Sistemático: Edição 1108 – 25/04/2002


Notícias



MARCADA DATA DO PREGÃO DA TELEFONIA CELULAR

Fechando o processo de reorganização das licitações relacionadas a serviços de telefonia, o CECOM realizará, no dia 30 de abril, o Pregão para contratação de serviços de telefonia móvel celular a serem utilizados pela Administração Central.

O processo de reorganização das licitações foi iniciado pela DAA e DRC, a partir da contratação dos serviços de telefonia fixa local, regional e internacional. Depois, foi tratada a contratação dos serviços de comunicação de dados.

Em todos estes momentos, DAA e DRC recorreram, de forma pioneira, ao uso da modalidade de Pregão. O único caso mantido na modalidade de inexigibilidade de licitação foi o da telefonia local, na qual ainda não existe concorrência de fato.

Estes procedimentos, que têm gerado economias significativas para a Universidade, passarão a ser rotineiros na contratação destes serviços.

REGISTRO DE CALOUROS SERÁ PALCO DE PROJETO-PILOTO

Há alguns meses, a diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, vem avaliando com o CECOM alternativas para agilização, desburocratização e melhoria na qualidade do processo de registro dos calouros da Universidade. Este é um momento muito importante no relacionamento entre a Universidade e seus alunos, pois é a porta de entrada da vida acadêmica dos estudantes recém chegados.

Diversos aspectos estão sendo analisados e levarão, ao serem implantados, a uma melhor qualidade na prestação deste serviço.

Como novidade tecnológica, a equipe que está projetando o novo Sistema de Controle Acadêmico da UFMG pretende utilizar este processo para realizar projeto-piloto no qual serão testados metodologia e recursos tecnológicos que serão posteriormente utilizados no desenvolvimento dos módulos do Sistema Acadêmico. Desta forma, as transações realizadas para registro dos calouros serão executadas com interface Web, utilizando-se de recursos do ambiente WebSphere Application Server e do sistema gerenciador de banco de dados Oracle 9i.

DCP MONITORA AMBIENTE METAFRAME

Todas as aplicações desenvolvidas pelo CECOM em ambiente Cliente/Servidor são disponibilizadas através de um cluster de servidores composto de três equipamentos. Nestes equipamentos, o ambiente operacional é baseado em arquitetura Windows NT e Metaframe Citrix. Entre os três equipamentos é feito balanceamento de carga, que permite a distribuição equitativa de, até, 45 usuários simultâneos em cada máquina, o que dá ao cluster a capacidade de atendimento de até 135 usuários simultâneos.

Para permitir um melhor planejamento de crescimento deste ambiente, a DCP passou a monitorar, de hora em hora, a carga dos equipamentos desde as 08:00 da manhã da última segunda-feira.

Este levantamento, que é encerrado diariamente às 19:00, será realizado de forma ininterrupta, por tempo indeterminado.

O objetivo é permitir que, de forma antecipada, possam ser previstas ações de investimentos para ampliação da capacidade de carga, já que diversos sistemas críticos se utilizam deste ambiente, dentre os quais, destaca-se o Sistema INA.

INFECÇÃO POR VÍRUS

Na última semana, as diversas versões dos vírus W32.Elkern e W32.Klez atacaram a rede mundial de computadores. Ambos os vírus infectam o computador, identificam a lista de endereços do usuário do equipamento e passam a se enviar, por e-mail, a estes endereços, além de tentar infectar os caminhos de rede.

