Sistemático: Edição 1079 – 05/07/2001


Notícias



AUMENTO DA VELOCIDADES DAS LPCDs

Conforme já havia sido divulgado por O Sistemático, foram liberadas pela Telemar, na última semana de junho, as novas velocidades de comunicação das LPCDs (Linhas Privativas de Comunicação de Dados).

Os novos limites são os seguintes:
– Campus da Saúde: 1 Mbps
– Engenharia e FACE: 512 Kbps
– Arquitetura, Direito e Farmácia: 256 Kbps.

O acompanhamento estatístico, realizado pela DRC, tem indicado um comportamento adequado das novas velocidades, que se mostraram ajustadas às demandas atuais das unidades atendidas fora do campus.

Entretanto, em função dos projetos futuros e da postura adotada pela ATI e CECOM de estimular o investimento e uso da comunicação via Rede UFMG, como forma de reduzir os custos atuais de telefonia convencional, este monitoramento de desempenho será frequente, buscando garantir níveis satisfatórios de qualidade para a comunidade universitária que não usufrui das vantagens do backbone do Campus Pampulha. 2

SERVIDORA DE BACKUP EM PRODUÇÃO

A DAC liberou para produção o servidor de backup, que já está sendo utilizado para garantir a segurança de recuperação dos servidores Netware que atendem às redes da UA 2, UA 3 e Biblioteca Universitária.

Esta semana, a Diretoria do CECOM autorizou a DAC a iniciar processo de aquisição de licenças complementares do software ArcServe IT 2000, que é o produto utilizado no servidor de backup, para garantir que os demais servidores Netware sejam atendidos também.

Até que isto aconteça, os servidores não atendidos, no caso, Reitoria, CECOM, DSG e Imprensa, continuarão a utilizar backup feito nos próprios equipamentos.

PREGÃO TEM NOVA DATA

Dando continuidade ao processo para contratação de empresas especializadas na prestação de serviço telefônico fixo comutado DDI e DDD, foi marcada nova data para a sessão de abertura das propostas. A sessão será realizada no dia 10 de julho, às 14:00, na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

IMPLANTAÇÃO DO GRUDE NA BU

Está praticamente encerrada a etapa de implantação do Projeto Grude nos órgãos da Reitoria. Neste momento, restam apenas alguns usuários isolados, que estão com processo avançado de implantação ou que dependerão de upgrade de seus equipamentos atuais.

Desta forma, a DAC iniciou o processo de implantação do Grude nas unidades administrativas cujas redes locais são mantidas pelo CECOM.

A primeira unidade a migrar para o Grude está sendo a Biblioteca Universitária. Dentro desse processo, o CECOM, em parceria com o DRH, iniciou, no dia 28/06, treinamento enfocando o Lotus Notes, voltado para os usuários desta unidade.

CECOM PADRONIZA CATEGORIAS DE RAMAIS TELEFÔNICOS

A DRC efetuou um trabalho de compilação das diversas categorias de ramais existentes nas centrais telefônicas da Escola de Engenharia e Campus Saúde, visando padronizar as categorias de todas as centrais do tipo Ericsson MD 110. A partir deste levantamento, foi feita uma tabela de conversão, enquadrando os ramais destas centrais dentro dos critérios existentes no Campus Pampulha. A Ericsson, empresa que dá manutenção nas centrais telefônicas da UFMG, efetuou a reprogramação de categorias e ramais e, durante a última semana, foram efetuados pequenos ajustes que permitiram a estabilização do sistema. Com o término do serviço, foi estabelecido um padrão que facilita as atividades de programação de ramais, que passaram a ser responsabilidade exclusiva do CECOM a partir da assinatura do novo contrato de manutenção das centrais.

ENCERRADO O SERVIÇO DE REDE NO PRÉDIO DA QUÍMICA

A Instectel terminou os serviços de bandejamento e cabeamento (telefônico e de lógica) no prédio do Depto. de Química do ICEx.

