Sistemático: Edição 1089 – 13/09/2001


Notícias



REDE UFMG NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA

O CECOM está solicitando ao DPFO a elaboração e execução de projeto que visa levar até a Estação Ecológica os benefícios da Rede UFMG. O serviço exigirá a construção de, aproximadamente, 250m de tubulação subterrânea, pela qual correrão o cabo de fibra ótica e um novo cabo telefônico. Após a conclusão do projeto, será possível desativar o cabo telefônico atual, de apenas dois pares, que chega até a sede da Estação Ecológica através de postes. O novo cabo telefônico permitirá a instalação, pela Telemar, de telefone público no local, que recebe em torno de 18.000 visitantes por ano.

TESTES COM SAMETIME

O pacote de softwares adquiridos pela UFMG junto à empresa Lotus, possui um produto com características de conversação e compartilhamento de recursos em grupo, de forma similar ao produto NetMeeting da Microsoft.

Este produto é o Sametime, através do qual é possível manter conversação com áudio e vídeo ou da forma clássica, através de frases de texto. Além disso, é possível transferir arquivos e compartilhar aplicativos entre os equipamentos conectados.

A vantagem do Sametime com relação ao NetMeeting, para o ambiente da UFMG, é que o Sametime integra-se completamente à plataforma Notes do Projeto Grude. Esta integração permite, com segurança, interligar usuários do Grude agilizando, inclusive, o processo de localização de pessoas logadas em um determinado momento.

Para avaliar a utilização do produto através da Rede UFMG, o LCC, o CECOM e a ATI estão iniciando testes através da comunicação entre seus três dirigentes.

LCC DESENVOLVERÁ ROTINAS EM WORK FLOW

Além do produto Sametime, citado na notícia “Testes com Sametime”, desta edição, o pacote de software Lotus possui ferramentas de produtividade para construção de fluxos de trabalho (Work Flow).

Utilizando-se destas ferramentas, o LCC está iniciando estudos para viabilizar a montagem dos principais fluxos de trabalho existentes na UFMG, que geram registro nos sistemas de controle de processos ou que dependem de controle informatizado.

O desenvolvimento das rotinas existentes neste ambiente de tecnologia da informação, permitirá a futura desativação do Sistema AAP (Administração/Apoio/Processo), residente no mainframe LX 5320. O mesmo poderá ocorrer com sistemas menores de uso departamental.

As atividades estão sendo conduzidas pelo diretor Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho e deverão passar pelo estudo prévio das rotinas, principalmente, do DRCA e DP.

CECOM E DCC TESTAM SERVIÇOS DE ÁUDIO E VÍDEO

O CECOM, através da DRC, e o DCC, através do POP-MG, estão testando a transmissão de áudio e vídeo dentro da Rede UFMG. Os testes, que utilizam tecnologia multicast, visam configurar adequadamente os equipamentos da rede e conectar a Rede UFMG ao MBONE (Multcast Backbone), uma rede virtual para transmissão multimídia que funciona dentro da Internet. Os softwares utilizados para transmissão de áudio e vídeo foram desenvolvidos pelo departamento de Ciência da Computação da University College London (“www.cs.ucl.ac.uk”). Para assistir às transmissões disponíveis, ou mesmo passar a gerar uma transmissão, é necessário instalar o pacote de software (“sdr”, “rat” e “vic”, disponíveis em “http://www-mice.cs.ucl.ac.uk/multimedia/software/”. No momento, somente as redes que já migraram para o novo backbone do Campus Pampulha têm acesso ao serviço.

DIGITALIZAÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA DA ARQUITETURA

Após a digitalização da Central Telefônica da Escola de Engenharia, no centro da cidade, foram iniciadas, esta semana, as atividades para digitalização da Central Telefônica da Escola de Arquitetura.

Ao contrário da Escola de Engenharia, esta modificação não trará ganhos significativos de economia. Porém, a comunidade da escola passará a contar com serviços de melhor qualidade.

Este processo de digitalização, conduzido pela DRC, já foi realizado em todas as unidades acadêmicas do centro da cidade. Restava apenas a Escola de Arquitetura.

As atividades estão sob a responsabilidade do engenheiro Antônio Carlos Soares.