A Rede Administrativa, apesar de também atingida por estes vírus, sofreu prejuízo pequeno, já que a equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria tomou rapidamente as medidas necessárias para a desinfecção e a prevenção: foi atualizado o anti-vírus Inoculan e colocada a execução automática, quando o usuário se conecta à rede local, de uma ferramenta de remoção destes vírus. A conseqüência visível desta execução é uma certa lentidão do micro na utilização dos demais aplicativos.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DO CECOM/PRORH

O cronograma do Programa de Treinamento, organizado pelo CECOM em parceria com o DRH/ProRH, já está sendo divulgado, podendo sofrer algumas alterações. Para o 1o. semestre de 2002, serão oferecidos os seguintes cursos:


Curso
Período
Horário
Local
Informática Instrumental – Word
de 15/04 a 06/05
08:30 às 11:30
CECOM
Informática Instrumental – Word (*)
de 22/04 a 27/05
14:00 às 17:00
SAT
Lotus 123
de 03 a 07/05
13:30 às 16:30
CECOM
Informática Instrumental – Word
de 10 a 28/06
13:30 às 16:30
SAT
Informática Instrumental – WordPro
de 17/06 a 05/07
08:30 às 11:30
CECOM
Excel
de 17 a 21/06
13:30 às 16:30
CECOM
PowerPoint
de 24 a 27/06
13:30 às 16:30
CECOM

(*) O curso é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras

INFORUSO SUCESU 2002

Está sendo realizado, desde o dia 22, no Expominas, o evento Inforuso Sucesu 2002, juntamente com a XVIII Feira de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais.

Estão sendo realizadas diversas palestras, cujo programa vai ser encerrado amanhã, dia 26, pelas empresas Cemig, Telemig, Telemar, Plansis, Prodemge, Grupo A&C, RM Sistemas, Embratel, Siemens, Enterasys, Vesper, AT&T, Digitro, Aceco, NAI-Network, Vignette, Unicert e Way TV.

A Feira de Informática está contando com a presença de 203 expositores e vai ser encerrada no sábado, dia 27.


Informativo



GENTEWHERE

Quando passamos na Imprensa, sempre damos um jeito de passar na sala dele para dizer, pelo menos, um olá. E ele nunca deixou de dar atenção, conversando muito e contando mil casos. Realmente, ele gosta muito de conversar e sempre foi assim. Às vezes é tímido, outras vezes, extrovertido, mantendo sempre um sorriso para todos. Ele é Benjamim Pinto Neto, um ex-ceconiano que foi para a Imprensa Universitária.

SIST: Como descobriu a Informática?
BENJAMIM: Em 1973, após sair do curso de Formação de Oficiais da Reserva do Exercito Brasileiro, fui tentar vestibular na UFMG e na Universidade Católica, não sendo bem sucedido na primeira tentativa. No meio do ano, fiquei por acaso, sabendo do vestibular para o curso de Processamento de Dados. Nem sabia o que era, mas tentei e passei, pertencendo à primeira turma do curso. E comecei a conhecer e vivenciar a UFMG e a informática, iniciando o contato com o CECOM, onde trabalhava a maioria dos professores do curso.

SIST: Foi aí que teve início a sua história na UFMG?
BENJAMIM: Em 1975, ainda na época do curso, fui estagiar na CICOMP, empresa em Contagem. Quando me formei, como tinha muito contato com o pessoal do CECOM, me chamaram para fazer parte da equipe. Já desenvolvendo sistema, fui contratado como analista em 01 de outubro de 1975, com contrato da FUNDEP, para trabalhar com o prof. Bauer e a grande equipe do CECOM, na área de software. Comecei na mesma sala de raridades como o Leão, Rainer, Bauer, Osias Baptista, Romildo e outros. Na época em que entrei, vieram do curso de Processamento de Dados também o Yoshida, o Chang, o Wolf, o Henrique Brasil, o Efigênio, o Frederico Amaral, a Marília, o Paulo Marciano, o Piau e outros. Perdoem-me aqueles de quem não me lembrei agora; é porque aquela era uma família numerosa e bastante entrosada, com muitos apelidos e festas e tal. Em 1976, passei para a UFMG através de Concurso Público.

