Sistemático: Edição 1128 – 03/10/2002


Notícias



INCRIÇÕES PARA O TREINAMENTO SOBRE INA E OPUS SERÃO ABERTAS

Serão abertas na próxima segunda-feira, dia 07 de outubro, na home-page do CECOM, as inscrições para o programa especial de treinamento, organizado pela ATI, relativo ao processo de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus.

Para efetivação das inscrições deverá ser utilizado formulário eletrônico, que estará disponível para os interessados. Neste formulário serão indicadas e oferecidas tanto as turmas sob a responsabilidade do CECOM, quanto as turmas sob a responsabilidade do LCC.

Serão oferecidos três módulos distintos de treinamento, com cerca de 500 vagas, distribuídos da seguinte forma:

Módulo
Conteúdo Público
I
Opus (Produção) Secretarias de departamentos, CPPD, Pró-Reitorias acadêmicas
II
Página INA, Encargos Didáticos, Encargos Administrativos e Dados Pessoais Idem Módulo I
III
Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso Idem Módulo I e as secretarias dos programas de pós-graduação

 

As pessoas indicadas para participarem do treinamento poderão escolher, livremente, dentre as diversas turmas oferecidas, aquelas nas quais se inscreverão. Elas deverão, entretanto, se inscrever em apenas uma turma, em cada módulo.

O módulo I será dado nas instalações do LCC, no 1o. piso do prédio do ICEx. Já os módulos II e III serão dados no subsolo da Reitoria, nas instalações do CECOM.

CECOM SE PREPARA PARA A IMPLANTAÇÃO DO INA E OPUS

Após a ATI ter apresentado aos diretores acadêmicos detalhes de desenvolvimento e implantação dos novos sistemas Inav2.0, Opus e GED, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, repetiu o processo de divulgação dos sistemas durante encontro promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, com os coordenadores dos programas, e em reunião do Conselho Departamental da Faculdade de Medicina.

Este processo de divulgação e orientação está também sendo realizado internamente. Desta forma, todas as pessoas do CECOM que estarão realizando atividades direta ou indiretamente associadas aos sistemas, mas que não compõem a equipe de desenvolvimento, participaram de palestra informativa realizada nesta última terça-feira, dia 01/10.

Estiveram presentes pessoas que se envolverão com:

organização do processo de inscrições no treinamento: Michele Marie Ribeiro Perpétuo (DGE), Elisângela Souza Prado e Adriana Aparecida de Melo (DAA);

– atualização e publicação de páginas na home-page: Maria José Cortezzi e Aline Toledo Silva (DAA);

– apoio à infra-estrutura de treinamento: Márcia Regina Lemos (DAA) e Helvécio Cossenzo Pinto (DCP);

– orientação do helpdesk: Marília Pereira Martins, Márcia Maria Fernandes França, Gerson Edson Machado de Sousa e José Maria da Silva Bessa (DAC);

– suporte à infra-estrutura de servidores: Hélio Teixeira da Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (DAC).

SISTEMA ANTI-SPAM BATE RECORDE DE MENSAGENS TRATADAS

O sistema de tratamento de mensagens de e-mail, gerenciado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação -, bateu recorde diário de mensagens trabalhadas ontem, dia 02 de outubro, quando foram recebidas 47.000 correspondências. A proteção contra vírus e correspondências pornográficas ou não solicitadas foi implantada inicialmente para proteger os órgãos ligados à Administração Central, onde todas as mensagens são trabalhadas. Nos últimos três meses, departamentos e unidades acadêmicas foram incorporados ao sistema mas, neste caso, o padrão é tratar apenas as mensagens cuja origem é externa à UFMG. O gráfico publicado na página 3 desta edição mostra a evolução do número de correspondências trabalhadas durante o mês de setembro e o grande destaque é o número de e-mails barrados nos dias 16 e 17 por causa da ocorrência de vírus. O estilo e conteúdo de cada mensagem é verificado e comparado com padrões que têm uma pontuação, positiva ou negativa, associada. Quando a pontuação final é superior a um limite, a correspondência é rejeitada e um alerta é enviado ao remetente. Durante o mês de setembro foi implantado um sistema que faz um resumo diário das mensagens bloqueadas de cada usuário. Através da página web listada neste resumo, o usuário pode, a seu critério, comandar a liberação de mensagens bloqueadas de maneira indevida. Na mesma correspondência é citado o endereço institucional utilizado para solicitar a liberação incondicional de todas as mensagens enviadas por um remetente. Neste caso, estão sendo liberadas apenas endereços governamentais, de fornecedores e prestadores de serviço e de listas de discussão.