HOMENAGEM AOS EX-ALUNOS DA UFMG

Será realizada hoje, dia 13/09, às 19:30, no Auditório da Reitoria, a homenagem aos Ex-Alunos da UFMG – Destaque 2001. Serão homenageados: Ângela Regina Pinto Coelho, Arnaldo Augusto Godoy, Fábio Paceli Anselmo, Henrique Antônio Santillo, Hugo Canfora, Ítalo Aurélio Gaetani, João Roberto Rodarte, Jonas Bloch, José Elias Murad, José Murilo de Carvalho, Maria Antonieta Bianchi, Murilo Paulino Badaró, Priscila Euler Freire de Carvalho, Radamés Teixeira da Silva, Samuel Rosa Alvarenga, Silma Maria Cunha Pinheiro e Silviano Santiago.

A homenagem faz parte do Programa Sempre UFMG, sob a coordenação da profa. Maria Cecília Diniz Nogueira, Assessora de Cooperação Institucional da UFMG.


Informativo



GenteWhere

Quase ninguém sabe que ela pertenceu ao CECOM, na década de 70, quando era estudante de Letras. Aquela menina magrinha, muito bonita, inteligente e humana, agora é a Assessora de Cooperação Internacional da UFMG: Maria Sueli de Oliveira Pires, a ex-ceconiana entrevistada da semana. Sueli continua a mesma, séria e ao mesmo tempo sorridente, muito consciente do papel que desempenha no âmbito universitário. Pelo pouco tempo que dispunha para a entrevista, foi com muito prazer que recebeu O Sistemático. Ela não acompanhou o nascimento do jornal do CECOM, mas o conheceu há pouco tempo e nunca mais deixou de ler as notícias daqui.

SIST: Como você veio trabalhar no CECOM?
SUELI: Em 1974, era estudante do curso de Letras e trabalhava na Secretaria da FAE, nos cursos do PREMEN, quando fiquei sabendo pela Yolanda, irmã da Euclídia, que haveria um concurso para Secretária Bilingüe, no CECOM. Disputei com seis ou sete candidatos e fui escolhida. Assim, em abril de 1974, comecei a trabalhar no CECOM. Foi uma experiência fundante, a minha primeira experiência profissional, num espaço muito diferenciado. A informática estava sendo introduzida no Brasil, tudo era novidade. Foi meu primeiro contato com pesquisadores estrangeiros e um deles foi Werner Streitwieser. Ele era muito interessante, muito curioso e com dois meses de Brasil já falava Português muito bem. Fazia perguntas que me deixavam apavorada. Corria atrás dos meus professores para explicar melhor para o Werner. Foi uma experiência intermediada pela palavra e meu objeto de estudo estava lá, em todos os momentos. O trabalho no CECOM contribuiu muito para a formação do meu perfil profissional, sem falar da experiência com todos os colegas, a maioria deles estagiários; os professores que eram pesquisadores e, ao mesmo tempo, ensinavam muito para todos nós. Com tantos estagiários no CECOM, me sentia também uma estagiária, bem mais que uma funcionária.
E as festas ceconianas, um caso à parte. O CECOM era uma festa. Também no CECOM tive a primeira experiência como revisora, que foi a tese de doutorado do Wilson de Pádua Paula Filho. Foi uma atividade de risco, pois era muito nova. Foi a glória ver aquele trabalho concluído. Conversava muito com o Wilson e tinha medo do Antônio Mendes, o chefão de todos nós ceconianos. Levei um bom tempo para “quebrar” aquele distanciamento. Após 19 meses trabalhando no CECOM, em outubro de 1975, resolvi sair, pois as atividades profissionais estavam incompatíveis com as atividades acadêmicas. Meu curso de Letras ainda funcionava na Fafich, na rua Carangola, e tinha aulas na parte da manhã, trabalhava no CECOM à tarde e à noite ia para a FAE, que já estava no campus. As atividades no CECOM eram prazerosas, mas tive que escolher: ou estudar ou trabalhar. Muitos acharam que foi uma loucura sair do CECOM, ganhando o salário que ganhava. Foi uma decisão muito difícil, talvez uma das mais decisivas em toda a minha vida, até agora.