SIST: Quando mudou de área?
BENJAMIM: Depois de algum tempo, fui trabalhar na área de gerenciamento de produção, como auxiliar do Romildo, no subsolo, onde permaneci por uns dez anos e onde tudo era “para ontem”.
Grandes desafios enfrentamos, pois era uma equipe heterogênea fazendo de tudo, com recurso regrado. Acho que todos sobrevivemos bem, tínhamos que organizar as tarefas com poucas informações, e a máquina era disputada pela pesquisa, ensino e os sistemas administrativos da UFMG. Quando assumimos o processamento do vestibular, tivemos que criar as rotinas e equipes mesclando o que sabíamos e o que imaginávamos que seria. Deu tudo certo, inclusive, certa vez, antecipamos o resultado. A equipe era formada só de gente fina. No subsolo, fui supervisor de produção e depois supervisor do controle de produção.

SIST: Como aconteceu a saída do subsolo?
BENJAMIM: Estava tentando mudar de área e em 198, surgiu o convite da Miriam, diretora do CECOM na época, para trabalhar na Divisão de Projetos Administrativos. Aceitei o convite e fui para o 8º andar, para assessorar a Laura, chefe de desenvolvimento de sistema. Depois, trabalhei junto com a Sônia Guerra no desenvolvimento do sistema Freqüência, o que nos fez trabalhar fins de semana, noites inteiras, às vezes revezando até os programadores. Como tínhamos que treinar usuários, fazer relatórios, alterar manuais institucionais da UFMG, desenhar rotinas, formulários, elaborar manuais, projetar, desenvolver, programar e testar todo o sistema, num prazo pré-estabelecido, foi uma grande luta, uma grande vitória para o CECOM. Fomos pioneiros, em nível nacional, a fazer gerência automatizada de freqüência. Depois, fui trabalhar no setor de manutenção de Sistemas de Pessoal, mais tarde nos Sistemas Financeiros, e depois nos Sistemas Acadêmicos. Desenvolvemos ainda o Sistema de Gerência de Diplomas.

SIST: Quando saiu do CECOM?
BENJAMIM: Em meados de 1995, fui convidado a desenvolver um sistema de organização da Imprensa Universitária, sendo que neste desafio, teria a minha participação efetiva no processo, em vez de ver o sistema de fora. Para desenvolver este sistema, me transferi, fazendo parte da boa equipe que faz a produção gráfica da UFMG. Compramos o software de um sistema de gerência pronto, o CIAGRAF, preparamos os servidores da Imprensa Universitária para a nova forma de interação de suas atividades e o sistema de gerência, fizemos a parametrização do sistema e estamos atualmente fazendo análises de custo, avaliando cada etapa da produção e os insumos utilizados. Este sistema precisa ser ajustado em função da equipe, dos serviços e dos equipamentos, implicando sempre em atualizações, novos treinamentos e reciclagem dos funcionários envolvidos. Também faço suporte a atividades que envolvam sistematização e informática, como rede local, sistema informatizado de tratamento de imagens e geração de fotolitos on line etc. Estou na Imprensa na função de assessor de informática.

SIST: Como você está hoje em dia?
BENJAMIM: Quando cheguei ao CECOM, era jovem, solteiro, cheio de planos. Hoje, menos jovem, os planos continuam existindo. Ainda não consegui o divórcio, faltando pouco. Meus filhos, Bruno e Rodrigo, estão na FACE, ambos fazendo o curso de Administração. Moram em Sabará e como eu, aprenderam também a sair de manhã, bem cedo, para trabalhar e estudar. Às vezes, só vemos o sol próximo de Belo Horizonte, enquanto a neblina cobre o amanhecer em Sabará.

