Sistemático: Edição 1087 – 30/08/2001


Notícias



VESTIBULAR 2002 DA UFMG

Desde a última sexta-feira, dia 24, à noite, está no ar a aplicação Web que vem permitindo aos candidatos ao Vestibular 2002 da UFMG se inscreverem, de forma mais cômoda, via Internet. Até o fechamento desta edição do Sistemático, já haviam sido cadastradas 6.400 pré-inscrições.

Para a inscrição definitiva, o candidato que utiliza o processo via Internet, disponível no endereço www.ufmg.br/copeve, deve emitir e pagar o boleto bancário gerado após o preenchimento dos seus dados.

A aplicação ficará disponível até a noite desta quinta-feira, 30 de agosto. Amanhã, dia 31, os candidatos só poderão se inscrever pelo método tradicional.

DESENVOLVIMENTO DO NOVO SISTEMA ACADÊMICO

Foi realizada na segunda-feira, dia 27, a primeira reunião entre a equipe do CECOM e a Comissão de Usuários referente ao desenvolvimento do Projeto do Novo Sistema Acadêmico. Foram tratados assuntos relativos ao planejamento e sistemática de trabalho no projeto e, também, discutidas e decididas várias questões relativas à implementação da flexibilização curricular. Ficou estabelecido que, em princípio, toda segunda-feira haverá esse tipo de reunião, a fim de priorizar o desenvolvimento do novo sistema.

III ENCONTRO DE AMBIENTES EDUCACIONAIS NA REDE INTERNET

Teve início hoje, dia 30, em Campinas, o III Encontro de Ambientes Educacionais na Rede Internet, promovido pela Faculdade de Educação da UNICAMP. O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho está presente ao encontro, onde vai apresentar a palestra “Educação na Sociedade da Informação”.

O evento vai ser transmitido ao vivo via Internet e vai ser encerrado amanhã, dia 31.

CREDENCIAMENTO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho esteve, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, visitando a Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza/CE, juntamente com representantes da Universidade Federal e Estadual do Mato Grosso Grosso do Sul e do Ministério da Educação, para verificação de condições da universidade em oferecer o Programa de Educação a Distância. O prof. Márcio Bunte preside a equipe de credenciamento.

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

No período de 06 a 08 de agosto, foi realizado, em Brasília, o VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância.

O prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Assessor de Tecnologia da Informação, esteve presente, presidindo a mesa redonda do Pólo/MG, quando foi discutido “Educação a Distância, Novas Tecnologias e Formação de Professores”.

Participaram, ainda, dos trabalhos do Pólo ABED/MG, as professoras Glaura Vasquez de Miranda e Maria Umbelina Caifa Salgado, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, e Helena Lúcia Elias Riboli, da Universidade Federal de Alfenas e Coordenadora do Pólo ABED/MG.

O prof. Márcio Bunte presidindo a mesa redonda. Ao fundo, as professoras Maria Umbelina Caifa Salgado, Glaura Vasquez de Miranda e Helena Lúcia Elias Riboli.

RNP CONECTADA À INTERNET2

Desde o dia 29 de agosto, a rede da RNP passou a trocar dados com a norte-americana Internet2 (I2). A linha implantada, de 45 Mbps, possibilita a interação com a comunidade científica internacional, através de uma rede de alta tecnologia e velocidade adequada.

IMPLANTAÇÃO DO GRUDE

A DAC encerrou a implantação do Projeto Grude na Biblioteca Universitária. Praticamente todos os funcionários foram treinados e todo o ambiente de senhas já foi criado e configurado.

Dando prosseguimento às atividades de implantação nas redes administrativas, os próximos órgãos a migrarem para o Lotus Notes serão, pela ordem, a Editora e o Departamento de Administração de Pessoal. O início das atividades em ambos ainda será definido pela DAC.

SUN DIVULGA AMBIENTE iPLANET

Nesta terça-feira, dia 27, a empresa Sun realizou Workshop de divulgação de seu ambiente iPlanet, que reúne recursos em uma plataforma capaz de agrupar serviços de gestão unificada de diretórios e certificação, serviços de aplicações para Web, serviços de comunicação e portal. Todos os componentes que formatam esta plataforma são baseados em padrões de Internet, tais como, J2EE, XML, LDAP e IMAP.

Para todos os componentes desta plataforma há equivalentes no mercado, alguns deles já utilizados pelo CECOM. Entretanto, no momento, a Diretoria do CECOM, DAS e DAC avaliam as necessidades para aquisição de produtos que garantam recursos de servidor de aplicações, além de ferramentas para desenvolvimento em ambiente Web.

Para conhecer o que a plataforma iPlanet pode oferecer, esteve presente ao Workshop o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DA DAC

O excessivo número de contatos e solicitações de serviço feitos diretamente aos técnicos da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), vem dificultando o gerenciamento e acompanhamento de tarefas por parte da chefia da divisão e interferindo na execução de atividades pela equipe. Tendo em vista esse fato, a DAC solicita que os pedidos de serviços sejam feitos por escrito, através do formulário de Solicitação de Serviços da divisão, existente na página do CECOM. O pedido será registrado no sistema de controle utilizado pela divisão e alocado para um dos técnicos da equipe, o qual, posteriormente, fará contato com o(a) solicitante.