(N.R.: Certa vez, Sueli foi indicada para dar um curso de Inglês para a turma de estagiários. Coitada! Era uma confusão, uma bagunça, tanto riso! E ela, sempre calma, tímida, tentando acalmar os ânimos! Aprendemos muito com Sueli e sempre, quando tínhamos alguma dúvida, corríamos para ela. Nunca me esqueci do plural de Curriculum Vitae, que é Curricula Vitorum, ensinado por ela.)

SIST: Saindo do CECOM, passou somente a estudar?
SUELI: Não. Assim que saí, fiz concurso para monitoria em Lingüística para ganhar 1/10 do que ganhava no CECOM. Eu me formei em Letras em julho de 1976 e, logo em seguida, fiz concurso para o mestrado em Lingüística Aplicada ao Português. Em 1977, comecei a fazer o mestrado. Poucos meses depois, surgiu um concurso para professor e lá estava eu no Departamento de Letras Vernáculas, onde permaneço até hoje. De 1979 a 1981, coordenei o setor de Língua Portuguesa. Resumindo: fazia o mestrado, dava aulas e criava filho. Uma correria e tudo isto na Fafich da rua Carangola. Fui subchefe de departamento em 1984 e chefe em 1987. Também fui representante da FALE no CEPE, entre 87 e 89, integrando a Câmara de Graduação, sob a batuta da então Pró-Reitora, Vanessa Guimarães Pinto. Depois disso tudo, fui fazer o doutorado em Lingüística e Análise do Discurso, na USP. Foi um ano e meio de muito sacrifício, indo e voltando, todas as semanas, de São Paulo. No início do terceiro ano do doutorado, fui para doutorado-sanduíche em Genebra, onde fiquei 8 meses. Logo após minha defesa de tese, fui indicada pelos colegas para a coordenação da Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos. Desde 1997, coordeno o convênio de cooperação acadêmico-científica entre a Fale e a Faculdade de Letras da Universidade de Genebra, além de ser membro do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG.

SIST: E como assumiu a Assessoria de Cooperação Internacional?
SUELI: A assessoria foi criada na década de 70 como assessoria diretamente ligada ao Reitor, depois passou a ser vinculada à PRPG, à PRPq. Já na gestão do prof. César de Sá Barreto e da Ana Lúcia Gazzola, a ACI passou a ter uma autonomia significativa. Atribuo a minha indicação para o cargo ao fato de ambos terem percebido minha vocação internacionalizante, mas com o pé fincado na ‘terra brasilis’. Atuamos junto às diretorias dos colegiados acadêmicos, não só dando suporte às demandas, mas propondo ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Está sendo um trabalho muito bom, gratificante. Como é um trabalho diretamente ligado à graduação, pós-graduação e extensão, é uma oportunidade única para ter contato com outras universidades similares ou bem diferentes da UFMG. E divulgamos com muito zelo a UFMG nos outros países. Como a UFMG despontou no cenário nacional como uma das melhores universidades, a demanda tem sido crescente, demanda de alunos de outras universidades. Sem desprezar os demais níveis, temos buscado dinamizar o intercâmbio de estudantes de graduação. Com o fluxo de alunos, foram criados programas formais de intercâmbio, de forma planejada e muito bem divulgada. A equipe da ACI é restrita, mas muito ativa, de tal forma que suas atividades têm ressonância em toda a universidade. A ACI conta hoje com uma estrutura organizacional dinâmica, abrangendo dois setores básicos: de Convênios, sob a chefia da Aída Arancíbia, e de Divulgação, sob a chefia da Ester.

Concluindo, Sueli disse que a maior experiência em todos os trabalhos que desenvolveu foram as relações humanas: conhecer pessoas com experiências e modos de ser diferenciados. “Isto tudo move o dia-a-dia”.

Agradecemos à Sueli a conversa e a oportunidade para poder contar para todos os leitores, com muito orgulho, a sua história no CECOM e na UFMG. Também matamos a saudade daquela época de estudantes/estagiários, relembrando casos muito engraçados e pessoas que marcaram aquele período.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Uma página super legal para quem quer aprender a usar as ferramentas do dia-a-dia é a http://www.webaula.com.br. Com ensino a distância, a página oferece diversos cursos gratuitos com aulas interativas desenvolvidas em Flash. Aproveite a chance para você aprender mais sobre micro informática e alguns programas, como Windows 98, Microsoft Word 97, MS Access 97, Corel Draw 9.0, Flash 4.0, FrontPage e Power Point 97.