SIST: Sente saudades do CECOM?
BENJAMIM: A saudade do convívio dos amigos, dos papos diversos, da salinha do café, e dos desafios que o CECOM oferecia ainda existe. Falar dos amigos é reacender tudo de bom que vivemos, e citar nomes é falar de parte de um todo que é a minha vida. Todos do CECOM que conheci estão vivos em minha memória. A vida nos leva a buscar novos caminhos e, em cada lugar que interagimos, fazemos novos amigos, que somam a todos que amamos, que são importantes em minha vida. Um abração para todos e obrigado pela oportunidade.

Nós que agradecemos as palavras e a oportunidade de poder contar para todos onde e como se encontra o Benjamim. E sabemos que onde ele estiver estará sempre pronto a ajudar quem o procura. A amizade continua.

BOATOS SOBRE VÍRUS

Na semana passada, circulou pela UFMG boato que configurava a existência de um vírus. Tratava-se de um falso vírus, conforme notícia no site Terra, de 15/04, transcrita a seguir:

“Depois de aproximadamente um ano, durante o qual atormentou milhares de usuários no mundo inteiro, o famigerado — e falso — vírus “Sulfnbk.exe” ressurge na forma de uma variante. Desta vez, o nome do arquivo é jdbgmgr.exe. Como o Sulfnbk.exe, o arquivo jdbgmgr.exe pertence ao Windows, não é um vírus e não deve ser apagado do sistema.
A mensagem que nos chegou foi detectada nos EUA pela especialista em vírus do site About.com, Mary Landesman, que recebeu para consulta um e-mail de um leitor da Venezuela. Como o texto do boato está em idioma latino, Landesman enviou-o à redação, para que confirmasse do que se tratava. E não há dúvidas de que é um novo “hoax” tentando enganar usuários incautos.
A mensagem amedronta usuários do Hotmail afirmando que o arquivo jdbgmgr.exe, o qual possui o ícone de um ursinho, é um vírus, capaz de destruir todo o sistema. O vírus se propagaria pelo MSN Messenger e pelo catálogo de endereços presente no PC. Não é detectado pelos antivírus McAfee e Norton e permanece dormente na máquina por 14 dias (exatamente como uma das versões do Sulfnbk.exe). Em seguida, há instruções de como localizar e apagar o arquivo do sistema.
Na verdade, o jdbgmgr.exe faz parte do Windows e é um arquivo da Microsoft utilizado no debug (ferramenta para encontrar bugs) da linguagem Java. Portanto, é inofensivo à máquina e não deve ser deletado. Obviamente a mensagem também não deve ser repassada adiante. Em vez disso, deve ser ignorada ou mesmo excluída.
Os sites da Symantec e da McAfee já publicaram alertas sobre o “hoax”, assim como o site VSAntivirus. Todos fazem referência ao fato de que, como todo arquivo executável, o jdbgmgr.exe pode ser infectado por vírus verdadeiros, como o Magistr e o Efortune. Apesar disso, não existem descrições de vírus como as relatadas pela mensagem que está circulando.
Se há um boato recente sobre vírus que causou tantos problemas, e mesmo prejuízo, quanto um vírus verdadeiro, este é o do “Sulfnbk.exe”. Aparentemente, Landesman preferiu nem tocar no assunto, pois não publicou em seu site nada a respeito disso.
“Detesto ver qualquer coisa que mesmo remotamente se assemelhe ao “hoax” Sulfnbk.exe. Ele se tornou um pesadelo para quem trabalha com suporte ao usuário”, comenta, referindo-se à histeria que tomou conta de muitos internautas americanos no ano passado por causa do boato.”

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– A novela O Clone vem abordando a clonagem e tenta passar para os seus expectadores o quê e como se faz uma clonagem. Mas o que é um clone? Quando ouvimos falar em clonagem, a primeira coisa que nos vêm “em mente é a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado, a partir das células de um indivíduo adulto. A clonagem, entretanto, não se refere apenas ao método aplicado no caso de Dolly…" Não se perca em informações contraditórias e aponte o seu navegador para a página http://intermega.globo.com/biotemas/clonagem.htm.