O contato pelo telefone da Operação de Redes (3499-4009), encarregada de centralizar o contato com os usuários, deve ser utilizado apenas quando se tratar de problema que exija ação urgente. Neste caso, será também registrada a solicitação, mas o contato do técnico será agilizado.

Para que o esquema descrito funcione adequadamente, todos os ramais da DAC foram redirecionados para a Operação de Redes. Os atendentes da OPR irão investigar, junto ao solicitante, o problema reportado, de modo que a solicitação aberta reflita adequadamente este problema. Isto se faz necessário devido à diversidade dos problemas atendidos pela equipe. Sendo assim, é preciso que o solicitante colabore, respondendo às perguntas feitas e seguindo as orientações recebidas.

As solicitações de serviços são atendidas na ordem de abertura, exceto naqueles casos em que for estabelecida, pela chefia da divisão, uma prioridade diferente. Alterações na prioridade de atendimento só podem ser negociadas diretamente com esta chefia.


Informativo



GenteWhere

Não imaginava a alegria com que seria recebida para a entrevista. Foi difícil, mas por falta de tempo dele. E com a ajuda do Clarindo, do DCC, conseguimos laçá-lo para conversar um pouco e contar para todos a sua história e onde ele está. Ele é o prof. João Carlos Pires Bauer, um dos pioneiros da computação na UFMG, que foi o terceiro diretor do Centro de Computação. Na década de 70, todos os estagiários o temiam. Era uma presença que marcava, tanto pelo porte como pelo vozeirão. Qualquer um saía correndo de medo. Os anos se passaram e deu para perceber que não era assim tão fera. Mas permaneceram o receio e o respeito.

SIST: Como foi participar do início da computação da UFMG?
BAUER: Em 1971, trabalhava com Antônio Mendes no IPR (Instituto de Pesquisas Radioativas) e ele havia sido nomeado Diretor do recém criado Centro de Computação. Como andava sempre com uns disquinhos enormes do 1130 e fazia programas em FORTRAN e RPG, acharam que eu sabia computação. Antônio Mendes me convidou para vir para o CECOM, com perspectivas de fazer o mestrado na PUC do Rio de Janeiro. Fiquei na dúvida, pois havia passado em um concurso da IBM e, no dia em que iria assinar o contrato na empresa, foi publicada a minha nomeação na UFMG. Optei pelo que achava melhor, imaginando como teria sido ficar o dia inteiro de terno e gravata, tentando vender/alugar computadores para as empresas. No CECOM, já estavam Antônio Mendes, Hideki Monnaka e outros. Fui para o Rio de Janeiro e lá conheci o Pacca e, no retorno à UFMG, o trouxe para cá para fazer parte da equipe do CECOM. Durante anos fui diretor da Divisão de Sistemas.

SIST: Foi nessa época que ganhou o apelido de Homão?
BAUER: Como sempre, o dono do apelido é o último a saber. Depois de muito tempo é que fiquei sabendo. O fato é que eu questionava quando os alunos do ICEx invadiam o subsolo e usavam as perfuradoras de cartões. Quando não conhecia a pessoa que estava utilizando as máquinas, perguntava se era aluno do ICEx ou estagiário do CECOM. Se fosse aluno, não podia ficar de jeito nenhum e, gentilmente, convidava a pessoa a sair.

(N.R.: Por volta de 1974, Maurício Rodrigues de Castro, o Frango d’ água, que era estagiário, chegou correndo, todo apavorado, ao 5º andar, onde funcionava o CECOM, contando prá nós, também estagiários, que o Homão tinha corrido com ele do subsolo, sem ao menos perguntar quem ele era. E nós ficamos tremendo de medo de ter que ir ao subsolo e o Homão achar que a gente era aluno do ICEx! Era até engraçado passar por estes apertos! O apelido foi eternizado através da publicação, no Sistemático, do folhetim de Rainer Brockerhoff, A Maldição do MCP.)

SIST: Como era a equipe que trabalhava na Divisão de Sistemas?
BAUER: Era uma equipe muito boa, formada pelo Rainer, Romildo, Eduardo, Xina, William e Leão. O trabalho da DivSis era muito interessante. Gerenciava, desenvolvia trabalhos de segurança e de adaptação do sistema operacional às necessidades da Universidade. Não era um trabalho monótono.

SIST: Qual foi o seu melhor trabalho no CECOM?
BAUER: Um dos melhores trabalhos surgiu na época da troca do sistema IBM pelo Burroughs 6700. Fizemos uma metodologia para seleção de computadores, que foi apresentada à CAPRE. Gostaram tanto do trabalho que fui convidado para dar consultoria junto à CAPRE, trabalho este realizado de 1975 a 1980, indo até três vezes por semana ao Rio de Janeiro, para consultoria sobre compra de equipamentos para outras universidades. Foi uma época muito boa.

SIST: Você foi também Diretor de Planejamento?
BAUER: Sim, na época em que a Míriam assumiu a Diretoria do CECOM, em 1980.