No caso do cabeamento telefônico foi instalado um novo DG (distribuidor geral) no corredor do primeiro andar, substituindo o DG antigo que ficava dentro de um laboratório de acesso restrito. Neste DG chega o cabo telefônico que sai do ICEx e que é distribuido internamente por outros cabos para quatro CDs (caixas de distribuição). A CD, último nível de estruturação de uma rede telefônica predial, é o local de onde saem os cabos que alimentarão individualmente as tomadas onde são ligadas os aparelhos telefônicos.

Na área de rede de dados (lógica) foram instalados quatro armários com switchs, de onde partem os cabos que conectam os computadores à rede do Depto. de Química. Foi instalada também uma fibra ótica entre o prédio principal do DQ e o prédio que abriga o laboratório de ressonância magnética. A ligação entre o DQ e a Rede UFMG é feita a 100 Mbps através de um novo cabo de fibra ótica, que está ligado ao novo roteador do ICEx.

O cabeamento antigo, que circulava sobre o teto ou preso às divisórias, foi retirado. O serviço concluído permitiu uma melhoria visual no prédio e facilitou as atividades de manutenção das redes, que foram construídas dentro dos padrões vigentes de organização e documentação. O CECOM, através da DRC, forneceu parte do material e equipamento utilizado e orientou a execução dos serviços, que foram executados com recursos próprios do DQ.

NOVA PRÓ-REITORA

Desde o dia 25 de junho, Eliane Aparecida Ferreira é a nova Pró-Reitora de Administração, em substituição a Luiz Felipe Vieira Calvo.


Informativo



ESTAGIÁRIO INTERNACIONAL

Após quase dois anos de conversação entre a Assessoria de Cooperação Internacional da UFMG e o Dr. Tarcísio Beal, diretor de Programas e Estudos Brasileiros da Universidade do Texas/USA, pela primeira vez quinze alunos da University of the Incarnate Word, de San Antonio, Texas, estão em Belo Horizonte. O grupo está na cidade desde o dia 28 de junho, para um estágio.

A ACI direcionou os alunos para as áreas de interesse de cada um e o CECOM foi convidadado a participar do Programa de Intercâmbio, recebendo Paul Bernal, aluno de Informática. O estágio no Brasil terá a duração de quinze dias e está envolvendo as seguintes organizações: Usiminas, Palácio das Artes, Fundação João Pinheiro, Fundação Clóvis Salgado, Conservatório, Belotur, Clube de Diretores Lojistas, Fiemg e Ministério das Relações Exteriores.

Para permitir que Paul Bernal pudesse cumprir seu programa de estágio no CECOM, tendo uma visão geral das atividades desempenhadas pelo órgão, a Diretoria do Centro de Computação programou o seguinte roteiro, que ele está cumprindo:
– dia 02/07: entrevista com o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.
– dia 03/07: visita à Divisão de Atendimento e Consultoria e acompanhamento de atendimento a usuários da Reitoria.
– dia 04/07: visita à Divisão de Redes de Comunicação e reconhecimento das atividades de suporte de rede e servidoras Linux.
– dia 06/07: participação em treinamento dado pela DAC sobre o Lotus Notes.
– dia 09/07: visita à Divisão de Aplicativos e Sistemas e reconhecimento das atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas em ambiente Cliente/Servidor.

De acordo com o roteiro, Paul chegou ao CECOM no dia 2 de julho, quando se reuniu com Carlos Alfeu para uma conversa, que durou duas horas. Paul comentou que aprendeu muito e gostaria de ter conversado mais ainda, parecendo que a conversa tinha durado somente 10 minutos. Tudo está sendo novidade para ele, apesar de ter procurado saber mais sobre o Brasil antes de embarcar. Só sabia alguma coisa sobre a Amazônia, achando que tudo aqui fosse antigo e não esperava encontrar cidades como Belo Horizonte. Gostou de ter vindo para o estágio, ficando surpreso com a tecnologia utilizada na UFMG. Ficou surpreso, também, com a capacidade dos brasileiros sorrirem.

Paul se preparou para o estágio estudando Português durante dois semestres e está falando e entendendo bem a nossa língua. Perguntado se aprendeu alguma nova palavra, disse que o Frota ensinou a palavra catacumbas, quando se referiu ao subsolo, local da Divisão de Redes de Comunicação.