– Tudo tem se transformado em museu, principalmente equipamentos eletrônicos. Para não perder o ritmo, a HP tem um museu de calculadoras. Navegue até a página http://www.hpmuseum.org/ e veja como elas eram grandes. De 1914 até 1986, em ordem cronológica, tem fotos das antigas calculadoras que já fizeram a cabeça da rapaziada. (Site em Inglês)

– Se você é daqueles que gosta de software livre, não fique pesquisando pra lá e pra cá. A página http://www.interney.net tem tudo que você precisa.

– Muito legal é a página "As Descontroladas’. É um blog coletivo feminino, onde se pode conversar com outras mulheres e expor as idéias. Sem tabus e sem medo. Se quiser blogar, mande e-mail. O endereço é: http://quelkizirian.blogspot.com/.

– Você sabia que a palavra karaokê é de origem japonesa e de origem karappo (vazio) e okesutura (orquestra)? Mas se quer se divertir cantando músicas sobre um fundo instrumental, você pode adquirir um equipamento específico ou instalar em seu computador um dos diversos programas de karaokê, como o Real Orche, recomendado pelo Karaokez. Instalado o programa, é só começar a escolher as dezenas de músicas nacionais e internacionais disponíveis na página http://www.karaokez.com.br/.

– E já que falamos de diversão, vale a pena visitar a página dos Jogos de Tabuleiro. É uma ótima dica para quem gosta de jogos de tabuleiro e de mesa. Nela, você vai encontrar a história e as regras de jogos clássicos como Gamão, Ludo, Damas e Xadrez, além de informações e curiosidades sobre jogos modernos, como Banco Imobiliário, Detetive, War e Senha. O site também traz jogos de cartas, dados e quebra-cabeças, além de comentar as novidades da Feira de Brinquedos 2002. O endereço é: http://www.angelfire.com/ab/jogos/.

– Se você gosta de ouvir músicas no computador e brincar de DJ, experimente o MP3 Surgeon, um software que permite cortar, dividir, unir e normalizar arquivos MP3, além de incluir o efeito de "fade in/out", sem perda de qualidade do original. O programa, além de fazer edição, também permite catalogar seus arquivos via Excel ou Access. A versão demo trabalha com arquivos de até 4 MB. O endereço é: http://www.mp3surgeon.com/.

APOSTILAS DOS APLICATIVOS DO SMARTSUITE

Já se encontram disponíveis na Intranet do CECOM as apostilas, nível básico, dos aplicativos do SmartSuite para que as pessoas interessadas em aprender, possam utilizá-las. O material se refere ao WordPro (editor de texto), 123 (planilha eletrônica), Freelance (apresentador) e Approach (banco de dados). 1

Para encontrar o material, siga os passos abaixo:
1. Abra o navegador existente no seu micro (Internet Explorer ou Netscape).
2. Vá para intranet.adm.ufmg.br/cecom.
3. No quadro da esquerda da sua tela, clique no link DAC.
4. Na nova tela apresentada, procure na coluna da direita da sua tela o grupo Curso/Treinamento. Use a barra de rolagem vertical para encontrá-lo.
5. Clique no link Apostila.
6. Veja a relação mostrada na sua tela e clique no link do aplicativo desejado.

