia 23, e liberado ontem, dia 24, junto com o terceiro servidor Metaframe. Com a disponibilização deste terceiro servidor, a DAS espera menos sobrecarga no sistema e uma maior disponiblidade para os aplicativos.

A DAS espera, ainda, menos dificuldades de implantação deste módulo, já que os problemas de configuração de máquina foram solucionados quando do lançamento do módulo de Pessoal.

Quanto a detalhes de projeto, espera-se algumas modificações solicitadas pelos usuários, que serão avaliadas pela CPPD e disponibilizadas na próxima versão.

O desenvolvimento do módulo de Produção esteve a cargo de César de Almeida Correia, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Carlos Roberto Alves Rodrigues, sob a coordenação de Regina Helena Moura Brandi.

Conversão de Agendas

Esta semana, a DAC concluiu os testes necessários para viabilizar a migração do conteúdo das agendas dos usuários que utilizam o Lotus Organizer para o Lotus Notes.

Desta forma, à medida que o Notes for sendo implantado, será possível aproveitar todos os dados já lançados nas agendas do Organizer.

Com relação ao Eudora, devido a problemas apresentados nos testes de migração, o CECOM optou por manter o software para consulta a dados históricos sem que seja feita a transposição destes para a base Notes.

Projeto GRUDE

Dando início ao processo de implantação do Projeto GRUDE na rede administrativa, a ATI estará apresentando um seminário para o Reitor e sua equipe, nos dias 30/1 e 6/2. Esta apresentação estará a cargo de Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Aleixina Maria Lopes Andalécio, e tratará de temas introdutórios relacionados ao Projeto GRUDE e às ferramentas Notes e Quick Place, da Lotus.

As turmas estão assim distribuídas:

Turma 1 – dia 30/1, horário de 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 (Sala 2 do CECOM): Adriana Maria Valladão Novais, Alfredo Gontijo de Oliveira, Carlos Maurício Vieira, Edison José Corrêa, Eliane Aparecida Ferreira Marques, Luiz Felipe Vieira Calvo, Maria das Graças Fernandes Araújo, Maria Elisa de Souza e Silva, Paulo Henrique Osório Coelho, Paulo César da Motta Valladares e Ronam Araújo Gontijo.

Turma 3 – dia 6/2, no horário de 9:00 às 12:00 (Sala do Conselho) e de 14:00 às 18:00 (Sala 2 do CECOM): Allan Claudius Queiroz Barbosa, Alysson Massote Carvalho, Ana Lúcia Almeida Gazzola, Felipe Estabili Moraes, Francisco César de Sá Barreto, Ivan Domingues, Jacques Schwartzman, José Nagib Cotrim Árabe e Márcio Quintão Moreno.

Turma 4 – dia 6/2, no horário de 9:00 às 12:00 (Sala do Conselho) e de 14:00 às 18:00 (Sala 1 do CECOM): Marcos Roberto Moreira Ribeiro, Maria Cecília Diniz Nogueira, Maria Sueli de Oliveira Pires, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Reynaldo Muniz Maia, Ronaldo Antônio Neves M. Barbosa, Ronaldo Tadeu Pêna e Vanessa Oliveira Batista.

Nos dias subsequentes, ou seja, 31/1 e 7/2, a parte relativa ao Notes será aplicada às secretárias dos membros da equipe.

O material a ser utilizado no treinamento foi elaborado pela equipe do LCC e passará a ser utilizado pelo CECOM nos treinamentos que se seguirão para adoção do Notes nas redes administrativas.

Novo site do CECOM

Conforme divulgado no último Sistemático, o novo site do CECOM será publicado no início da próxima semana.

O treinamento de manutenção deste novo site, inicialmente agendado para o dia 29 de janeiro, foi adiado para o dia 5 de fevereiro.

O endereço do site continuará sendo o mesmo: https://www.ufmg.br/dti/cecom/.