Contou que estava interessado em seguir o curso de Computação, mas a empresa em que trabalha o direcionou para o curso de Gerência de Negócios (Administração de Empresas) na Universidade de San Antonio, no Texas. Paul trabalha com programação de produção de caixas de papelão numa indústria de reciclagem.

Após o período de estágio na UFMG, os quinze intercambistas irão para Santa Catarina, onde serão recebidos pela Universidade Federal. Em Florianópolis, Paul fará estágio na Companhia de Eletricidade de Santa Catarina.

Essa primeira experiência no Programa de Intercâmbio da ACI foi muito bem recebida por todos e está sendo interessante para o pessoal do CECOM. Esperamos que ela esteja sendo vista da mesma forma pelo Paul e colegas.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:
Chorus – Efeito de eco utilizado para melhorar a qualidade do som. Suportado por alguns programas e aparelhos de som.

Ping (Packet Internet Group) – Serve para medir a velocidade da rede, o tempo que um pacote demora para chegar ao micro destino somado com o tempo que a resposta demora a chegar. No DOS basta usar o comando PING endereço, como em Ping 200.123.209.210 ou PING www.guiadohardware.net.

PostScript – Um formato de descrição de página, desenvolvido pela Adobe. É suportado pela maioria das impressoras a laser, mas infelizmente por poucas impressoras jato de tinta. É um dos formatos de impressão mais usados em gráficas atualmente, pela grande precisão. Os documentos PostScript podem ser gerados apartir de vários programas.

Power User – Um usuário avançado que conhece todos os recursos dos softwares com os quais trabalha. “Power User” (“usuário avançado” nas versões em Português) é também um dos grupos de usuários padrão no Windows NT e 2000. Nestes sistemas, um usuário que participe deste grupo tem permissões de acesso para instalar programas, criar ou deletar arquivos, etc. quase os mesmos privilégios de um administrador, ao contrário de um “usuário padrão”, ou um “usuário restrito” que tem muito mais restrições no uso da máquina. No Windows 2000 os privilégios de cada usuário podem ser configurados através do Painel de controle >Usuários e senhas.

Psychoacoustics – Psico-acústica, é o estudo de como o som é processado pelo cérebro humano. Vários padrões de áudio, entre eles o próprio MP3 surgiram apartir destes estudos.

RAM Disk – Alguns utilitários, entre eles o próprio “ramdisk” do DOS, permitem reservar parte da memória RAM, que passa a ser acessada como se fosse um disco rígido. Naturalmente, o acesso a este disco “fantasma” é extremamente rápido, mas todos os dados são perdidos ao desligar o micro. Este recurso era muito usado na época do XT, onde eram comuns PCs sem HD e com apenas um drive de disquetes. Os RAM Disks eram usados para copiar disquetes. O disquetes de boot do Windows 98 também cria um RAM Disk, de 2 MB, onde são armazenados alguns utilitários de sistema usados durante o boot.

Retail – Componentes destinado à venda no varejo. Ao contrário dos componentes OEM, vem com caixa, manual, programas, garantia maior etc.

Socks – Protocolo que gerência o tráfego de dados através de um servidor proxy. Pode ser usado por qualquer aplicativo: Browsers, clientes de FTP etc.

TAPI – Interface de programação que permite que programas Windows utilizem dispositivos de telefonia, como modems utilizando comandos padrão, oferecidos pela Interface, sem necessidade de acessar diretamente o dispositivo ou conhecer seu set de comandos.

WDM – Windows Driver Model. O padrão de drivers WDM foi criado pela própria Microsoft, e seu objetivo principal é criar uma plataforma de drivers que sejam compatíveis com toda a família Windows. Nos modelos de drivers antigos, utilizados pelo Windows 3.x e pelo Windows 95, o driver continha todas as rotinas necessárias para controlar o dispositivo. Porém, a maioria destas rotinas eram repetidas em todos os drivers. Esta redundância só servia para aumentar o trabalho dos desenvolvedores e, naturalmente, a possibilidade de surgirem erros e bugs. Outra deficiência é a falta de portabilidade, já que cada driver incorpora as rotinas adequadas ao sistema operacional ao qual se destina. A idéia do modelo WDM é incorporar todas estas rotinas repetitivas ao próprio sistema operacional, em arquivos chamados drivers de classe. Um driver de classe é justamente o driver que contém todas as rotinas repetitivas. Para aumentar a versatilidade, existem drivers de classe diferentes para cada tipo de dispositivo, existem alguns específicos para scanners, outros para impressoras, outros para placas de som, etc. Todos os drivers de classe necessários já acompanham o sistema operacional, por isso, nem você, nem os programadores que fazem os drivers precisam se preocupar com eles.Como todas as funções básicas já estão embutidas no próprio sistema operacional, os drivers de dispositivo contém apenas as funções mais específicas, as que mudam de um dispositivo para o outro. Isto significa que o programador terá muito menos trabalho e o resultado final será melhor.