SIST: E quando assumiu a diretoria do CECOM?
BAUER: Em 1984, após a saída da Míriam, assumi a diretoria, cargo que ocupei até 1986. Foi uma excelente experiência e aprendi muito, principalmente sobre relacionamentos, psicologia, tratamento com funcionários. Conhecia administração técnica e tive que gerenciar pessoas. Sempre fui um escovador de bits, sempre gostei de mexer com máquinas, não gerenciar pessoas. Com a saída de muitos do CECOM para o DCC, fiquei sendo o único professor lotado no CECOM.

SIST: Quando retornou ao DCC?
BAUER: Em 1986, após deixar o cargo de diretor. Retornei para dar aulas e me dedicar ao estudo de gerência de redes e segurança. Comecei a trabalhar como caçador de vírus, trabalho extremamente interessante. Hoje evoluiu bastante. Continuo trabalhando na área de segurança e dei aula sobre Redes e Sistemas Operacionais.

SIST: E a aposentadoria?
BAUER: A aposentadoria ocorreu em 1996, mas, continuei no DCC, trabalhando no POP-MG, na área de gerência de redes e segurança. Pretendo continuar trabalhando ainda por muito tempo, pois gosto muito do que faço, bem como do ambiente da Universidade e em especial do DCC.

Foi muito boa a conversa. Como foi bom também contar para todos que um dos primeiros “computatas” da UFMG e do CECOM continua trabalhando lá no POP, lendo sempre o Sistemático e estando a par de tudo que acontece por aqui. Encerrada a entrevista, Bauer deixou um abraço para todos do CECOM.


HÁ 17 ANOS…
DIRETOR GERAL DO CECOM
O professor João Carlos Pires Bauer assumiu, no último dia 12, em caráter pró-tempore, o cargo de Diretor Geral do Centro de Computação.
(O Sistemático, Ano VIII, no. 34 – 16/11/1984)


GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçadador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Como é dificil presentear alguém que faz Bodas de Ouro, 50 anos, ou que completa 20 ou quatorze anos de casamento. Mas, para tirar esta e outras dúvidas,visite a página http://www.weddingtips.com/annv.html e veja algumas sugestões. E se você quiser fazer alguma sugestão, é só ir até lá. Algumas dicas: porcelana para 20 anos, couro para três, marfim para catorze, diamante para 30 e pérolas para 12. (Site em Inglês)

– Como funcionam telefones celulares, karatê, areia movediça, energia solar e nuclear, hipnose, aspirina, pulmões, alergia, múmias, impressoras a laser? Se você quiser saber como funcionam estas e outras coisas, visite a página e mate a sua curiosidade. O endereço é: http://www.howstuffworks.com. (Site em Inglês)

– Carnaval, Réveillon, Parintins, Fórmula 1, Festa do Tomate, Micaretas? Onde conseguir estas informações? Na página http://www.uol.com.br/vocevai/ você vai ter boas dicas para passar as suas férias com muita alegria e se divertir prá valer. Além de mostrar eventos culturais e esportivos em todo o Brasil, você vê como chegar e onde ficar. Não perca a viagem e aproveite para participar das promoções para você ir aos eventos de graça, incluindo até hospedagem, ingressos e viagens. O destaque é para a Oktoberfest. Confira as distâncias de Blumenau às principais cidades do Brasil, as opções de transporte e os melhores hotéis da região.

– Se você gosta de letras de músicas internacionais e gosta de cantar, vale a pena fazer uma visita ao site de Maurício Medeiros, onde você vai encontrar centenas de letras traduzidas, separadas alfabeticamente por título e autor. O repertório é variado, começando por uma volta dos anos 60. O endereço é: http://www.mauriciomedeiros.eti.br/traducao.htm.

– Uma página muito legal é a http://mordred.blogspot.com/. Se transformando numa nova febre da Internet e recheada de fatos engraçados do dia-a-dia de seus autores, esta página vem se tornando uma referência para novas comunidades que estão ligadas à rede. (Site em Inglês e Português)

– Quem é que não tem vontade de estudar no exterior? Se você quer obter algumas informações a respeito, visite o portal de orientação para quem deseja estudar no exterior. Informações sobre cursos universitários e de línguas, estágios, programas de especialização entre outros. Também informa sobre promoções de passagens aéreas e dicas para quem vai viajar. Caso queira informações sobre passaporte, visite a seção Passaporte, que fala da documentação necessária para as viagens. O endereço é: http://www.estude noexterior.com/index.asp.

– Prá quem gosta do dia-a-dia dos ricos, famosos, cantores, personalidades da TV e astros do esporte, uma boa pedida é a página http://babado.ig.com.br/. Notícias quentíssimas sobre os artistas a todo momento.