– Descoberta em 1940 no sul da França, a gruta de Lascaux costumava receber quase 1.200 pessoas por dia. Em 1955, começaram a ser percebidos os primeiros sinais de deterioração das pinturas, que foi uma das principais descobertas arqueológicas do século XX, devido ao excesso de dióxido de carbono introduzido na caverna pela respiração das pessoas. Mas se você quer conhecer esta cavena e obter informações sobre o seu descobrimento e fotos, digite http://www.culture.gouv.fr/culture/arcnat/lascaux/fr/. (Site em Inglês, Francês e Alemão)

– Quem é que não gosta de dar um download? Na Web, um download não dói, às vezes. Se você é um daqueles que baixa tudo da Web, não perca a oportunidade de visitar a página http://www.netdownloads.com.br/. Freeware e shareware divididos em diversas categorias, com vários produtos ao seu dispor. ICQ, editores de imagem, compactadores, gerenciadores de download, correio eletrônico, editores de HTML, anti-vírus e diversos aplicativos.

– Se você é daqueles que gosta de cliparts, papéis de parede, fotos, protetores de tela e imagens diversas (inclusive 3D), dê uma navegada na página http://www.freeze.com. Lá você encontrará links para alguns dos melhores sites na Web com esse tipo de material, incluindo downloads gratuitos. (Site em Inglês).

– Você quer comprar pela Web? Quer um bom preço? Então, visite a página http://www.bondfaro.com/bondfaro/index.jsp e deixe que ela pesquise para você. Guia de compras e as sugestões de presentes etc. Lembre-se, não se esqueça de comparar também o frete que cada loja cobra para sua cidade.

– Um joguinho legal é o Chompster 3D, uma versão moderna do PacMan, com mais de 60 mundos 3D, incluindo o Donkey Kong Country. O jogo, gratuito, traz 5 personagens diferentes, música e som de voz, em um arquivo com apenas 2.57 MB. Onde pegar? No endereço: http://www.gamewizardpro.com/freegames/chompster/chompster.html.

– Sei que você adora mudar a cara de seu computador. Sei também que quando você encontra papéis de parede legais logo você traz e muda o fundo da sua página. Mas se você é ligado em filmes, a página http://www.yourwallpaper.com/ tem papéis de parede de alguns, como: Matrix, Britney Spears, Arquivo-X e Tomb Raider etc.

– Se você já começou a pensar onde passar as férias, veja este pedaço de paraíso localizado a 70 km ao sul de Salvador, com dicas de passeios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e compras. Fotos maravilhosas de todas as praias e um histórico do lugar. Sabe onde fica? No Sul da Bahia, na cidade de Itacaré. Nome da página? http://www.itacare.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no dia 31/08, a seguinte notícia:

Sun mostra beta do StarOffice 6 na Linux – No dia 29/08, em sua apresentação durante a LinuxWorld Conference and Expo (que aconteceu de 26 a 30/08, em São Francisco, na Califórnia), a Sun mostrou a nova versão de seu pacote de escritório StarOffice – a 6.0.
O liberação do beta do StarOffice 6 deve acontecer no início de outubro e, seu lançamento oficial, apenas no ano que vem.
De acordo com o site BetaNews, as novidades da versão começam com o suporte a línguas asiáticas. Mas a companhia ainda promete uma série de novos recursos de performance, compatibilidade, e a introdução do XML como formato padrão para arquivos.
O BetaNews comenta que a Sun realizou muitas mudanças no pacote desde o lançamento da versão 5.2 – e, depois de muito criticado pelos usuários, finalmente optou por entregar o StarOffice com softwares independentes, e não mais como uma suíte integrada.
Outra mudança notada pela equipe do site é que o novo StarOffice parece mais fácil de usar, trazendo templates, cliparts, botões e ícones mais intuitivos. O suporte a arquivos gravados em formato Microsoft Office continua – mas a Sun vai reforçar o foco mesmo no formato XML, que é compatível universalmente, proporciona interatividade e grava arquivos com tamanho menor do que os formatos mais utilizados.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 24 de novembro de 1999, ocorreu o desligamento simbólico do Sistema A10, que estava em funcionamento na UFMG desde o final do ano de 1987.

Para não deixar a data passar em brancas nuvens, todos os funcionários foram convidados a participarem desse momento histórico. Ao final do evento de adeus ao A10, foi oferecido um lanche aos funcionários.

