Sistemático: Edição 1112 – 23/05/2002


Notícias



EM ANDAMENTO O PROCESSO DE REGISTO DE CALOUROS

Conforme O Sistemático publicou na semana passada, está em andamento, e se encerrará amanhã, dia 24, o processo de registro inicial dos calouros aprovados no Vestibular 2002.

A montagem da infra-estrutura de equipamentos, que estão sendo utilizados pela equipe do DRCA, contou com 20 microcomputadores, emprestados pela Copeve, e 10 impressoras, alugadas pelo CECOM.

Para possibilitar a montagem desse parque de equipamentos, a DAC contou com dez profissionais e estagiários que, inclusive, se responsabilizaram por plantão de acompanhamento durante toda a semana.

A montagem dos micros

A infra-estrutura de micros montada no saguão da Reitoria

A aplicação foi desenvolvida, em Java, pela equipe da DAS, responsável pelo novo Sistema Acadêmico. Funcionando como protótipo do futuro sistema, a aplicação viabilizou o registro de cerca de 850 pessoas por dia, com estatísticas horárias de fluxo de trabalho.

Apesar do sucesso dessa empreitada, as equipes do CECOM e do DRCA já visualizaram alguns pontos de melhoria, que podem ser implantados em 2003. Estes pontos serão apresentados posteriormente, para análise das partes envolvidas, devendo enfocar, principalmente, o atendimento mais completo e unificado aos alunos.

Até o ano passado, a confirmação do registro de calouros era feita manualmente. Hoje, com a nova aplicação, desenvolvida pelo CECOM, o processo ficou mais seguro e confiável com o acompanhamento diário do registro dos alunos e possibilita que a segunda chamada seja feita em muito menor tempo . Segundo a diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, com o trabalho em conjunto envolvendo o departamento, a Copeve e o CECOM, foi possível o processo ocorrer de forma organizada, com avanço tecnológico e facilidade para os alunos. “O sistema está funcionando muito bem, é fácil de ser usado e os funcionários do DRCA foram treinados no primeiro dia de trabalho. Para o ano de 2003, estamos pensando na evolução do sistema, possibilitando que, logo após o resultado do vestibular, o aluno possa efetuar o registro e a matrícula em um único local”, comentou Ana Lúcia.

NOVO SICCA JÁ ESTÁ PRONTO

Nesta terça-feira, dia 21, após reunião que envolveu o gerente do Sistema SICCA, José Reinaldo Maia, do DSG; o diretor da DAS, João Carlos Lages, e o analista Alex Carvalho de Almeida, da empresa International Syst, foi aprovada a nova versão do Sistema SICCA, que será disponibilizada para os usuários no início da próxima semana.

Esta nova versão do sistema está viabilizando a migração da base de dados do SGBD Informix para o Oracle 9i e, consequentemente, a transferência da base do equipamento HP 350, com sistema operacional HP UX, para o servidor Intel, com Linux, no qual está sendo implantada toda a nova base de dados administrativa da UFMG.

Como ganho direto da mudança, já foi percebido uma melhora significativa de desempenho, destacadamente na geração de relatórios.

Além dessa migração, foi revista a política de segurança de senhas do Sistema SICCA, que passará a utilizar o Sistema de segurança CECSEG, desenvolvido pelo CECOM, que controla todo o acesso aos sistemas Cliente/Servidor que utilizam a base de dados Oracle 9i.

Com isso, todos os usuários do SICCA estarão recebendo novas senhas para acesso ao sistema. Estas senhas foram entregues na quarta-feira, dia 22, ao DSG, que cuidará de sua distribuição aos usuários cadastrados.

Nas próximas semanas, a DAS estará, junto com o DSG, analisando pendências relativas ao SICCA que estavam aguardando o término do processo de migração.

Esta nova etapa estará sendo coordenada pela analista Regina Helena Moura Brandi.

APOIO À COPEVE: PEDIDOS DE ISENÇÃO

Anualmente, a Fump realiza para a Copeve os processos de coleta, análise e decisão relativos aos pedidos de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular da Universidade.