– Nada como ter cabelos bem tratados e ter aquela pele bem cuidada para evitar o stress do dia-a-dia. A Loreal tem uma página que trata exclusivamente de cabelos e tratamentos de beleza. Dicas para os cuidados diários e várias outras informações, você encontrará para ficar mais bonita(o). Curiosidade: você sabia que uma cabeleira tem média de 150 mil fios em diferentes estágios de crescimento? Não? Então confira. O endereço é: http://www.hair-science.com/. (Site em Inglês)

– “A educação brasileira está se adaptando às modificações sociais, culturais e econômicas da sociedade, necessárias devido às novas tecnologias.” É assim que o portal de educação http://www.eaprender.com.br/ quer contribuir com as escolas, dando diversas dicas para usar a Internet como uma ferramenta de ensino eficiente. Lá você encontrará material de pesquisas formado por mais de 20 mil páginas, com textos ilustrados, fotos, desenhos e apresentações multimídia organizados por faixa etária e área de conhecimento específica.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica os seguintes termos:

E-CD – Um padrão que permite criar CDs de áudio que incluam uma trilha de dados. Como um CD-ROM possui capacidade para armazenar 74 ou 80 minutos de música e a maioria dos CDs utiliza apenas 60 minutos, o espaço livre pode ser usado para incluir vídeos, clipes, entrevistas, ou mesmo jogos e programas, que podem ser abertos no PC. Como são utilizadas duas trilhas separadas, o trecho com dados fica “invisível” para os cd-players, evitando que o aparelho seja danificado ao tentar reproduzir o trecho de dados na forma de som.

FET – Field-effect Transistor. Um tipo especial de transístor usado como amplificador. Os FETs são capazes de amplificar tanto um sinal digital, quanto um sinal analógico e são o tipo mais antigo de transístor, que surgiu para substituir as válvulas em rádios e TVs. Hoje em dia eles continuam sendo vitais para uma infinidade de aplicações, qualquer coisa que envolva transmissão via sinais de rápido por exemplo, onde é preciso amplificar o fraco sinal captado pela antena, gerando um sinal forte o suficiente para ser reproduzido ou processado.

Fonte chaveada – É de longe o tipo de fonte de alimentação mais usada atualmente. As fontes chaveadas são bem mais baratas e mais eficientes que as fontes lineares, usadas antigamente. A função da fonte de alimentação é transformar a corrente alternada da tomada na corrente contínua usada pelos aparelhos eletrônicos, além de fornecer as tensões corretas. Numa fonte ATX, são fornecidas tensões de 12V (usados pelos HDs e CD-ROMs), 5V (usada pela maioria das placas de expansão) e 3.3V (usadas pelo processador, memória RAM e placa de vídeo AGP).

Fonte linear – Apesar de ainda serem usadas em alguns aparelhos, as fontes lineares já estão em desuso a mais de uma década. As fontes lineares usam um transformador para converter a corrente alternada para contínua. O sinal é então regulado e estabilizado antes de chegar aos componentes do PC. Os problemas com as fontes lineares são o fato de serem muito caras e pesadas e terem um aproveitamento muito ruim da eletricidade. Elas simplesmente desperdiçam mais da metade da eletricidade na forma de calor, enquanto nas fontes chaveadas usadas atualmente a perda cai para cerca de 20%.

MacOS – O MacOS 1.0, lançado em Janeiro de 1984, era inovador vários pontos de vista. Ao contrário do MS-DOS ele já utiliza interface gráfica e mouse, o que o tornava muito mais fácil de ser operado. O MacOS continuou evoluindo e incorporando novos recursos, mas sempre mantendo a mesma idéia de interface “user friendly”. Por sinal, já estamos na décima versão do MacOS, o MacOS X. Atualmente, é possível rodar as versões antigas do MacOS mesmo num PC, usando emuladores como o vMac (http://leb. net/vmac/) e o SoftMac (http://www. emulators.com/).

Pipeline – A idéia é dividir as unidades de execução do processador em vários estágios, onde cada estágio processa uma instrução ou parte de uma instrução. O 486 possui 5 estágios de pipeline, o Pentium II possui 10, o Athlon Thunderbird possui 12 e o Pentium 4 possui 20. No Pentium 4 por exemplo, cada estágio processa uma pequena parte da instrução, que só são concluídas pelo último estágio, a cada ciclo, cada um dos estágios passa a instrução para a frente e recebe uma nova. Cada instrução demora 20 ciclos para ser processada, mas em compensação são processadas 20 instruções ao mesmo tempo, em fila. Mais estágios permitem que o processador seja capaz de atingir frequências mais altas, já que cada estágio fará menos trabalho por ciclo, suportando mais ciclos por segundo, mas, por outro lado, o uso de muitos estágios pode prejudicar o desempenho do processador nas operações de tomada de decisão, já que cada instrução demorará mais ciclos para ser concluída.

Polímero (polymer) – Os polímeros nada mais são do que plásticos que pode ter suas propriedades alteradas através de vários processos. Os polímeros são usados em várias aplicações, como por exemplo nos CD-ROMs. Por serem transparentes, os polímeros vem servindo de base para vários outros tipos de tecnologias de armazenamento óptico.