Monopólio Privado da Telefonia Fixa

O jornal Estado de Minas publicou na sua edição de ontem, dia 24/1, a notícia “Telefonia fixa hoje é monopólio privado em Minas”, transcrita a seguir:

“A disputa pelo mercado entre as operadoras de telefonia móvel, que resultou numa expressiva queda de preços dos serviços e também dos aparelhos celulares, não chegou ao mercado de telefonia fixa em Minas Gerais, onde a Telemar atua livremente sem enfrentar pressão da concorrência. A empresa espelho Vésper, que concorre com a Telemar em Minas e outros 15 estados, se arrasta em meio a uma série de dificuldades.
Para sobreviver, a operadora reconhece que há problemas e por isso planeja dar uma reviravolta em seus planos estratégicos.

Mas até que isso ocorra, no entanto, o consumidor continuará por um bom tempo sem ser beneficiado pela concorrência no setor, sendo esse o principal argumento do governo a favor da privatização do setor de telecomunicações. Quem hoje está insatisfeito com os serviços da Telemar empresa que, aliás, está entre as campeãs de reclamações nos Procons de Minas Gerais e São Paulo não tem outra opção, uma vez que os serviços de instalação da Vésper estão suspensos temporariamente em função de congestionamento do sistema, conforme informa a assessoria de imprensa da Vésper.

Para analistas dos mercado financeiro que acompanham o setor de telecomunicações, a Vésper errou ao superestimar a demanda e ao mesmo tempo não levar em consideração a força das rivais Telemar e Telefônica. Um dos equívocos, segundo um analista do Banco Garantia, que prefere não ter seu nome divulgado, foi a empresa ter iniciado suas operações cobrando um alto preço pela linha telefônica R$ 399,00. Eles venderam muito pouco e por isso acabaram reduzindo para R$ 99,00. Acontece que o mercado está cada vez mais competitivo e fica ainda mais difícil correr atrás do tempo perdido, diz o analista.

A Vésper não revela o número de clientes no Estado. A empresa se limita a informar que, em todo o País, são hoje cerca de 400 mil usuários. Como é uma empresa de capital fechado, o mercado financeiro não tem acesso aos números da operadora. Infelizmente a empresa caiu numa posição difícil de recuperar. O mercado está novamente em ebulição com as licitações das novas bandas e a Vésper não está numa posição confortável , diz um analista. A operadora, por sua vez informa que a nova estrutura permitirá à empresa enfrentar os desafios do mercado, a partir de 2002, quando ocorrerá a abertura desse mercado. A Vésper está presente em 80 municípios, incluindo as capitais de 17 estados, nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. A operadora adquiriu em leilão a licença para operar no início de 1999, mas só iniciou suas atividades em janeiro de 2000.”


Informativo


Genteware

Ela chega ao CECOM, todos os dias, pontualmente às 13:00. No início, passava direto e entrava na OPR, sem conversar com ninguém. Hoje, após alguns meses, continua chegando no mesmo horário, só que sorrindo e cumprimentado muitos. Ela é Márcia Maria Fernandes França, telefonista, lotada na Operação de Rede da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