As fotos foram tiradas por Renato Righi e mostram:
Foto 1: À esquerda: Carlos Alfeu, Nilson, Daniel, Max, Lelé, Paulo, Edu, Tina e Elza. À direita: Paulo Inácio, Ronaldo, Carlos Roberto e Gilmar. Beth, Helvécio e Leão, ao fundo.

Foto 2: Leão, Helvécio e Márcia. É claro que o Leão não queria que ninguém tirasse o A10 do subsolo.

Foto 3: César, Gilmar, Eliane, Carlos Alfeu, Nilson e Helvécio. Nada como verificar o A10 antes que fosse embora!

Foto 4: Um lanche muito saboroso com a participação de: Carlos Alfeu, Márcia, Lelé, Alda, Beth, Bessa, Carlos Roberto, Daniel, Wanderson e Eliane. Ao fundo: Paulo, Gilmar, Rubens, Alfredo, Rosa, Edu, Maria Helena, Ronaldo, Cloves, Leão, Raimundo, Helvécio, Tina, César, Xina e Iremar.


HÁ QUASE 2 ANOS…

DESLIGAMENTO DO A10
Ontem, à tarde, ocorreu o desligamento simbólico do mainframe A10, que estava em funcionamento na UFMG desde o final do ano de 1987. Todos os sistemas sediados no A10 já haviam sido transferidos para o computador LX 5320, desde o dia 11 de outubro.
Desde a última sexta-feira, dia 19 de novembro, o A10 não está mais coberto com relação à manutenção de software e hardware.
Como a solução de impressão centralizada através do LX 5320 ainda não está estabilizada, a Diretoria do CECOM optou por continuar utilizando o A10 como servidor de impressão, enquanto ele suportar ou até que seja resolvida a questão de impressão centralizada do LX.
O evento de desligamento contou com a presença de diversos funcionários do CECOM e ATI e de técnicos da Unisys que cuidaram do A10 nos últimos anos.

(O Sistemático – Ano XXIII, no. 42 – 25/11/1999)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 34, de 10/09/1981, publicou notícias sobre os projetos que a Divisão de Usuários estava desenvolvendo para o DP, organização do controle de material do CECOM, plano de treinamento, visitas ao B6700, estágio no Setor de Programação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROGRAMA UFMG/PROMARQ
Foi realizada hoje, pela Divisão de Projetos Administrativos, uma apresentação do programa UFMG/PROMARQ. A apresentação foi feita pelo chefe do Setor de Programação, Mauro Siqueira Lopes, e foi dirigida aos elementos da própria divisão.
Está sendo programada uma nova apresentação, dirigida principalmente ao pessoal do Setor de Manutenção da Divisão de Serviços Implantados.



Eventos



CURSO DE LOTUS WORDPRO

Dentro do processo de consolidação do Lotus Smartsuite como ferramenta de edição nas redes administrativas, o CECOM estará oferecendo uma turma de treinamento enfocando o editor Lotus WordPro para os usuários destas redes.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada no período de 17 a 21/9, de 13:30 às 16:30, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Estarão participando do treinamento os seguintes funcionários: Alcino Pires da Silva (Imprensa), André Gomes Moura (CAC), Beatriz do Socorro Trindade (Editora), Célio de Oliveira Santos (PRPQ), Cláudia Márcia da Silva Ferreira (PRA), Delma Nogueira de Souza Gurgel (Imprensa), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Esdras Viggiano de Souza (CECOM), Euclídia Leopoldina de Macedo Editora), Francisco Amadeu de Souza Filho (Imprensa), Idelfonso Carrieri (Imprensa), José João Teixeira (CECOM), Leonardo Erick Lopes (Editora), Núbia de Souza Minelli (DPFO), Núbia Natália Sette de Abril (Editora), Rosângela Sales Félix (DPFO), Tiago Luis Loura (ACI) e Vanessa Natália Sette de Abril (Editora). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Antônio Eustáquio Rodrigues.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos, aniversariantes da semana: Aldemar Lopes de Souza (Centro Cultural) e Arnaldo José de Oliveira, hoje, dia 13; Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI) e Ricardo Yokoyama, no dia 18 e Maria do Carmo Viegas, no dia 20.