SMP – Symmetric Multiprocessing. É um recursos suportado por vários processadores, entre eles toda a família Pentium (I, II e III), o Intel Xeon, Athlon MP, entre muitos outros, que permite usar dois ou mais processadores na mesma placa mãe. Todos os processadores compartilham a mesma memória RAM e todos os demais periféricos do PC, comandados pelo sistema operacional. A vantagem é que a carga de trabalho pode ser distribuída entre os vários processadores, melhorando muito o desempenho em aplicativos intensivos. Para usar este recurso, além de uma placa mãe adequada é preciso também que o próprio sistema operacional ofereça suporte a esta tecnologia. Exemplos de sistemas com suporte a SMP são o Linux, Windows 2000, Solaris, Free BSD e Windows NT. Exemplos de sistema sem suporte são o Windows 95, 98 e ME

Terminal Burro – no início da década de 80, estavam em moda redes com um servidor poderoso (para a época) e terminais sem poder de processamento, que ligados ao servidor, apenas mostravam imagens na tela e enviavam os comandos digitados pelo usuário. Com o passar do tempo, este modelo foi tornando-se cada vez mais antiquado. Hoje em dia, a solução mais comum é uma rede composta por vários PCs completos e um servidor que centraliza apenas arquivos, conexão com a Internet, etc. Mas, os terminais burros ainda sobrevivem. Existe por exemplo o Windows NT terminal server, que permite usar PCs 386 ou 486 com apenas 4 MB de memória e sem disco rígido como terminais de um servidor NT. Os terminais apenas mostram imagens na tela, enquanto o servidor processa e envia tudo pela rede, limitando muito o desempenho das estações.

Válvula – As válvulas tem seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. A idéia é que o filamento metálico da válvula ao ser aquecido, emite elétrons que agitados graças à alta temperatura, conseguem vencer a barreira superficial do metal e fechar o circuito com outro filamento localizado próximo ao primeiro. As válvulas já atingiam freqüências de alguns Megahertz, o problema é que esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade. Era fácil usar válvulas em rádios, que usavam poucas, mas construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e caro. Apesar de tudo isso, os primeiros computadores baseados em válvulas começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e decodificação de mensagens e cálculos de artilharia. A partir da década de 50, as válvulas foram rapidamente substituídas pelos transístores e mais tarde pelos circuitos integrados e microchips.

Waterblock – É a parte do Watercooler que fica sobre o processador, resfriando-o graças à circulação e resfriamento do líquido, feita pelas outras parte do conjunto. Os waterblocks são geralmente feitos de alumínio ou cobre, assim como os coolers tradicionais.

WLAN – Wireless LAN, ou rede sem fios. Aplica-se a qualquer rede local que use placas de rede ou cartões PCMCIA 802.11b, Bluetooth, ou qualquer outra tecnologia de rede wireless.

ANATEL DERRUBA CHANCE DO COMPUTADOR POPULAR

O jornal Hoje em Dia publicou hoje, dia 30/08, notícia sobre a exclusão do computador popular da UFMG da licitação da Anatel, transcrita a seguir:

As regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a licitação de 290 mil microcomputadores, que deverão ser instalados em 13 mil escolas públicas, excluíram as chances de participação do computador popular desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A denúncia é do professor Sérgio Campos, que coordenou o projeto de desenvolvimento do computador popular, que pode custar cerca da metade do preço de um computador pessoal comum. “A diferença de preço permitiria dobrar o número de computadores”, analisou Campos ontem, ao ser procurado pelo HOJE EM DIA.

A Anatel considera que a licitação tem espaço para a participação de computadores populares, mas Campos assegura que as especificações técnicas da concorrência eliminaram o projeto da UFMG. “Teoricamente não nos excluíram, mas na prática não estamos lá”, afirmou.

O motivo para a expulsão do projeto da UFMG do programa de universalização de computadores é simples. De acordo com Campos, o sistema da UFMG roda em uma plataforma gratuita Linux, enquanto os servidores das escolas (computadores que farão a conexão com a Internet) deverão usar o sistema Windows, da multinacional Microsoft. O professor destaca que os terminais com Linux são incompatíveis com os servidores que utilizam o Windows, o que inviabilizaria a adoção do computador pessoal da UFMG.

Ao definir as regras da concorrência, a Anatel estabeleceu que as 290 mil máquinas serão distribuídas da seguinte maneira: 16 mil micros tipo “A” – estação de trabalho tipo “especial”; 217 mil micros tipo “B” – estação de trabalho tipo “pessoal”, e 57 mil micros tipo “C” – estação terminal de acesso. Conforme a Anatel, os micros do tipo C poderão ser os populares, montados em base do programa Linux.

De acordo com Campos, a Anatel poderia ter permitido que os computadores do tipo B usassem o Linux, o que incluiria o projeto da UFMG. “A Anatel não ouviu a gente”, protestou. “Nós dissemos que um computador mais simples, como o nosso, poderia fazer o que faz o tipo B. O nosso hardware é do tipo C, mas a funcionalidade é do tipo B.”

Em nota à imprensa, a Anatel informou ontem que a escolha do sistema Windows foi feita em resposta à consulta formal do Ministério da Educação às 27 Secretarias Estaduais de Educação. Os computadores da licitação serão adquiridos com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que arrecadou R$ 600 milhões no primeiro semestre de 2001, entre contribuições e venda de autorizações das empresas de telecomunicações.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info publicou, na semana passada, as seguintes notícias:

Sai versão 2.2 do ambiente gráfico KDE – O KDE Project anunciou na semana de 17/08, o lançamento do KDE 2.2, a nova versão gratuita do ambiente gráfico para Linux que, segundo a Project, traz uma série de aperfeiçoamentos de velocidade e performance.
O pacote está sendo lançado simultaneamente em 34 idiomas e traz as bibliotecas KDE centrais, o ambiente desktop principal e mais de 100 aplicações de outros pacotes, para administração, multimídia, rede e desenvolvimento, entre outras.
No final de agosto, o KDE 2.2 será complementado pelo lançamento do KOffice 1.1, pacote de aplicativos de produtividade para escritórios que reunirá o desktop Open Source e um ambiente de produtividade completo para Linux/Unix.
O código fonte do KDE 2.2 pode ser obtido em http://master.kde.org/pu/kde/stable/2.2 e, os espelhos, em www.kde.org/mirror.html. Para baixar o instalador do KDE 2.2, o usuário precisa ir ao site de sua distribuição Linux preferida.