Até agora, este processo não era integrado aos outros processos informatizados do Vestibular. Este fato, além de demandar que a Fump contratasse serviços de terceiros, não aproveitava para o cadastro de candidatos do Vestibular os dados digitados na inscrição dos solicitantes à isenção.

Em função disso, Copeve e CECOM estão implantando projeto que visa sanar estes pontos de falha e, com isso, reduzir custos e aumentar a qualidade desta etapa.

As atividades necessárias para viabilizar o projeto estão sendo coordenadas por João Carlos Lages, coordenador de Informática do Vestibular da UFMG.

O período de encaminhamento de solicitações de isenção da taxa de inscrição ocorrerá de 03 a 07 de junho.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENTRA PARA O NOVO BACKBONE

Esta semana, mais um departamento passou a ser atendido pela nova infra-estrutura da Rede UFMG do Campus da Pampulha. Desta vez, foi o departamento de de Engenharia de Produção, ligado à Escola de Engenharia.

BATE PAPO TÉCNICO SOBRE O MS PROJECT

O CECOM, já há bastante tempo, tem por hábito registrar a documentação de seus projetos, tanto o planejamento quanto o acompanhamento, em documentos denominados Planos de Ação.

Nestes planos são registrados objetivo, análise, recursos, cronograma e histórico de todos os projetos desenvolvidos pelas cinco divisões do CECOM.

Este tipo de documento permite, não só a organização e gerência dos projetos, como também garante que a história institucional do órgão não se perca.

Entretanto, este modelo possui limitações no acompanhamento e redefinição de tarefas dos projetos.

Buscando evoluir este ponto, a diretoria do CECOM e as diretorias de divisão estão analisando a utilização do software de planejamento de controle de projetos MS Project 2000, da Microsoft.

Como parte desta análise, em palestra informal realizada na terça-feira, dia 21, com a coordenação do vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães, os diretores Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcia Regina Lemos e João Carlos Lages, realizaram bate papo técnico sobre o produto.

Em conjunto com o Plano de Ação, os gráficos produzidos pelo Project passarão a compor a documentação dos projetos executados no CECOM.

ENCERRADA REFORMA DA DRC

Foi encerrada, esta semana, a execução da reforma nas salas da Divisão de Redes de Comunicação, localizadas no subsolo do prédio da Reitoria. O objetivo desta reforma foi adequar o espaço físico da divisão às novas atividades e recuperar a estética do local.

Foram também montadas bancadas de trabalho para viabilizar ambiente de trabalho para os novos estagiários e prestadores de serviço, que trabalharão na divisão.

A reforma foi possível com a utilização de recursos arrecadados pelo CECOM na prestação de serviços externos, o que permitiu que as tarefas de pintura se estendessem até o hall dos elevadores no subsolo, melhorando, assim, o visual deste ambiente do prédio da Reitoria.


Informativo



GenteWhere

Ele não mudou nada. Continua com aquela mesma carinha de menino brincalhão, sempre amigo, disposto a uma boa conversa. Quantas coisas boas foram vividas no CECOM naquela época, década de 70, todos ainda estudantes de graduação da UFMG, com mil idéias e projetos na cabeça. O entrevistado da semana é Geraldo Robson Mateus, chamado carinhosamente de Robinho, professor do Depto. de Ciência da Computação da UFMG, que, em suas brincadeiras, nunca deixou de perguntar pelo jornaleco do CECOM.