Veja o gráfico de Estatística do Sistema Anti-Spam

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL JÁ USA REDE UFMG

Nesta quarta-feira, dia 02/10, a DRC finalmente estabeleceu a conexão entre o MHNJB – Museu de História Natural e Jardim Botânico – e a Rede UFMG. A demora na conclusão da conexão foi causada, principalmente, pela falta de infraestrutura elétrica e de lógica no Museu. A situação foi contornada pelo próprio pessoal do MHNJB, que realizou todas as atividades necessárias para a mudança do ponto de chegada na rede e a conexão de alguns microcomputadores à rede. A administração do Museu deverá providenciar a instalação de placas de rede em outros microcomputadores e a passagem de cabos de lógica pelo prédio. Após a conclusão destas tarefas, a DRC fará a conectorização dos cabos e a configuração da rede nos novos equipamentos.

SERVIDORA BARRA NOVO VÍRUS

Desde o dia 30 de setembro, o vírus W32.Bugbear@mm vem causado grandes transtornos aos usuários de microcomputadores em todo o mundo. O vírus classificado pela Symantec, como sendo de nível 4 na escala de 1 a 5, chega através de um anexo que pode ser de um dos tipos .exe, .scr e .pif. O intruso desativa os antivírus e firewalls presentes no computador, é enviado para todos os contatos da lista de e-mail do computador infectado, infecta ainda compartilhamentos da rede além de enviar arquivos para impressoras presentes na rede Novell.

A servidora antivírus do CECOM está bloqueando as mensagens com o vírus. A rede administrativa não sofreu danos, ocorrendo apenas um caso de infecção proveniente de e-mail externo à UFMG.

CECOM CONTRATA NOVA ESTAGIÁRIA

Dando continuidade às ações de ampliação do quadro de estagiários, o CECOM contratou a aluna Aline Toledo Silva, do 4o. período do curso de Comunicação Social da UFMG.

Aline iniciou o estágio no dia 1o. de outubro estando lotada na DAA – Divisão de Apoio Administrativo – onde já iniciou tarefas de atualização da home page do CECOM.

Essa contratação destaca mais uma adequação das atividades da DAA, gerada pela responsabilidade da divisão na atualização das informações sobre serviços e sistemas do CECOM disponíveis via Web.


Informativo



GenteWhere

Após 1 ano tentando entrevistá-la, agora, finalmente, O Sistemático conseguiu que ela parasse para conversar um pouco e contar a sua história. E lembramos que todas as vezes em que encontrávamos com ela, a conversa era entremeada de sorrisos, risadas e lembranças de um tempo bom. Uma conversa sem fim. Ela sempre perguntava por tudo e por todos e gostava de saber das novidades. Com a sua aposentadoria na UFMG, agora está bem difícil encontrá-la no Campus, mas não impossível de achá-la. Ela é Maria Tereza Gonçalves Diniz, uma ceconiana que sabe como poucos da história do início do CECOM.

SIST: Como você, formada em Viçosa, veio parar na UFMG, no recém criado Centro de Computação?
M. TEREZA: Formada e nascida em Viçosa. Cresci literalmente no campus da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Meu pai, professor daquela instituição, fundador da primeira Escola de Engenharia Florestal no Brasil, contribuiu com a ciência e também com a comunidade, de várias formas. Entre elas, criou família grande, de onze filhos – três homens e oito mulheres! Uma enorme contribuição para uma cidade onde, naquela época, havia 10 rapazes para cada moça.
De lá saí em 1972, em busca de um sonho: obter formação acadêmica em computação, área que 2 anos atrás havia me seduzido. Os objetos da sedução foram a chegada do primeiro computador eletrônico da UFV – um IBM 1130, com 16 K de memória, fitas magnéticas, discos removíveis e outras maravilhas; e os cursos de Assembler/1130 e FORTRAN, ministrados pela PUC/RJ, com o objetivo de formar a equipe técnica do recém nascido CPD-UFV, na qual dei logo um jeito de me incluir, na qualidade de monitora.
Meu primeiro pouso foi no Rio de Janeiro, onde permaneci por dois semestres, estudando na PUC, uma das poucas Universidades que ofereciam curso de pós-graduação em Informática. Em 1973, ao ser criado o mestrado na UFMG, optei por vir para cá. Meu primeiro contato foi o prof. Ivan Moura Campos. Com seu conhecido e contagiante entusiasmo, muito me incentivou e dele eu ouvi tudo o que precisava naquele instante. Ao chegar à UFMG, me dirigi ao CECOM, no prédio da Reitoria (o CECOM ocupava parte do andar térreo, mais tarde ocupado pela Caixa Econômica Federal), estava acontecendo uma reunião, onde fui introduzida. Entre os participantes, me lembro do prof. Antônio Mendes, do prof. Wilson, apoios fundamentais na época e hoje grandes amigos, e dos então estagiários Eduardo Moreira da Costa e Virgílio Augusto Fernandes de Almeida. Havia outros, com certeza. E por aí começou o que agora estou contando no Sistemático.