Y2K – Ano 2000, refere-se ao bug do milênio, que felizmente passou sem causar maiores estragos, além dos colossais investimentos feitos pelas empresas e governos a fim de corrigir seus sistemas a tempo. O problema todo surgiu durante as décadas de 70 e 80. Para economizar memória, um artigo escasso na época, era comum os programadores armazenarem datas com apenas dois dígitos para o ano, que ia de 0 a 99, fazendo com que os sistemas não fossem capazes de distinguir 2000 de 1900, o que poderia causar um colapso no sistema financeiro, por exemplo.

Yottabyte – Equivale à 2 elevado à 80º potência. Realmente muita coisa. Equivale a 1.024 Zetabytes, 1.048.576 Exabytes ou 1.073.741.800 Petabytes, sendo que 1 Petabyte equivale à 1024 Terabytes, ou 1.048.576 Gigabytes.

Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guiadohardware.net/dicionario/index.asp.

GOVRENO EDITA MP SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL

O governo federal editou, na última sexta-feira, dia 29 de junho, a Medida Provisória 2.200, que regulamenta o uso de documentos eletrônicos no Brasil. A medida vincula a validade jurídica do documento eletrônico ao credenciamento de empresas certificadoras, criando uma estrutura de agências em tudo parecida com um grande cartório eletrônico. A medida do governo causou surpresa, já que Câmara e Senado Federal discutem há tempos o assunto e tendem a propor soluções bem diferentes. No projeto da Câmara, que teve substitutivo apresentado pelo deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), existem três níveis de segurança: o nível mais simples prevê a validade jurídica de documentos trocados em um grupo fechado que reconheça as chaves de segurança entregues a cada um se seus integrantes. O nível intermediário exige a presença de uma terceira pessoa para garantir a segurança, que seria uma empresa certificadora da exclusividade da chave cedida aos usuários e a integridade do documento enviado por meio eletrônico. O nível máximo de segurança prevê o credenciamento das empresas certificadoras junto a órgãos credenciadores definidos pelo Poder Público. Neste caso, a diferença entre o substitutivo e a MP é que o primeiro não obriga o usuário a usar uma certificadora credenciada para que o documento tenha validade jurídica.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou na segunda quinzena de junho, as seguintes notícias:

Oracle9i sai sem exigir máquinas super poderosas – Larry Ellison, o chairman da Oracle, anunciou ontem a mais nova versão do banco de dados líder no mercado mundial. O Oracle9i chega dois anos após a versão 8i e com uma nova forma de licenciamento, mais parecida com a de uma de suas maiores rivais, a IBM.
De acordo com Ellison, com o Oracle9i usuários poderão ter escalabilidade ilimitada e disponibilidade de seus sistemas de TI de acordo com a demanda.
Um destaque do novo banco de dados é um sistema de clustering que permitirá redução de custos com hardware, por não exigir máquinas super poderosas, substituindo-as por um conjunto de máquinas menores. A promessa é de redução de custos com hardware de até 50%.
A maior novidade apresentada por Ellison ontem, segundo o The Wall Street Journal, foi a nova forma de licenciamento adotada pela empresa. Em vez de cobrar por poder de processamento, a Oracle vai cobrar por processador instalado, a exemplo do que faz a IBM com seu DB2. De acordo com o WSJ, o novo sistema não penalizará quem utiliza hardwares mais poderosos.
Um outro dado curioso nessa história aconteceu no final do ano passado, quando a Oracle lançou o Oracle9iAS, um servidor de aplicação para comércio eletrônico que ainda usava a versão 8i do banco de dados – ou seja, só agora, seis meses depois, é que saiu o banco de dados que acompanha o nome do servidor.
O download do banco de dados, com 1 GB, pode ser feito em technet.oracle.com. É preciso se cadastrar antes.