SIST: Conta a sua história ceconiana.
ROBSON: Eu cursava o primeiro período de Engenharia Mecânica no ICEx, em 1973, quando surgiu um processo de seleção para estágio no CECOM. Nessa época, estava concluindo a disciplina de Programação de Computadores (Fortran), que foi meu primeiro contato com a computação. Tempo dos cartões perfurados e processamento em batch, e gentilmente atendidos pelo Caetano. Esta seleção pode ser considerada um sucesso (quem sabe um fracasso!) pois, entre os selecionados, muitos permaneceram na área e até mesmo na UFMG. Nessa turma, todos portadores de uma vasta cabeleira, estavam Helton, Nagib, Cristiano Becker, Marcos Augusto, atualmente todos professores da UFMG, além do Milton Rêgo, Donaldo Miaw, Regina Célia etc. Marcada a data de apresentação, lá estava eu pronto a iniciar minha vida profissional. Deveria trabalhar com o APL, Antônio Pedro Lima Santos, mas como ele não se encontrava, minha primeira tarefa foi ajudar a Lelé e a Help a montar apostilas de cursos de extensão. Trabalhei sob a supervisão do Antônio Pedro, Carlos Quevedo, Márcio do Carmo e, posteriormente, Henrique Pacca. Foi uma experiência bem interessante, um grupo nada convencional, em formação, jovem e sonhador, com participações do Sr. Brás, Jonas, Lelé, Help, Angela, Regina, Izilda etc. Daria para lembrar muitas passagens, mas a censura não recomenda! Era um ambiente sadio e uma área com muitas promessas para o futuro. Fiquei no CECOM de 1973 até dezembro de 1977, quando me formei e fui fazer mestrado na COPPE/UFRJ. Nos últimos dois anos, trabalhei sob a supervisão do prof. Henrique Pacca, o responsável pela área de otimização, e permaneço até hoje trabalhando nessa mesma área e ainda em parceria com o prof. Pacca. Fiz alguns estágios em Engenharia, para avaliar as duas áreas, mas a informática falou mais alto. Foi uma opção que hoje considero acertada e na qual o CECOM teve a sua influência.

SIST: Quando e por que foi para o DCC? Quais os trabalhos em que esteve envolvido?
ROBSON: Ainda durante o mestrado, fui contratado para trabalhar no Depto. de Engenharia Elétrica da UFMG, onde estavam atuando amigos também oriundos do CECOM. Em 1982, estava me transferindo para trabalhar na COPPE/UFRJ, quando fui convidado a me transferir para o DCC. Como existia a vaga, eu fui para o DCC e este liberou uma vaga para a Engenharia Elétrica. Nesse mesmo ano, no segundo semestre, fui fazer doutorado, também na COPPE, vindo a concluí-lo em abril de 1985. Voltei para o DCC e aqui ainda estou! Fui coordenador de extensão de 1989/1991, 1994/1998, chefe do DCC de 1992/1994, fiz concurso e fui promovido para professor titular em 1994. Ainda hoje, faço parte do grupo de otimização e computação científica do DCC, acompanhado por antigos colegas de CECOM. Tenho me envolvido em vários projetos com financiamento governamental e também em parcerias com instituições públicas e privadas. Desde 1987, venho trabalhando também na área de telecomunicações, decorrente de consultorias para empresas como Telemig, hoje Telemar, Embratel, France Telecom. Hoje, continuo trabalhando na área, explorando principalmente a parte de comunicação sem fio e redes óticas. Atualmente, participo dos projetos SIAM – Sistemas de Informação em Ambientes Móveis, Pronex – CNPq, PROS – Planejamento e Projeto de Redes de Telecomunicações – CNPq/INRIA-França, Projeto de Redes de Comunicação Sem Fio e Móvel, AECI-Espanha, QoSware – Gerenciamento de QoS no Middleware para Aplicações em Tempo Real – CNPq/UFMG/UFPE e sou bolsista de pesquisa do CNPq. Na linha de pesquisa/extensão estamos desenvolvendo sistemas em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Fazenda e Ministério de Assistência e Previdência Social.

SIST: Você é do interior de Minas Gerais. Quando veio para Belo Horizonte? Conta sobre a sua família.
ROBSON: Nasci em Carmo do Cajuru, a 110 km de Belo Horizonte, e de lá saí aos 11 anos. Fiz o grupo escolar por lá, o ginásio em Divinópolis e o científico (modernamente denominado de ensino médio) no então ainda badalado Colégio Estadual Central de Belo Horizonte. Tenho familiares em Cajuru, sou um pequeno latifundiário na cidade (com altíssima produção!), e portanto continuo visitando freqüentemente a cidade. Sou casado com a Giovana e tenho duas filhas: Ana Beatriz, de 13 anos, e Ana Luíza, de 17 anos.