SIST: Por que Computação?
M. TEREZA: Uma boa pergunta. Porque é desafiante, fascinante, porque me dá prazer, porque é chique. Muito simples dizer isso hoje. O difícil sempre foi explicar o por quê ou como, alguém que se formou em Economia Doméstica foi se meter nessa área. Não sei se alguém entendeu. O fato é que precisei complementar o currículo do meu curso de graduação original, com a formação básica que me faltava: os cálculos, geometrias, álgebras e estatísticas da vida.

SIST: Como foi a sua trajetória no CECOM?
M. TEREZA: Falar do que vivi no CECOM faz o coração bater mais forte, tanto pela lembrança dos fatos quanto das pessoas com as quais convivi. Comecei como estagiária voluntária, depois fui bolsista de pós-graduação e analista de sistemas. Em 1974, fiz concurso para professor auxiliar de ensino do então Departamento de Matemática, Computação e Estatística do ICEx. Continuava prestando serviço no CECOM, em paralelo com as aulas que ministrava no ICEx e no então recém criado curso de Tecnólogo em Processamento de Dados. Por volta de 1975, o CECOM, cujo diretor geral era o prof. Antônio Mendes, foi estruturado em duas diretorias. Assumi então o cargo de diretora da Diretoria Técnica, que abrangia a Divisão de Tecnologia, a Divisão de Usuários e a Divisão de Sistemas, onde permaneci até 1980, quando deixei o CECOM e passei a atuar apenas no Departamento de Ciência da Computação.

SIST: Quais os trabalhos mais importantes em que esteve envolvida? Gostou de tudo que fez no CECOM?
M. TEREZA: Foram muitos os trabalhos, muitos os projetos dos quais participei. Maior que tudo, foi o aprendizado, proporcionado pela participação em projetos FINEP, no projeto Sistemas Operacionais do PNTC, na migração do IBM 360 para o Burroughs, no desenvolvimento do Processador de Aquisição de Dados Estocásticos – PADE, que rendeu minha tese de mestrado, e tantos outros, que se for falar, vira curriculum vitae.
Ah! que saudades que eu tenho, da pressão que sofríamos. De um lado, os usuários acadêmicos do CECOM, ansiosos pelos resultados do processamento de suas pesquisas, representadas em caixas e caixas de cartões perfurados, e do outro lado, o usuário administrativo, pressionando para que o sistema de Contabilidade rodasse a atualização contábil dos últimos quinze dias. Sem falar dos problemas do protocolo LPL – TPC (Leva P’rá Lá – Traz P’rá Cá) entre o RJE, entrada remota de dados para atendimento aos alunos do ICEx e o CECOM.

SIST: Conta como surgiu O Sistemático. Aliás, você foi uma das responsáveis por ele ter nascido. Então, sabe com que propósito ele foi criado. Esperava que ele sobrevivesse tanto tempo?
M. TEREZA: Se nada do que fizemos restou, pelo menos uma obra se faz existir ao longo dos tempos: o jornal O Sistemático. Nascido da iniciativa da direção do CECOM, entre várias outras que buscavam incentivar e viabilizar a participação e a integração da comunidade ceconiana, o Sistemático surgiu como um veículo de divulgação das news do CECOM e de tudo que fosse de interesse da comunidade. Tive o prazer de participar da sua concepção, da comissão de seleção do nome do jornal e de ser uma espécie de comissão editorial do mesmo. Nem precisa dizer que a Lelé já estava lá, compondo, na máquina de escrever, os textos a serem publicados. O difícil para ela era consertá-los, inserir as revisões dos autores, sem contar com o “copiar” e “colar” e outras facilidades do editor de textos, ainda não disponível.
Hoje, pensando no Sistemático, cuja história se confunde com a história da Lelé, fico sem saber quem é mais sistemático: ele ou ela? O nome do jornal foi obra da Cleuza Maria Bento, a Quequê, nossa secretária, que de tanto ouvir falar sistema disso, sistema daquilo, em seu dia-a-dia de trabalho, teve a inspiração. Mas a Lelé é mesmo sistemática, no bom sentido, claro: “ordenada, metódica”, para que tudo isso esteja acontecendo religiosamente, até hoje.