Muitos ainda não a conhecem, mas Márcia está na UFMG há algum tempo. Sua história aqui começou ao sair da Casa Arthur Haas, após o nascimento de sua filha. Em 1989, através de uma prima, ficou sabendo de um concurso na UFMG para Telefonista e resolveu tentar. Passou e só foi chamada em setembro de 1992, sendo lotada na Fafich. Eram 12 telefonistas, seis na parte da manhã e seis na parte da tarde, que faziam rodízio entre a Fafich e a Reitoria. Segundo Márcia, era um “Deus nos Acuda” quando tinham que vir para a Reitoria. Na Fafich, elas trabalhavam com o MD 110, equipamento novo. Já na Reitoria, era aquele equipamento antiquiquíssimo, obsoleto, pré-histórico. Preferiam ficar na Fafich, mesmo o serviço sendo péssimo, sala muito abafada, um buraco, do que vir para a Reitoria, trabalhar com equipamento antigo. Apesar das condições de trabalho, Márcia considerou que foi um tempo legal, o pessoal era “gente boa”. A equipe ficou nesse rodízio bastante tempo. Quando as doze telefonistas estavam se habituando ao local, Reitoria ou Fafich, lá vinha o rodízio de novo. Márcia se lembrou de que num inverno, quase tiveram que levar cobertor para poderem se manter aquecidas, de tanto que o local na Fafich era gelado. A vida foi assim, até que, a administração resolveu juntar todas as telefonistas no 2o andar da Reitoria. Colocaram os dois equipamentos, o velho e o novo, na sala e, assim, começou um novo rodízio, só que de mesa. Márcia contou que era uma loucura: seis telefonistas falando ao mesmo tempo. Tinha época que ninguém se levantava da cadeira, principalmente durante a realização dos vestibulares da UFMG. Nessa fase era um caos, todas ficavam estressadas. Depois foram mudando o equipamento, e o trabalho foi se modificando até ficar bem ameno.

Márcia disse que estava ficando desatualizada na Telefonia. Tinha gente que nem sabia que as telefonistas ainda existiam! Estava tendo menos serviço e começaram a acontecer algumas modificações. A Edir foi chamada para trabalhar diretamente com Antônio Carlos, responsável pelo setor, e também uma telefonista tinha morrido. Ficaram então 5 em cada turma. Aproveitaram esta época, fazendo matérias isoladas na Fafich, curso de Espanhol na Letras e Márcia aproveitou para fazer cursinho pré-vestibular.

Até que, no ano 2000, surgiu o convite para vir para o CECOM. Eram duas vagas de telefonista e uma já estava ocupada com a Edir. Márcia iria disputar a outra vaga com uma das telefonistas. Veio para a entrevista e ficou sabendo que a outra candidata havia desistido. Aí, entrou em pânico, por saber que iria mudar de local de serviço. Estava muito tranqüila com relação ao trabalho na Telefonia, a posição era muito cômoda, não tinha desafio, não tinha nenhuma perspectiva. Primeiramente veio a ansiedade, pois ficou um mês aguardando para vir para o CECOM. Segundo, a imaginação correu longe, com tantas coisas na cabeça. Então, Márcia disse que Deus encaminhou uma coisa muito boa para ela: veio para o CECOM, ficando lotada na Operação de Rede, num trabalho classificado por ela como bom. E disse que está super feliz.

Ela então se lembrou de que o pessoal da Telefonia foi discriminado durante muito tempo. Como ela, tem gente da equipe que também gostaria de ir em frente. Ela teve oportunidade, e gostaria que dessem também chances para todos.

Márcia se lembrou que, ao vir para o CECOM, a primeira coisa que aconteceu foi o curso de Informática Instrumental. Não tem muito conhecimento de Informática, mas acha que é uma coisa interessante, fascinante. Fica vendo a desenvoltura da Xina, Leão, Adyr, Helinho e outros, e disse que parece um dom. Já perdeu o medo de computador e está indo aos poucos. Disse que o curso foi de extrema importância para ela, e que, o Alfredo e a Elza mostraram um outro universo para ela.

O trabalho na OPR está indo aos poucos. Gostaria que passassem mais serviços e que ela e Edir poderiam ajudar em muitas coisas. Está gostando muito do CECOM e disse que aqui é outra coisa. Seus companheiros de sala, Gerson e Bessa, são ótimos, se sente protegida pelos dois. Eles ensinam muita coisa. Acha o Gerson quieto e o Bessa muito engraçado e não tem nada a reclamar deles. Antes, trabalhava no meio de um monte de mulher e, hoje, no meio de “um monte de homens”. A coisa mais engraçada que ouviu ao entrar para o CECOM foi do Gerson e do Bessa, ao mesmo tempo: – “Mais uma Márcia na nossa vida!” É claro que eles iriam falar isto: suas esposas tem o nome Márcia.