“Não há novidade no mundo Linux”, diz Ballmer – O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, merece bem a fama de showman que tem: o executivo não economiza gestos exaltados para defender as novas tecnologias da empresa e a própria Microsoft.
Ballmer, que passa dois dias no país – no momento, encontra-se com o presidente do Brasil e outros representantes do governo para discutir um acordo que deve ser anunciado ainda hoje, dia 20/08 – participou de uma palestra e uma coletiva de imprensa durante o Informatiom Management 2001 (evento patrocinado pela Accenture, Microsoft e SBT que acontece nos dias 20 e 21 em São Paulo). Na coletiva, o executivo falou sobre a plataforma .Net, sobre o processo antimonopólio, sobre o Windows XP e sobre o crescimento do mercado do software livre – leia-se Linux.
“Existe um ditado que diz que a imitação é a forma mais sincera de bajulação”, começou Ballmer ao se referir ao Linux. “Não há inovação no mundo Linux. Eles clonaram muitas coisas do Windows, inclusive coisas antigas. Eles não se mostram muito abertos à inovação”, afirmou. “Se me perguntarem porque os clientes iriam querer o Linux em vez do Windows, eu responderia: não sei”.
O tema Linux ainda deu pano para a manga para o executivo: “No mercado de servidores, o Linux é muito popular, apesar de termos mais opção de suporte às comunidades. A Microsoft tem que trabalhar melhor a hospedagem de sites, é isso o que estamos tentando com a plataforma .Net. De qualquer forma, é muito gostoso ter um concorrente”, concluiu, rindo.
Ballmer afirmou que, “com um pouco de sorte”, a versão final do Windows XP estará pronta no dia 24/08. Ou seja, antecipando ainda mais o envio do novo sistema operacional para os fabricantes de computadores.
Sobre a discutível segurança dos sistemas da Microsoft – para lembrar, o Windows é o sistema campeão entre as preferências dos hackers em suas invasões, muito por causa de sua popularidade – Ballmer afirmou que há muitas pessoas trabalhando dentro da companhia para aprimorá-la nas novas versões de seus programas. “Ainda há muito o que fazer; estamos querendo levar produtos de segurança para dentro da caixa dos produtos – como na nova versão do Windows, que vem com firewall pessoal já incluído. É nossa obrigação cuidar da segurança dos nossos sistemas”, declarou.

MS abre código do Windows para universidades brasileiras – Ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou hoje em Brasília o programa Windows Shared Source, onde partes do código-fonte do Windows serão abertas para as universidades brasileiras.
De acordo com o comunicado oficial, é a primeira vez que a Microsoft abre as “principais linhas de código do sistema operacional” para uma comunidade acadêmica da América Latina. O programa, a ser aplicado principalmente nas regiões Sul, Sudeste, Brasília e Nordeste, servirá para ajudar na realização de novas pesquisas utilizando as linhas de desenvolvimento do Windows – e, com isso, a Microsoft entra em um mercado onde a presença do Linux é extremamente forte, que é justamente a área de pesquisas dentro do meio acadêmico brasileiro.
“Pretendemos estimular a pesquisa e o surgimento de novas aplicações de tecnologia da informação, colocando o Brasil na vanguarda do desenvolvimento de software”, declarou o diretor de estratégias corporativas da Microsoft Corporation, Mauro Muratório Not.
Além do novo programa, a Microsoft anunciou também que irá instalar seis centros de competência em software no país dentro dos próximos 24 meses. Nessa área, uma das principais metas da companhia será ambientar os profissionais brasileiros na linguagem XML (eXtensible Markup Language), uma das maiores apostas da Microsoft para os próximos anos no mercado de Internet.