Para ver dicas sobre os aplicativos do SmartSuite, siga os passos abaixo:
1. Abra o navegador do seu micro.
2. Vá para intranet.adm.ufmg.br/cecom.
3. No quadro da esquerda da sua tela, procure o grupo o link DAC.
4. Na nova tela apresentada, procure na coluna da direita da sua tela o grupo Ambiente Windows. Use a barra de rolagem vertical para encontrá-lo.
5. Clique no link Smartsuite.
6. Veja a relação mostrada na sua tela e clique no link da dica desejada.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Palms e celulares ajudam bombeiros de BH – Handhelds da linha Palm e celulares agora integram a lista de equipamentos de segurança dos bombeiros de Belo Horizonte, MG. Eles começaram no dia 12/04 a utilizar esses dispositivos em suas operações para agilizar o atendimento a emergências e a vistorias realizadas diariamente.
O objetivo é possibilitar o envio de todas as informações de cada ocorrência instantaneamente do próprio local. Para cada vistoria feita pelo bombeiro, é necessário o preenchimento de seis folhas de informações que são computadas somente quando a viatura retorna da rua. Com a utilização dos palms e celulares, o batalhão espera reduzir em 50% o tempo de atendimento.
Esse projeto é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a PalmSys, empresa brasileira que desenvolve soluções para portáteis da Palm. Hoje também participam da parceria a própria Palm e a operadora TIM Maxitel.
Fora a agilidade no tempo de cada ocorrência, o Corpo de Bombeiros espera melhorar a qualidade de atendimento com a nova solução. No sistema criado pela PalmSys, os bombeiros acessam toda a legislação e as normas técnicas sobre incêndio e resgate instantaneamente pelo Palm.
Além de os bombeiros enviarem os dados pela rede celular, eles também poderão receber informações de apoio por ela. Em caso de incêndio em grandes construções, a central poderá enviar pela rede todos os dados do lugar – como quantidade de hidrantes, quantos andares tem o edifício e quantas pessoas costumam transitar por lá – enquanto o bombeiro ainda está seguindo para o local.
Nesse início de operações, estão sendo utilizadas 29 unidades de Palm V e 29 celulares Nokia 3320, rotativamente, entre os bombeiros do 1º Batalhão de Belo Horizonte. A intenção é em breve estender a solução para toda a corporação.

Nova urna eletrônica terá voto impresso – O Tribunal Superior Eleitoral mostrou ontem (17), em Brasília, o protótipo da nova urna eletrônica com voto impresso, que será utilizada nas próximas eleições presidenciais.
A partir de junho, o TSE já começa a distribuir as novas urnas aos tribunais regionais. O pacote inclui equipamentos com impressora externa, rodando Windows CE, que serão testados em 5% do parque eleitoral brasileiro (composto por 51 mil novas máquinas), a princípio no Distrito Federal, Sergipe e Alagoas e outros 71 municípios importantes do país – o que dá, pelos cálculos do TSE, um total de oito milhões de eleitores em 19.658 seções eleitorais.
A impressão do comprovante de voto é uma determinação do Congresso Nacional agora cumprida pelo TSE, e serve para a conferência do eleitor – que, depois de votar, deve depositar o mesmo em uma urna lacrada.
Outra novidade do TSE é a simulação de voto, que pode ser conferida no site do órgão. Além de instrutivo, o exercício pode ser divertido, já que o TSE colocou no simulador falsos candidatos como o comediante Mussum, o apresentador Chacrinha, o escritor Machado de Assis, o cantor e compositor Cazuza e até a atriz Daniella Perez. Para conferir, entre no endereço www.tse.gov.br/eleicoes/eleicoes2002/index.html e clique no link Simulação de Votação.

NOVA OPÇÃO DE TELEFONIA FIXA

O jornal Hoje em Dia, de 23/04/2002, publicou matéria sobre a nova opção de telefonia fixa, transcrita a seguir:

“Até o final deste primeiro semestre, a Embratel pretende iniciar operação na área de telefonia local, e seu primeiro produto neste segmento será o serviço corporativo. O que significa que as empresas vão poder contar com mais uma opção para a telefonia fixa. A previsão é do diretor de vendas corporativas da Embratel, Luiz Riscado. Ele concedeu entrevista coletiva ontem na abertura da 18ª Feira de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Inforuso/Sucesu), que permanece até o próximo sábado, dia 27, no Expominas, pavilhão de feiras do Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte.
Desde a privatização das telecomunicações, em 1997, a Embratel passou a operar apenas com ligações de longa distância, domésticas e internacionais. A operadora, segundo Luiz Riscado, detém 55% do mercado, nas áreas de Discagem Direta à Distância (DDD), e de Discagem Direta Internacional (DDI). No segmento corporativo, a Embratel também fica com a maior fatia – 52% – da comunicação de dados para empresas. “Em Minas, a participação da operadora repete estes números de seu desempenho no mercado nacional”, acrescentou.
Luiz Riscado informou ontem que a empresa aguarda a liberação da Anatel para iniciar o serviço local, primeiramente destinado à sua carteira de clientes corporativos, em vários estados e seguramente Minas Gerais estará entre ele. Para estender o serviço aos usuários residenciais, Riscado disse que ainda não há previsão de atendimento pela Embratel. “Esperamos o mais breve possível disponibilizar o serviço local. “Dependemos apenas da autorização da Anatel, que pode acontecer em uma semana, ou em alguns meses”, comentou.”

FERIADO DE 1o. DE MAIO

O dia 1o. de maio, Dia do Trabalho, vai ser na quarta-feira da próxima semana. No meio da semana, um bom feriado para todos.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A 2a. Caravana da Coragem, que foi a segunda viagem dos ceconianos, saiu no dia 17 de junho de 1990, com destino ao sítio da Nilza e do Lara, localizado no povoado de nome Costas, depois de Pará de Minas, a 120 km de Belo Horizonte. A saída ocorreu no Terminal Turístico JK, com direito a faixa e fotografias. O convite da Nilza aconteceu umas duas semanas antes do casamento do Mário, filho da dona do sítio, com a Gila. Lá estiveram, passeando bastante, Leão e família, Euclídia e filhos, Adriana Leonel e Clarinha, Zédu e família, João e família, Bárbara e Marcelo, Xina e Marina, Cantídio, Alexandre Castor e namorada, Jacó, Lelé, Carlinhos e Valéria, Rogério e Nize, William, Lurdinha, Beatriz Perrela, Regininha e Renatinha, Mário, Gila e sua avó.

Não precisa nem falar que todos gostaram do 2o. CECOMTOUR. Os casos engraçados foram muitos e as fotografias foram mais ainda. Tendo oportunidade, O Sistemático publica as demais fotos tiradas por Lelé e Nilza.

A saída no Terminal Turístico JK

Gila, Lelé e Mário

O sítio

O truco muito disputado

Rogério, Nize (de costas), Valéria, Carlinhos e Lurdinha

O ônibus

Adeus! Tchau!!!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 16, de 29/04/1982, publicou notícias sobre erros de leitura no Sistema Burroughs 6700, visitantes no CECOM, trabalhos da Comissão de Avaliação de Pessoal e Condições de Trabalho do CECOM, levantamentos bibliográficos, 10o. capítulo do folhetim “A Maldição do MCP”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

IMPLANTADO O CANDE virtual
Foi implantado, no início desta semana, o CANDE virtual, cujo principal objetivo é promover uma melhor utilização dos terminais por parte dos usuários.
A partir de agora, os projetos vinculados às unidades que possuem terminais irão utilizar seus próprios recursos. Existe no Setor de Assessoria da Divisão de Usuários uma listagem dos projetos e os respectivos CANDE virtual aos quais estão associados.

NOVA BOLSISTA DO CECOM
O CECOM está contando com mais uma bolsista. Trata-se de Wang Kui Ying, aluna do curso de Ciência da Computação da UFMG. Ela iniciou suas atividades esta semana na Divisão de Usuários.



Eventos



FESTA JUNINA

Já está passando da hora de iniciar a arrecadação para a realização da Festa Junina do CECOM. A Redação aceita sugestões.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, hoje, dia 25; Tânia Cristina Teixeira (Peré) e Cleto Boechat Véo (LCC), amanhã, dia 26; Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, Filipe José Leão Corrêa e Maria Mirian Arruda, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.