Intelig terá conta conjunta com operadoras locais – Os clientes da Telemar e da Brasil Telecom terão uma conta a menos para se preocupar em pagar. A partir de agora, a conta telefônica da Intelig virá na fatura dessas operadoras locais.
Segundo uma pesquisa realizada pela própria Intelig, 75% da população gostariam de receber uma única conta telefônica para pagar. O resultado do levantamento é bastante compreensível. Depois da privatização e da obrigatoriedade de as operadoras de longa distância Intelig e Embratel cobrarem contas separadas, tornou-se comum o cliente ter de ir até o banco para pagar faturas até de 2 reais. A estratégia da Intelig é também uma forma de evitar as altas taxas de inadimplência que a telefonia de longa distância vem apresentando.
Segundo a Intelig, em breve os clientes da Telefônica, operadora fixa de São Paulo, também poderão contar com essa opção.

Silvio Santos derruba esquema de venda do PC do Milhão – O carisma do empresário Silvio Santos, apresentador do Show do Milhão, é tão grande que derrubou toda a estrutura montada para a venda do computador popular batizado como o nome do programa de televisão.
Lançado no início de maio pelo SBT e pela Microsoft, o projeto do Computador do Milhão atraiu quase 800 mil ligações de interessados no primeiro mês, sendo que apenas 15,76 por cento ou 123 mil chegaram a ser antedidas, segundo informações de um profissional que acompanhou o lançamento.
Silvio Santos admitiu durante o programa de TV do dia 17/06 que houve deficiências no atendimento das chamadas, o que levou a um redimensionamento do call center. O serviço, que era prestado originalmente pela Mobitel, foi transferido para a empresa TMS.
O atendimento inicial dos interessados é feito agora eletronicamente, por intermédio de unidades de resposta audível (URA) que fornecem as informações técnicas do computador, o que reduz o tempo de espera.
A Mobitel iniciou o atendimento ao projeto do computador do Milhão com 330 linhas telefônicas, acrescentando depois outras 120. Trabalharam entre 70 e 100 pessoas no atendimento durante o dia, alcançando 200 atendentes em algumas noites, quando vai ao ar o Show do Milhão.
Nada disso foi suficiente. O carisma do apresentador e dono do Baú da Felicidade pode ser medido pelo que aconteceu no call center da Mobitel.
No dia do lançamento do computador do Milhão, em 3 de maio, houve apenas 345 ligações. Em 9 de maio, Silvio Santos divulgou o número do telefone de atendimento no programa. No dia seguinte, foram registradas 68.760 ligações. A partir daí, a média de ligações manteve-se entre 30 mil e 40 mil por dia.
O SBT e a Microsoft devem divulgar no final desta semana um balanço da venda dos computadores nesses 45 dias do projeto. A meta é vender 500 mil unidades no primeiro ano. O computador, que custa à vista 1.928 reais, pode ser parcelado em até 36 vezes pelo banco PanAmericano, do grupo Silvio Santos.

CURIOSIDADE

O jornal Information Week publicou, na edição de 20/06/2001, a seguinte curiosidade com o título de Estranhos no Ninho:

“Existe uma nova variação de som na primavera americana: algumas aves estão adicionando o toque de alguns telefones celulares ao seu repertório. “Você não acredita na primeira vez que ouve”, conta Nicolaj Nielsen, analista de negócios da Denmark’s Strand Consult, que observou pásssaros imitando a campainha do aparelho móvel. “Soa muito estranho”, admite. “Estranho, mas não surpreendente”, conta Andrw South da Real Sociedade Britânica de Proteção às Aves, que já ouviu relatos semelhantes. Estorninhos emprestam 10% de suas canções de outros sons e têm uma predileção especial por telefones, tendo há muito tempo já incluído em seu repertório os toques mais comuns do Reino Unido. “Eles estão simplesmente alcançando a moderna tecnologia”, diz South.”