O trabalho é mais ou menos o que ela estava esperando. Já sabia que seria assim, pois na reunião com a Xina, ao entrar, ficou sabendo que o serviço seria aprendido aos poucos, gradativamente.

Com poucos meses de CECOM, Márcia disse que conhece todo mundo da DAC e da DAA. Da DAS são poucos, conhecendo o Johnny, Raimundo e Beatriz.

Apesar de não ser tímida, Márcia fica mais no seu canto. Gosta de ficar mais “light”. Mas espera ter oportunidade de fazer mais cursos, progredir e de que em algum tempo, possa estar entendendo tudo da OPR. Não quer mesmo é ficar parada.

Ficamos conhecendo a Márcia no CECOM. Mas, e ela lá fora, como é a sua vida? Ela é casada com Maurílio e tem uma filha de 12 anos, a Izabela. Na família tem ainda a mãe, Nadir; o pai, Maurício, e o irmão, Wagner. É a filha mais nova. Nasceu em Belo Horizonte e mora no Bairro Jaraguá. Pretende fazer vestibular na UFMG, mas não sabe ainda para qual curso. Não vai ser a primeira vez que presta vestibular. Fez há muitos anos na Newton de Paiva, para Administração de Empresas, passou e não cursou nenhum semestre.

Embora more em BH, a família tem uma casa em Paraopeba. Todas as sextas-feiras, já vem trabalhar com as malas no carro e vai passar os fins-de-semana lá. A casa é grande e cada fim-de-semana é diferente. Às vezes, estão lá somente ela e a família. Outras vezes, pode ter cinqüenta pessoas. Ela contou que é uma farra.

Além de gostar muito do interior, Márcia disse que gosta de ler, de ir ao CEU, de cerveja gelada, de conversar e de sol. E gosta muito da casa dela, das suas coisas. Adora a filha Izabela, uma criança que puxou o pai: é de paz. Gosta de trabalhar na UFMG e das suas relações de amizade. Tem uma vida tranqüila, e acha que morando perto da UFMG, parece que mora no interior. Não precisa atravessar a cidade toda para ir trabalhar.

É uma pessoa extremamente agitada e quando fica com raiva, o estopim desaparece. Sabe que conviver com ela é difícil, mas preza muito as pessoas com quem convive. Se puder ajudar alguém, ser útil, estará sempre pronta. Morre de rir de tudo, gosta de ter sempre alguma coisa para fazer, é organizada e neurótica com relação a horários.

E os planos para o futuro? Márcia disse que quer ser uma velha muito bacana. Brinca com a filha que aos sessenta anos quer colocar óculos de oncinha, aos setenta … E por aí vai. Não quer mudar muito com o passar do tempo. Já viu e já viveu muita coisa na vida. Gosta de liberdade e nada neste mundo a assusta. As pessoas têm valores, prezando muito a amizade, o companheirismo. Como preza muito a liberdade, quer que a filha tenha uma criação mais livre, o que está tendo.

Esta é a Márcia que, aos poucos, todos do CECOM estão conhecendo. Como na entrevista do Gildete, Márcia não pode se deslocar da sua sala. Continua colada na cadeira, continua atendendo o telefone… Mas está feliz!

Guia de Sites Interessantes

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas esta semana:

– Vá até o endereço http://turismonet.uol.com.br/. Nesta página você poderá traçar o seu trajeto e ver quanto vai gastar. Outra opção muito legal são as sugestões dadas e a consulta de viagem ao exterior. No link “Destinos” digite o nome da cidade ou estado que deseja ir e será mostrado o local e como chegar lá. Repare que nesta opção tem um relógio com a hora local. Lembrem-se de que algumas cidades não tem vôo direto. Vale a pena conferir!

– Nos 25 anos da editora Campus, os internautas recebem um presente especial: até 31 de março, quatro best-sellers estarão disponíveis no site http://www. campus.com.br para download gratuito e com leitura apenas na tela. O acesso é integral para os títulos Investindo sem Susto, de Cláudio Gradilone e Word 2000 e 97, de Carlos Machado. Já o Guia Prático de Formação de Preços, de Roberto Assef, e Como Vender seu Peixe na Internet, de Tom Venetianer, têm a visualização apenas para Sumário, Introdução e 1º Capítulo. Confira!