Comentários de Ballmer surpreenderam comunidade Linux – O CEO da Conectiva, Sandro Nunes Henrique, se declarou bastante “surpreso” com as afirmações feitas pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, no dia 20/08, em São Paulo.
“Muito me admira que uma empresa que historicamente se baseou em outros produtos – como o DOS, o OS2 da IBM e a interface da Xerox, por exemplo – para desenvolver seus programas faça este tipo de comentário. O uso destes produtos nos pacotes da Microsoft está registrado em documentos”, disse Henrique, rebatendo a afirmação de Ballmer de que o Linux “clona” o Windows.
“Há outros pontos em questão”, prosseguiu Henrique. “Primeiro, se o Windows é um sistema fechado, significa que é difícil de ser clonado, e a afirmação de Ballmer é muito vaga sobre o que exatamente estaria sendo clonado. Mas o mais importante é que a ênfase do Linux está acima disso. No mundo do software aberto existem, sim, interfaces abertas baseadas em Windows, Amiga, Mac OS, entre outras, mas é com a intenção de oferecer maiores alternativas e maior conveniência aos usuários”, justificou Henrique.
Outro ponto discutido pelo executivo diz respeito ao anúncio da abertura de partes do código do Windows para universidades brasileiras. “O preocupante é que, em vez de ajudar, isso irá limitar as possibilidades de nossos desenvolvedores e pesquisadores. Porque, conforme consta no site shared-source.com [site criado pela comunidade americana de software livre para comentar o processo de licenciamento do Windows CE], a licença só permite que o código seja visto. Ou seja, não é permitido criar nenhum produto, open source ou não, baseado nele, ou mesmo apresentar melhorias ao sistema”, afirmou. “Esta abertura de código parece mais uma satisfação pública do que um avanço tecnológico”.
Henrique também mostrou-se indignado com a afirmação de Ballmer de que o mundo Linux “não teria novidades”. “É só ver o que vem acontecendo nos últimos quatro meses, o lançamento do KDE 2.2, do Kernel 2.4, ou mesmo a nossa iniciativa de criar redes utilizando computadores 486”, enumerou, contando que a rede em questão, apelidada carinhosamente como “rede de sucata” será exibida na próxima Comdex. “Essas afirmações (de Ballmer) são sem maiores fundamentações e quem fala uma coisa dessas deve estar muito mal-informado”, concluiu o presidente da Conectiva.

AT&T Latin America quer atuar em telefonia fixa no Brasil – A AT&T Latin America, subsidiária da gigante americana AT&T Corp, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizações para oferecer os serviços de telefonia fixa nacional e internacional a partir de 2002, quando o mercado brasileiro de telecomunicações será totalmente aberto à competição. O pedido foi encaminhado na primeira quinzena de agosto, informaram no dia 22/08 à Reuters pessoas próximas à iniciativa.
A Anatel ainda vai colocar para consulta pública as regras para a liberação de autorizações de telefonia fixa, mas já recebeu pedidos da Embratel e da Intercom, empresa do grupo americano Octet.
A AT&T Latin America atende no Brasil a mais de 900 clientes corporativos com serviços de dados e internet, tendo redes metropolitanas próprias nas cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.
No segundo trimestre, a AT&T Latin America investiu no Brasil 12,7 milhões de dólares, depois de ter colocado quase 85 milhões de dólares no ano passado. A receita da operação brasileira representou no segundo trimestre um terço do faturamento total da AT&T Latin America, que atua também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
A Intercom anunciou, no dia 22, que pretende obter um código de seleção da prestadora para oferecer serviços de telefonia fixa a partir do ano que vem. A Intercom atua no Brasil há menos de um ano, prestando serviços de dados corporativos com base nas redes de terceiros, e tem 75 clientes.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Quem não se lembra do Abraço à Universidade? Foi no dia 16 de abril de 1998, sendo que, vários momentos do abraço, que reuniu professores, funcionários e alunos da UFMG, foram registrados pela câmera do ceconiano Ronaldo Araújo Costa.

Todos se lembram desse dia e contam vários casos. O Sistemático, também, registrou em suas páginas o acontecimento, transcrito abaixo.


ABRAÇO NA UFMG
Promovido por professores, funcionários e alunos da UFMG, o Abraço à Universidade aconteceu hoje à tarde no Campus da Pampulha.
Muitos cartazes e faixas, balões, apitos, buzinaço dos carros que passavam, gente fantasiada, adesivos no peito e mãos dadas. Foi isto o que aconteceu: com muita alegria, apesar do calor, e com muito orgulho, todos abraçaram a UFMG.

O Sistemático, Ano XXII, no. 12 – 16/04/1998

 

Quem vai se reconhecer nesta foto? Lá estão Carlinhos, Maria Helena, Alda, Renato, Márcia e Luciene.

Aqui foi a vez de Lelé, Beth, Raimundo e Rosa

Uma vista da avenida do Campus



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 32, de 27/08/1981, publicou notícias sobre ocorrências na semana do Sistema Burroughs 6700, visita de Luiz Carlos Campos ao CPD da Universidade de Brasília, curso de SPSS, I Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA DE CONTROLE DE FREQÜÊNCIA
O Relatório de Especificação do Sistema de Controle de Freqüência foi aprovado hoje pela pela Diretora do Depto. de Pessoal e Diretora do CECOM. Esse projeto está sendo desenvolvido pelos analistas Benjamin Pinto Neto e Sônia Nair Ferreira Guerra.