E-MAILS RECEBIDOS

A Redação do Sistemático recebeu no mês de junho os seguintes e-mails:

“Caríssima Lelé,
Tenho recebido com muita regularidade os exemplares do semanário “O Sistemático”. Tenho a sensação de estar até hoje junto ao CECOM. Gostei de ver a história de muitos ceconianos no “Genteware”. Visitei muitas web pages sugeridas pelo Adyrus no “Guia de sites interessantes”. Acredito que se fizesse parte desse grupo do CECOM, estaria bem mais satisfeito profissionalmente. Mas compus minha história de outra maneira. E, continuando esta história, iniciei outras atividades na Caixa Econômica e em outro local. Desde 4 de junho passado, não mais trabalho na agência do Campus da UFMG na Pampulha, onde iniciei minhas atividades há 12 anos. Estou trabalhando como analista na área de alienação de bens móveis e imóveis que fica no prédio administrativo da Rua Tupinambás. Especificamente, com o Programa de Arrendamento Residencial.
E, em função disso tudo, passarei a visitar o CECOM pela Internet, onde verei a versão eletrônica de “O Sistemático”. Dispenso, então, o envio do jornal em meio papel como vem sendo feito sistematicamente. Agradeço toda a atenção dispensada por você nesse tempo todo. Um carinhoso abraço. Afonso Correia Domingues. 07/06/2001”


“Ei Lelé, estive relendo o Sistemático 1076, onde você publicou a minha entrada para o CECOM há 20 anos. Isto me fez pensar em como o tempo passa depressa. Parece que foi ontem, e ao mesmo tempo olhar para o passado e ver quanta água já rolou.
É bom também para relembrar das pessoas queridas que já não estão mais conosco. Foi um tempo muito bom e foi gostoso lembrar de todo aquele início. Um beijão.Cláudia Galinkin. 08/06/2001”

No dia 24/06, Iremar Nunes de Lima enviou o seguinte e-mail:
“Olá. Gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho do Sistemático e em especial pelas reportagens do “Genteware” que chegaram ao fim na última edição: agradável, informativo e dinâmico. Conhecer um pouco mais os colegas ceconianos através de suas palavras foi muito legal. Parabéns. Um abraço do ex-ceconiano Iremar.”



Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático Ano V, números 23 e 24, foram publicadas notícias sobre visita dos alunos dos cursos de extensão do DCC, Festa Junina, cursos da SUCESU-MG, Concurso Público da UFMG, III Escola de Matemática Aplicada e 11o. SECOMU – Seminário sobre Computação na Universidade. A notícia de destaque foi:

CURSO SOBRE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE:
COMO CONTROLAR A EXPANSÃO DE UM CPD

Romildo Monte, João Carlos Pires Bauer, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Eduardo Henrique Lima e Luís Carlos Campos estão participando do curso sobre Planejamento de Capacidade: como controlar a expansão de um CPD.
Esse curso está sendo promovido pela SUCESU-MG com o objetivo de apresentar as principais técnicas de avaliação de sistemas, bem como as técnicas de monitoramento, controle e gerência de desempenho de sistemas.
(Ano V, no. 23 – 25/06/1981)



Eventos



BATE PAPO SOBRE O WORKSHOP DE WEBSPHERE

Foi realizado, hoje à tarde, na Sala de Aulas do CECOM, um bate papo sobre o Workshop de WebSphere, para o pessoal da DAS e DAC. A apresentação esteve a cargo de João Carlos Lages, Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

TREINAMENTO

Na semana de 02 a 06 de julho, foi realizado o segundo treinamento em Lotus 123 Básico. Os instrutores foram Márcia Regina Lemos e Helvécio Cossenzo Pinto.

Já no período de 09 a 27/07, será ministrado para a quinta turma deste ano, o treinamento em Informática Instrumental, tendo como instrutora Elza Maria Guedes Rozinholi.

Devido a baixa frequência neste mês de julho, somente esses dois treinamentos serão ofertados, devendo o programa ser retomado no início de agosto.