– Um site que tem tudo sobre cabelo é o http://www.livinghair.com/. Com cores suaves, assim como deve ser o seu cabelo, o site é mantido pela conceituada Elida Fabergé, que fabrica produtos capilares famosos em todo o mundo, sendo dividido em três seções. No Fashion Studio, você reproduz um rosto o mais parecido possível do seu, através de opções de olhos, boca, nariz e formatos da face, e então testa o tipo de cabelo que mais combina com seu estilo. No Beauty Booth, você confere dicas para manter seu cabelo sempre saudável e bonito, sabendo tudo que o deve e não deve fazer. E no Research Labs, você fica por dentro de tudo o que acontece em seu couro cabeludo, e pode até fazer uma viagem para conhecer de perto a estrutura do cabelo. Visite o Living Hair para conhecer estas seções e muito mais. (Site em inglês)

– Se você está procurando um curso de Inglês pela Internet, acabou de achar. No endereço http://www.livinghair.com/english/index.html, tem tudo aquilo que um curso convencional tem: Teste, Conheça outros alunos, Inglês no seu Box etc. Vale a pena conferir!

– Nada como um resumo das telenovelas, reportagens, músicas e algumas fofocas. Se você não tempo para ficar por dentro do mundo da TV, então visite o site http://www.tvja.com.br/ e leia os resumos. Não fique sem saber o que vai rolar nas novelas. Confira!

– Sabe aquele jeitinho que você quer encontrar para quase tudo? Pois é, agora você pode visitar o site http://www.temjeito.com.br/, e ter um jeitinho para fazer várias tarefas domésticas.

– Você tem ódio de alguma coisa? Uma boa dica é o site http://www.geocities.com/aiqueodio/aiqueodio.html. Ai que ódio na música, na informática, na escola, no trânsito etc. É muito engraçado. Confira!

– Todos nós temos uma história que gostaríamos muito de esquecer, não é? Aquela gafe inesperada, uma situação constrangedora ou até mesmo algo engraçado que aconteceu conosco. Se você quiser dar umas boas risadas, visite o site http://www.pagueimico.com.br/indexm.htm.

– Você sabe o que é “Imaginologia”? É o diagnóstico de doenças ou problemas diversos através de imagens como, por exemplo, exames de raios-x, ultra-som e tomografia computadorizada. A página é voltada tanto para profissionais da área de saúde como para o público de maneira geral, que pode obter informações detalhadas sobre os procedimentos que devem ser adotados antes dos exames. O endereço é: http://www.imaginologia.com.br/.

Plantão Info

O Plantão Info divulgou, no início do mês de janeiro, as seguintes notícias:

Clientes do BB já podem sustar cheques pela internet – A partir de agora, os clientes do Banco do Brasil podem fazer a contra-ordem de cheques emitidos, roubados ou perdidos no auto-atendimento do BB na Internet. Depois de sustar o cheque, o cliente deve imprimir um comprovante provisório – que deve ser apresentado à agência, juntamente com o boletim de ocorrência (no caso de roubo ou extravio) no prazo máximo de dois dias. Outra novidade do banco em seu site são as opções de débito programado. Agora, os clientes podem confirmar a autorização de débito, incluir novas contas para pagamento automático a partir da digitação do código de barras da fatura, cancelar autorizações e bloquear débitos programados anteriormente. Para utilizar os novos serviços, o cliente precisa ter uma senha de oito dígitos cadastrada no banco.
O BB está comemorando um crescimento de 315% no número de transações efetuadas online de 1999 para 2000 – foram 92,8 milhões de transações realizadas pela internet durante o ano, 12,5 milhões delas apenas no mês de dezembro. O banco terminou o ano com 2,6 milhões de clientes habilitados para utilizar seus serviços online e 1,8 milhão de e-mails cadastrados.