Eventos



TREINAMENTO INA

Teve início na segunda-feira, dia 27, o treinamento de docentes, agentes de informática e secretários de departamentos na utilização dos módulos Produção e Pessoal do Sistema INA 2000. O treinamento, a cargo de Regina Helena Moura Brandi, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Josete de Souza Braga, da Proplan, foi dividido em cinco turmas, com a presença de:

Turma A – dia 27/08: Almir Tavares (Medicina), Ana Lúcia Esteves dos Santos (Fale), Christianne Luce G. Werneck (Educação Física), Danusa Dias Soares (Educação Física), Geraldo Vítor Marques (Centro Pedagógico), Gustavo Pereira Côrtes( Educação Física), Helder Ferreira Isayama (Educação Física), Isabel Cristina Vieira C, Diniz (Educação Física), Laura Helena P. M. Martins (Odontologia), Luiz Thadeu de Abreu Polleto Odontologia), Luiza Cristina T. Perdigão (Centro Pedagógico), Marcos Aurélio Nunes de Morais (Belas Artes), Maria de Lourdes Macedo (Belas Artes), Maria Lúcia Jacob D. Barros (Fale), Sérgio Luiz de Assis (Engenharia) e Silvilene Giovani Martins (Odontologia).

TURMA B – dia 28/08: André dos Reis Mota (Farmácia), Daniela de Freitas Marques (Direito), Dilma Castelo Branco Diniz (Fale), Leda Quércia Vieira (ICB), Luciano Sales Prado (Educação Física), Luiz Oswaldo C. Rodrigues (Educação Física), Margareth Amaral de Morais (Educação Física), Maria das Graças L. Brandão (Farmácia), Maria das Graças Moreira (Medicina), Maria Lígia M. de Camargo (Educação Física), Meyli Assbú Linhales (Educação Física), Nilo Rezende Viana Lima (Educação Física), Sandra Gesteira Coelho (Veterinária), Simone Ferreira S. Gaspar (Odontologia), Sônia Rodrigues Moreira (Garmácia), Thaís Horta Álvares da Silva (Farmácia) e Verônica Franco Parreira (Educação Física).

TURMA C – dia 29/08: Andréa Mara Macedo (ICB), Artur S. Pinto (ICB), Carlos Renato Machado (ICB), Edina de Souza Cruz (ICEx), Fátima Noronha (ICB), Jacqueline I. Alvarez Leite (ICB), Maria Elisabeth B. Margutti (ICB), Maria Helena da Silva (ICEx), Maria Helena de Lima P. Garcia (ICB), Miriam Martins Chaves (ICB), Sílvia Beleza de Moura (ICB), Vera Alvarenga Nunes (Veterinária) e Vera Lúcia Pereira A. Diniz (ICEx).

TURMA D – dia 03/09: Beatriz Vaz Leão (Fale), Ésio Eduardo Costa (Educação Física), Eustáquio Luiz Braga (Veterinária), Geraldo Magela Gomes (Odontologia), José Alves Pereira Gaia (Odontologia), Maria Miquelina Barra Rocha (Fale), Marilane Soares (Educação Física), Marília Melo de Oliveira (Odontologia), Patrizia Collina Bastianetto (Fale), Prosolina Alves Marra (Fale), Ricardo Luiz Carneiro (Educação Física), Rodolfo Novelino Benda (Educação Física), Ronaldo de Rezende (Educação Física), Rose Meire M. de Souza (Educação Física), Simone Koprowshi Garcia (Veterinária), Tarcísio Mauro Vago (Educação Física) e Túlio Max Ferreira Leite (Educação Física).

Turma E – dia 04/09: Ângela Sana Lopes (ICB), Ary Corrêa Júnior (ICB), Carlos Augusto Rosa (ICB), Cláudio Bomjardim (ICB), Eliane Novato Silva (ICB), Elisabeth S. Moreira (ICB), Glória Regina Franco (ICB), Iracema M. de C. Silva (ICB), Jacques Robert Nicoli (ICB), Júnia Handam (ICB), Maria Aparecida Resende (ICB), Marília Matos (Fale), Matilde Cota Koury (ICB), Patrícia S. Cisalpino (ICB), Regina Maria N. Drummond (ICB), Roberta de Paula Santos (Medicina) e Sueli Diniz (ICB).

O treinamento está sendo realizado na Sala de Aula do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 13:00 às 17:00.

TREINAMENTO

A equipe de desenvolvimento do CECOM terminou, no último dia 24, o treinamento do Módulo Análise e Design Orientado por Objetos. Já no dia 27, a mesma equipe iniciou o módulo Design e Programação Java Básico, com término previsto para 14 de setembro.

TREINAMENTO NOTES
Dentro do processo de implantação do Projeto Grude nas unidades administrativas, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria, da BU e Editora.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na quarta-feira da próxima semana, dia 5/9, de 13:00 às 17:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições devem ser feitas até o dia 4/8, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

INAUGURAÇÃO DA CASU
A nova sede da CASU – Caixa de Assistência à Saúde da Universidade/UFMG – será inaugurada hoje, dia 30 de agosto, às 17:00. A sede vai ocupar a Loja 1, na Praça de Serviços do Campus da Pampulha.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS:O Sistemático” envia os parabéns para Elizângela Souza Prado, no dia 1o. de setembro e Edir Cabral de Lacerda Ferreira, no dia 02. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, amanhã, dia 31; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Vânia Márcia Paiva Pacheco, no dia 04 e Laertes Junqueira e Acácio Antônio Vieira Monteiro, no dia 05.

VISITA: Dilma Sandrin está no Brasil e telefonou para a Redação do Sistemático, contando mil casos. Ela deve embarcar para o Canadá no sábado e deixou um abraço para todos.