SIST: Você ainda tem contato com alguém do CECOM? Ou deixou completamente para trás as origens?
ROBSON: Como trabalho no Campus, estou constantemente encontrando com ceconianos, principalmente com a jornalista responsável por essa publicação. Mas confesso que a última visita ao CECOM tem uns 10 anos, mas pretendo visitar, principalmente para rever algumas fotos de não muitos anos atrás.

Agradecemos ao Robinho pela entrevista. E estaremos à sua espera para a visita prometida, quando poderemos relembrar mil histórias vividas no início da nossa carreira profissional na UFMG e rever aquelas fotos em preto e branco que se encontram arquivadas em algum álbum lá na minha casa.

Na Semana da Pós-Graduação em 1999, Robson conversa com Mariza Bigonha e Alberto Laender, vendo-se ao fundo,
José Marcos Nogueira e o prof. Paulo Sérgio Beirão

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao feriado do dia 30 de maio, Corpus Christi, O Sistemático não vai circular na próxima semana, retornando no dia 06 de junho/2002.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dicas de sites:

– Você conhece a Suécia? Sabe onde fica? Não? Então, visite a visite a página http://www.sweden.hpg.ig.com.br/index.htm onde você encontrará informações diversas sobre o país, em tópicos como política, economia, cultura, história, Bandeira Nacional, idioma, Escudos de Armas, meio ambiente, religião, Hino Nacional, carros, curiosidades, pratos típicos, dados geográficos, datas comemorativas, educação, os suecos e previsão do tempo.

– Que saber as últimas notícias do Brasil e do mundo? Visite a Tribuna da Imprensa e leia a situação das bolsas de valores, cotação do dólar e indicadores financeiros. O maior destaque fica para as colunas, que incluem autores como Hélio Fernandes, Sebastião Nery e Carlos Chagas. O endereço é: http://www.tribuna.inf.br/.

– Mundial 2002 tem histórias das copas, com tabela completa de cada mundial, dados sobre o país e a competição e estatísticas das competições. Cartões vermelhos, partidas disputadas e gols por país, são algumas informações da página. Além disso, contém fotos dos 20 estádios que receberão os jogos da Copa 2002, os grupos, as datas e os jogos no Japão e na Coréia. O site traz ainda informações sobre os maiores jogadores de todos os tempos. O endereço é: http://mundial 2002.esportes.terra.com.br/index.html.

– Para trazer subsídios aos advogados atuantes na área do S.F.H. e orientação aos mutuários do sistema, o Portal Nacional do Mutuário reúne dados sobre a Legislação Brasileira, incluindo o Código Civil, a Constituição Federal de 1988 e a Legislação do S.F.H., além de notícias e informações sobre jurisprudência. Vá até o endereço http://www.sfh.kit.net/indice.htm.

– Você conhece a página oficial de Tarsila do Amaral? Sabe quem é? Não se preocupe. Visite a página e veja a obra mais famosa da pintora: “Abaporu”, o quadro brasileiro de maior valor vendido até hoje (alcançou US$1.500.000). Veja também a galeria de obras com sua história e fatos curiosos. O endereço é: http://www.tarsiladoamaral.com.br/.

– Se você é curioso, visite a página Dúvida Cruel e confira algumas respostas para as inúmeras dúvidas que andam por aí. Santa Inutilidade, Biodúvidas, Marcas e Invenções, são alguns dos assuntos da página. Você sabe porque “Tom e Jerry”, do desenho, ganharam estes nomes? Quer saber? Então, visite o endereço http://www.duvidacruel.com.br/duvida2.php.