Sai nova versão do Linux – Para a alegria de muitos linuxistas, acaba de ser liberada a versão 2.4 do Kernel do Linux. Prometido para o final deste mês, o lançamento foi antecipado por Linus Torvalds. O download do sistema operacional já pode ser feito no endereço www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.4/.
O novo Kernel apresenta diversas melhorias se comparado com a versão anterior. Para usuários de desktops uma delas é o suporte para diversos equipamentos como impressoras, câmeras digitais, teclados, mouses, modems e Zip drives. Já para os que utilizam servidores, a versão 2.4 apresenta um melhor desempenho em sistemas multiprocessados.

IBM mostra tradutor instantâneo para comunicação online – A IBM apresentou na segunda-feira um novo software que traduz de forma instantânea páginas de Internet, email e conversas de bate-papo online do inglês para outros idiomas e vice-versa.
O IBM WebSphere Translation Server vai permitir aos provedores de acesso à Internet, corporações e outras entidades utilizar seus próprios servidores para transmitir em tempo real comunicações originais em inglês em espanhol, alemão, francês e italiano, assim como a tradução dessas línguas para o inglês. O português não estava incluído entre esses idiomas. Também é possível traduzir o inglês para versões simplificadas em chinês, japonês e coreano, mas o software não tem abrcapacidade reversa.
As palavras são traduzidas a uma velocidade de 500 por segundo e o software tem ferramentas que oferecem vocabulários específicos. “A demanda é muito simples”, disse o gerente da IBM Voice Systems, Ozzie Osborne. “É para pessoas que querem traduzir rapidamente e facilmente, que não conseguem traduzir. Muito do conteúdo da Web está em inglês, mas a população que está entrando na Web não fala inglês”, disse.
Osborne disse que o WebSphere, que foi testado por empresas como o Deutsche Bank e estará disponível em março por cerca de 10 mil dólares, irá abrir novos mercados aos sites de comércio eletrônico em inglês. Com o produto, a IBM entra com força no mercado de traduções automáticas, um setor que deve movimentar 378 milhões de dólares em 2003.

Ensino online deve alcançar US$ 4 bi em 2004 na Europa – Se depender da adoção dos europeus ao ensino online, esse setor deve ter um crescimento gigantesco nos próximos anos, segundo a previsão do IDC. O instituto estima que a educação via internet, ou elearning, deve alcançar 4 bilhões de dólares em 2004 na Europa, representando uma taxa de crescimento anual de nada menos que 96%. Tudo isso graças à necessidade de fornecer ensino em larga escala para uma força de trabalho dispersa geograficamente a um custo mais baixo. Até o final do período previsto, mais de 50% dos cursos online devem ser derivados da Tecnologia da Informação. O restante deve ser composto de cursos como vendas, marketing e habilidades de liderança. Inglaterra, Holanda e Suécia são os mercados mais fortes, segundo o estudo. Os principais fatores que contribuem para essa liderança são a forte penetração da internet nesses países e o fato de a maioria da população falar inglês e conduzir seus negócios também em inglês.
De acordo com o IDC, o conteúdo é o maior componente do mercado de educação online. Segundo Sheila McGovern, analista sênior do instituto, as instituições tradicionais de ensino devem ter um papel muito importante na consolidação do mercado, já que a escassez de conhecimento dos usuários pode levá-los a confiar em nomes já fortes no setor da educação.