TREINAMENTO NOTES

O CECOM, em parceria com o DRH, ofereceu, no dia 28/06, mais um treinamento sobre o Lotus Notes, com a participação dos seguintes funcionários: Alexandre José dos Santos (BU), Demerval Lobão Veras (BU), Dircéia Rodrigues Cesar (BU), Flávio de Almeida (CEDECOM), Heloísa Helena Mariano de Almeida (BU), Ismênia Pereira Bonaparte (COPEVE), Itamar Victor Barbosa (BU), Jacqueline Pawlowski Oliveira (BU), Jane Guirado (BU), Jane Laiz França da Silva (COPEVE), Lúcia Aparecida de Oliveira Pinto (PRPQ), Márcio Rodrigo Teixeira da Silva (Gabinete), Maria Helena Santos (BU), Maurício Antônio Vieira (BU), Naíse Marques Furtado (BU), Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo (BU), Valdemiro A. dos Santos (BU) e Zuleica de Matos Rabelo (CPPD). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Danilo Pinheiro Soares Guimarães.

Amanhã, dia 06/07, será realizado mais um treinamento, desta vez, somente para funcionários da Biblioteca Universitária, contando com a participação de: Antônio Fernandes Ribeiro, Carlos Antônio Fernandes, Cleyde Grandinetti, Eliane Maria de Andrade, Francinês de Azevedo M. Marcelino, Gustavo Bernardino, José Cassimiro da Silva, Márcia Meireles de Melo Diniz, Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Marlene de Fátima V. Lopes, Miramar Rodrigues de Oliveira Bistene, Neusa Maria Machado, Raquel de Rezende Faria, Rosely Stuart Perdigão, Sílvio Thimoteo, Terezinha Gomes Leal Bregunci, Vladimir Ferreira dos Santos e Willer José da Rocha Franco. O treinamento será realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13:00 às 17:00. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Antônio Eustáquio Rodrigues.

FESTAWARE

Na semana passada, não foi possível editar O Sistemático por causa dos preparativos da Festa Junina do CECOM. Como sempre, são tantos os detalhes que muitos ficam para a última hora. Para alegria de todos, tudo deu certo e todos que lá estiveram, gostaram.

A Comissão Organizadora agradece a todos que colaboraram para que tudo corresse bem. Sem essa colaboração, não teríamos conseguido alcançar o nosso objetivo que foi o de realizar uma boa e alegre Festa Junina.

Como todos os anos, a Pescaria e o Jogo de Argolas foram a sensação, junto às crianças. Como novidade, com palpites da Rosa e da Xina, houve a Corrida do Saco, organizada para as crianças e os adultos. Sob aplausos, muitos risos e tombos, os vencedores nas categorias foram:
– Crianças menores: Gabriel, sobrinho da Rosa.
– Crianças maiores: Gustavo, do Gino.
– Mulheres: Cássia, sobrinha da Rosa (1o. lugar) e Isaura, sobrinha da Márcia (2o. lugar).
– Homens: Gilmar (1o. lugar) e Carlinhos (2o. lugar).

Para o ano que vem, além da Pescaria, Jogo de Argolas e Corrida do Saco, já estão sendo cogitadas novas atrações, como Corrida do Ovo e Boca do Palhaço. Só que, para a realização de tantas atrações, são necessárias prendas boas, como aconteceu, sem querer, desta vez. Os responsáveis pelos prêmios da Corrida do Saco foram o Frota e a Xina, que trouxeram prendas que não poderiam ser colocadas nos jogos normais. Daí…

A Comissão agradece a todos que atenderam aos pedidos de prendas, de compra de rifas, de sugestões, de trabalho, de empréstimo de material. Sem o esforço de cada um não teríamos essa festa. Não vai ser necessário mencionar nomes, pois cada um sabe o tanto que ajudou. E a comissão espera contar sempre com o apoio dessas pessoas.


Edir, a ganhadora da primeira rifa da Festa Junina

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Marília Pereira Martins, aniversariante do dia 05 de junho; Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28 e Regina Helena Moura Brandi, no dia 1o. de julho. E envia os parabéns para Geraldo dos Reis, amanhã, dia 06 e Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10. Aproveitando, envia o abraço para os ex-ceconianos, aniversariantes deste início de julho: Jader de Freitas Batista, no dia 1o.; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Luís Carlos Campos, no dia 03; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Bernardeth Marques Gontijo Oliveira (LCC) e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09.