– Diabetes não é brincadeira. A página do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas Médicas fornece informações sobre o tratamento da doença de forma simples. Detalhes sobre o diabetes, seu diagnóstico e tratamento. Para quem enfrenta o problema, há dicas de nutrição, uso de produtos. O endereço é: http://www.bdbomdia.com/ed_65/index.html.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

StarOffice 6 sai em versões pagas e grátis – A partir do dia 21/05 já dá para fazer o download da última versão do StarOffice, a 6.0. O pacote de escritório da Sun chega ao mercado nesta data por diversos preços – que vão de um valor simbólico para estudantes até o máximo de 75,95 dólares, valor sugerido para o varejo.
De acordo com a Sun, o StarOffice 6.0 vai rodar em múltiplas plataformas, incluindo Linux, Solaris e Windows, e foi desenvolvido para gerar pelo menos 75% de economia para as empresas com custos de licenciamento – os preços por usuário/estação de trabalho, para empresas, vão de 25 a 50 dólares, de acordo com o volume. Para estudantes, a Sun promete cobrar apenas a mídia (CD) e as taxas de envio.
Uma notícia melhor para quem estava preocupado com a imposição da cobrança pela Sun – que fez até com que a RedHat desistisse no StarOffice 6.0 em suas próximas liberações é que vai ter uma versão totalmente gratuita do pacote disponível para download no projeto OpenOffice (www.openoffice.org).
O StarOffice 6.0 chega em 10 idiomas e traz uma ferramenta de banco de dados, a Adabas D, que roda em todas as mesmas plataformas que o programa. A versão foi desenvolvida com base na linguagem XML, que permite que todo o conteúdo do pacote possa ser aberto, editado ou compartilhado.
Segundo a Sun, o StarOffice 6.0 traz filtros mais robustos para importação e exportação de arquivos para o Microsoft Office (incluindo o XP); as caixas de diálogo foram redesenhadas; há mais opções de modelos, gráficos e cliparts; e o sistema de ajuda está bem mais eficiente. E, importante: o desktop integrado ao pacote foi removido, para evitar problemas de instalação em ambientes nativos, como Gnome, CDE e Windows.

Flash fotográfico rouba dados de smart card – Dois pesquisadores da área de segurança da computação da Universidade de Cambridge descobriram que dá para roubar dados de smart cards, aqueles cartões equipados com chips, usando apenas um flash de máquina fotográfica e um microscópio.
Segundo o New York Times, Sergei Skorobogatov e Ross Anderson afirmaram que a vulnerabilidade descoberta é, sim, motivo para alarme – porque mostra o quão barato pode ser para um criminoso roubar informações valiosas. No teste, os dois especialistas usaram uma câmera fotográfica de 30 dólares. Eles alegaram, ainda, que em conversas com fabricantes de smart cards a vulnerabilidade foi reconhecida por essas empresas – mas que pelo menos uma delas disse que seus cartões “não corriam este risco”.
Os pesquisadores agora se dedicam a convencer a indústria de que é necessário que “potenciais mudanças de design” sejam feitas para dar mais segurança aos cartões inteligentes, que são usados para uma série de aplicações além de pagamentos, entre elas a de sistema de identificação pessoal criptografado. Hoje em dia, esses cartões – uma das grandes promessas do mercado – são mais usados na Europa do que no resto do mundo. Aqui no Brasil, a coisa toda ainda não saiu da fase de testes, que estão sendo feitos principalmente pela Visa.
No esquema de “roubo de informações” descoberto por Skorobogatov e Anderson, basta expor o chip a um flash de câmera fotográfica para interromper a operação de seu microprocessador. Depois, pode-se raspar a camada protetora do microprocessador e usar o flash e o microscópio para explorar os transistores individuais do chip, mudando a chave de acesso (o sistema é criptografado) para chegar às informações secretas contidas na memória do equipamento.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal de 1998 foi realizada no dia 18 de dezembro, no Espaço de Festas Sarau, no bairro Santa Amélia. Foi organizado um churrasco de confraternização, que contou com a presença de quase todos os ceconianos e seus familiares. Como sempre, o local foi todo enfeitado com balões vermelhos e verdes e a criançada pode se divertir entre os brinquedos do pequeno parque e o videokê.

Todos esperavam um belo dia para o churrasco, mas o que aconteceu foi um dilúvio de dificultar muitos até para descer do carro e chegar ao local.

Tirando as goteiras que haviam no local, tudo acabou dando certo e todos gostaram da festa.

As fotos foram tiradas por Renato Righi.