Internauta pode acompanhar levantamento sobre o FGTS – A partir de hoje, e durante um mês, o trabalhador poderá conferir eletronicamente se a empresa em que trabalha está depositando o seu dinheiro do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – direitinho. Está na internet um levantamento de dados inédito sobre o FGTS. Os usuários poderão consultar os dados de recolhimento do Fundo e também tirar dúvidas sobre o pagamento de expurgos de planos econômicos – como o Verão e o Collor II. O resultado do levantamento será encaminhado ao Ministério do Trabalho, Conselho Curador do FGTS, Caixa Econômica Federal e Centrais Sindicais, com a intenção de coibir inadimplência com o Fundo – e também será exigido de empresas, órgãos e entidades da administração pública direta, indireta ou fundacional para concessão de empréstimos ou financiamentos junto a instituições financeiras públicas. Outra: sem o “Nada Consta” da Caixa, as empresas não poderão participar de licitações. O levantamento foi idealizado pelo administrador de empresas Mário Avelino, especialista em FGTS, e pode ser acessado a partir de seu site, no endereço www.fgtsfacil.com.br/pesquisa/.

Guia Local agora traz as cidades históricas de Minas – Quem estiver pensando em conhecer ou visitar novamente as cidades históricas de Minas Gerais agora pode dar uma passadinha no Guia Local antes de iniciar a viagem.
O portal traz informações detalhadas sobre como montar um roteiro para conhecer Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Congonhas, Diamantina, Monte Verde e São João del Rei, além de dicas de passeios para todos os gostos e idades: de aventuras em minas de ouro e banhos de cachoeira a visitas para a apreciação da obra de Aleijadinho. Além disso, traz também informações sobre as condições climáticas e as melhores maneiras de se locomover no local visitado.
Para conferir os roteiros, clique www.guialocal.com.br.

Definição de Termos de Informática

Esta semana, as dicas de hardware e definição de termos usuais de informática, da lista de discussão do Guia de Hardware, são as seguintes:

HPC – O mesmo que Handheld PC, ou seja um micro de mão. Numa conotação mais exata, este termo refere-se aos micros de mão com o Windows CE da Microsoft.

Bluetooth – O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência, entre dispositivos eletrônicos próximos. A distância ideal é de no máximo 10 metros e a distância máxima é de 100 metros. Um dos trunfos é o fato dos transmissores serem baratos e pequenos o suficiente para serem incluídos em praticamente qualquer tipo de dispositivo, começando por notebooks, celulares e micros de mão, passando depois para micros de mesa, mouses, teclados, joysticks, fones de ouvido etc.

Download – Baixar algum arquivo através da rede, ou via Internet. Down significa baixar ou puxar, enquanto load significa carregar, no sentido de carregar um programa ou arquivo.

DPI – dots per inch, pontos por polegada. É usado com relação à resolução de uma imagem impressa. Se aplica tanto à impressoras quanto a scanners. Uma imagem de 5,2 x 5,2 cm (2 polegadas quadradas) impressa a 300 DPI possui 600 x 600 pontos. O mesmo pode-se dizer da mesma imagem de 5,2 x 5,2 Cm digitalizada a 300 DPI por um scanner.

Gateway – O mesmo que roteador. Serve para interligar duas redes distintas. A Internet é formada por inúmeros roteadores interligados, cada um servindo como meio de conexão para um rede distinta.

Host – Numa rede, o Host é quem disponibiliza recursos: arquivos, impressoras etc. Na Internet todos os micros são chamados de host, independentemente de disponibilizarem algo.

Intranet – É uma rede corporativa que utiliza as mesmas tecnologias que vemos na Internet: protocolo TCP/IP, DNS, páginas Web, FTP, e-mail, etc. porém tudo restrito à rede da empresa.

ISP (Internet Service Provider) – É o mesmo que provedor de acesso. Uma companhia que fornece acesso à Internet, a particulares ou empresas, seja através de linha telefônica (acesso discado), seja através de tecnologias como ISDN, ADSL, Cabo, etc.

Java – Linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas em java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que a Java Virtual Machine esteja instalada. Este é um programa que converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar, existem máquinas virtuais para vários sistemas operacionais. O problema é que devido ao processamento executado pela máquina virtual, o programa torna-se muito mais pesado do que seria caso escrito diretamente para a plataforma. É a compatibilidade em detrimento da performance.

Kermit – Um protocolo de transferência de arquivos e emulação de terminal muito usado na época dos BBS´s. Porém é pouco usado atualmente, já que o protocolo de transferência de arquivos mais usado na Internet é o FTP.

Login – É o procedimento de logar-se na rede, ou em qualquer outro serviço informando seu nome de usuário e senha.

WAN – Wide Area Network, uma rede que interliga computadores geograficamente distantes, localizados em outras cidades, estados, ou mesmo do outro lado do mundo.

MIME – Multipurpose Internet Mail Extension, formatação que permite o envio de arquivos de qualquer tipo em e-mails. Os e-mails formatados em Mime são compatíveis com praticamente todos os servidores, porém os arquivos ficam muito maiores devido à formatação.

Mosaic – Foi um dos primeiros browsers desenvolvido nos primórdios da Internet pela National Center for Supercomputing Applications (NCSA). O Mosaic ainda continua sendo desenvolvido até hoje, mas seus recursos ficam muito longe dos browsers mais usados.

Netiquette – Netiqueta, código informal de boa conduta e boa educação na Internet. Inclui várias convenções, como por exemplo NÃO ENVIAR MENSAGENS ESCRITAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, POIS EQUIVALEM À GRITAR 🙂 Para maiores informações vá em: www.icmsc.sc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html e também www.uol.com.br/internet/beaba/etiqueta.htm.

Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no 1, de 22/1/1981, publicou notícias sobre a designação do prof. João Carlos Pires Bauer como membro da Comissão Permanente de Assessoramento da Secretaria Especial de Informática, viagem da diretora geral à Montes Claros, mensagens de Boas Festas, os preparativos para a comemoração dos 10 anos do CECOM, entre outras. As notícias que se sobressaíram foram:

VESTIBULAR 1981

Foi encerrada nesta madrugada o processamento da apuração do Vestibular da UFMG de 1981.
Graças à nova metodologia utilizada, na qual as consistências são feitas no momento da leitura das folhas pelo próprio FACOM, o custo do processamento foi reduzido aproximadamente à metade.

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

A UFMG contratou para o Centro de Computação este mês, os seguintes funcionários:
Gilmar Lima Guimarães, analista, formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí e cursando mestrado em Ciência da Computação no DCC/Icex. Gilmar Guimarães está lotado na Divisão de Sistemas de Processamento de Dados.
Jader Santos, perfurador, lotado na Divisão de Produção. Anteriormente, Jader prestava seus serviços na Secretaria Administrativa do CECOM.


Eventos


Treinamento Notes

Dando continuidade ao processo de implantação do Notes dentro do CECOM, serão realizadas duas turmas de treinamento no uso deste programa, nos dias 25 e 26/1, formadas pelos seguintes funcionários:

Dia 25 – horário de 13:30 às 17:30: Alda Batista, Alfredo Ventura dos Anjos, Antônio Carlos Soares, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Gilmar Lima Guimarães, Jader Santos, José Maria da Silva Bessa, Márcia Maria Fernandes França, Márcia Regina Lemos, Maria Helena Caldeira dos Reis, Maria José Cortezzi, Maximiliano Luiz de Souza Guimarães e Rubens Crispim da Silva. Instrutores: Aleixina Maria Lopes Andalécio e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Dia 26 – horário de 8:00 às 12:00: Alex Alves de Souza, Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Elizângela Souza Prado, Elza Maria Guedes Rozinholi, Gerson Edson Machado de Souza, Gildete de Jesus, José João Teixeira, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Marília Pereira Martins, Regina Helena Moura Brandi e Wilton Campos. Instrutores: Adyr Rodrigues Nascimento e Clayton Ricado Santos.

O objetivo deste treinamento, além de disseminar o uso do Notes no CECOM, é o de testar a estrutura e o material do treinamento, que será aplicado aos demais usuários.

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Helvécio Cossenzo Pinto, aniversariante do dia 28. Aproveita para enviar os parabéns para o ex-ceconianos: Izilda Costa Chaves, amanhã, dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; e João Eduardo de Resende Dantas (DCC), no dia 1o de fevereiro.