Carlos Roberto, Gilmar e César (de costas)

Daniela, Nize, Edu, Cláudia (de costas), Márcio Bunte e Lurdinha

Paulo César, Elizângela, Beth, Maria Helena e Alda

Vicentina e a mesa de frutas ao fundo

Henrique e Bruno (do Rogério) cantando no videokê, vendo-se também Daniela (do Rogério), Lucas (do Márcio Bunte) e Clarice (da Alda), ao lado

Gilmar, Márcio Bunte, Carlos Alfeu e Helinho (de costas)

Marcella, caçula da Bárbara e do Marcelo, no colo da Cláudia



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 20, de 27/05/1982, publicou notícias sobrea contratação de Benício Alves de Souza, na função de Digitador, visitantes no CECOM, 18o. Encontro Nacional do Clube de Usuários Burroughs, 2o. Simpósio Latino-Americano sobre Redes de Computadores, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, chefe da Divisão de Usuários, está participando, desde o dia 24 de maio, do curso de Administração Hospitalar que a Fundação São Camilo, de São Paulo, está realizando em Belo Horizonte.
O curso tem como patrocinador a HOSPITASSE-Assessoria de Administração e Projetos Hospitalares e terá a duração de 7 meses
.

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DO SSC
Teve início na terça-feira, dia 25, o Programa de Atualização das equipes do Setor de Sistemas de Computação. A palestra desse dia foi proferida por Luiz Carlos Campos, do Setor de Suporte de Sistemas, versando Controle Ambiental.
Estiveram assistindo à palestra as equipes da madrugada e da manhã do SSC.
Hoje, às 17:30, a palestra será repetida. Desta vez, para as equipes da tarde e da noite do setor.



Eventos



TREINAMENTO LOTUS WORDPRO

Esta semana, de 20 a 24/05, o CECOM está oferecendo mais um treinamento sobre Lotus WordPro. Os participantes da Turma 3/2002, são os seguintes funcionários: Balbina Franco Goncalves Teixeira (DP), Cacilda Eunice Rios Zocrato (DP), Eduardo Fajardo Soares (DPFO), Geraldo Lúcio Oliveira Motta (DPFO), José Domício Sobrinho (DPFO), Luiz Carlos Neves (CAC) e Sérgio Soares Salles (DSG).

O treinamento está sendo realizado no horário de 13:30 às 16:30 tendo como instrutor Antônio Eustáquio Rodrigues.

FESTA JUNINA

Conforme solicitado na edição anterior do Sistemático, termina amanhã o prazo para a chegada das contribuições de itens para a cesta de guloseimas, que vai ser rifada, visando arrecadar verba para a Festa Junina do CECOM. Apesar do bilhete colocado em cada micro do CECOM, até o momento, somente os seguintes funcionários contribuíram: Beth (4 itens), Leão (17), Carlinhos (10), Maria Helena Araújo (1), Márcia (1), Xina (6), Edir (2), Dôra (1), Elza (5) e Diarley (1).

A festa foi marcada para o dia 05 de julho e o local ainda continua sem confirmação. Na próxima semana, os funcionários poderão confirmar a presença e maiores detalhes sobre a festa serão publicados no Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para o próximo aniversariante, Gerson Edson Machado de Sousa, no dia 1o de junho. E envia um abraço para os ex-ceconianos: Jonas Fernandes Campos, hoje, dia 23; Helvécio Botelho Pereira, no dia 24; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (LCC), no dia 25; Adeíse Lucas Pereira, no dia 26; Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28; Avair Eustáquio, no dia 29; Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cleuza Maria Bento (Quêquê) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02 de junho e Rosana de Melo Faria, no dia 06.

E-MAIL DA BAHIA: Eduardo Henrique Lima enviou a seguinte mensagem para a Redação: “Olá Lelé, Tudo bem? Muito obrigado pelo envio dos Sistemáticos. É sempre bom receber atenção dos amigos. Aos poucos, vamos nos adaptando a nova vida e aos novos costumes. Como é, já comecou a preparar a festa junina? Aqui na Bahia o “São João” é tão ou mais importante que o carnaval. Sabia? Abraços a todos, Edu e Anna.”