SIST: Quando saiu do CECOM? Foi para o DCC e ocupou o cargo de professora de qual disciplina? Quais os trabalhos ou projetos em que esteve envolvida?
M. TEREZA: Sempre fez parte de minhas preocupações, o que hoje vem sendo chamada de “inclusão digital”, ou seria “exclusão digital”?. Chamávamos simplesmente de “Informática na Educação”, a busca de metodologias, recursos e estratégias que permitissem a todos, o acesso ao computador. Foi nesse sentido que direcionamos muitas de nossas pesquisas e ações: ao participar do projeto EDUCOM do MEC, ao participar de programas de capacitação em informática para professores de escolas públicas, ao implantar os laboratórios de computação para alunos de graduação do ICEx, ao coordenar programas de treinamento em informática para funcionários da UFMG, ao participar do projeto de educação à distância da UFMG.
Além de atuar como professora no DCC, fui Coordenadora do Colegiado do Ciclo Básico do ICEx e participei da administração do Instituto, como Vice Diretora.

SIST: Quando se aposentou da UFMG? Achou melhor se aposentar?
M. TEREZA: O tempo passa tão rápido! Fui fazer as contas e me surpreendi ao constatar que me aposentei há dois anos. Não existe isso, de achar melhor ou pior. Aposentadoria é ruim, mas é bom! Tudo tem seu tempo, foi tudo muito bom, à sua hora. Viveria tudo de novo, com muito prazer.
Preocupei-me em me preparar para a aposentadoria, preparei minha cabeça, fiz meus planos e projetos para o “depois”. Isso é fundamental, no meu entender.
Ter a oportunidade de conviver em um ambiente universitário, onde todas as áreas do saber se fazem presentes, onde a comunidade estudantil, que não envelhece, nos proporciona a oportunidade de irmos nos renovando também, é um privilégio para poucos e a Ele devemos agradecer.

SIST: Estou sabendo que não parou de trabalhar. Partiu para outra coisa. Conta, então, onde se encontra, o tipo de trabalho e as viagens que anda fazendo?
M. TEREZA: Hoje estou trabalhando como consultora em Tecnologias de Informação, junto à Documentar, empresa especializada em consultoria, planejamento, gerenciamento, terceirização e treinamento em processos voltados para a gestão de documentos e informações. O trabalho é muito interessante, pois se realiza em outras empresas, geralmente de médio e grande porte, cujas áreas de atuação diferem significativamente. Atualmente, os projetos que venho desenvolvendo estão voltados para definição de metodologia e tecnologia de suporte para Gestão Eletrônica de Documentos e Workflow. São atividades que exigem como base a ciência da computaçãpo e a ciência da informação. Aí, dá para viajar à vontade. Virtualmente, através dos inúmeros desafios que se apresentam e fisicamente, pois muitos dos clientes da Documentar estão fora de Minas Gerais.

SIST: Saindo da vida profissional, conta com quem é casada, quantos filhos tem, como está a sua vida.
M. TEREZA: Casei-me com o Otávio, logicamente, um ex-aluno da UFV, com o qual sou feliz até hoje, junto com nossos lindos filhos, Gustavo, Lucas e as gêmeas, Leticia e Marina. Em 2003, as gêmeas estarão fazendo vestibular, enquanto que os outros dois já estão aí na UFMG. Corujisse, pouca, é bobagem.

SIST: Gostaria de deixar um recado para todos do CECOM?
M. TEREZA: Fico feliz em ver essa garotada segurando as pontas, não deixando a peteca cair aí no CECOM. A renovação é muito importante. Agradeço a oportunidade de poder falar de algo que espero ser de valia para alguém. Para mim, foi ótimo ter passado bons momentos, remexendo as lembranças, apesar de ter que me conter para não fazer um tratado, ou talvez um arquivo confidencial.

Para nós foi importante conseguir a entrevista com a Maria Tereza e agradecemos também pelos momentos relembrados de um tempo ceconiano histórico. Tempos dos dinossauros, início dos tempos!

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Web vem tomando conta mesmo. A página Alô Escola reúne os conteúdos integrais de diversos programas produzidos pela TV e Rádios. Você encontrará material útil como complemento da atividade escolar, estímulo ao aprendizado, pesquisa ou aproveitamento interdisciplinar. Os conteúdos dos programas (narrações e depoimentos) são adaptados para a leitura e organizados de acordo com as grandes áreas de conhecimento desenvolvidas nos programas escolares, como Literatura, Ciências e Estudos Brasileiros, contando com farto material ilustrativo. Em palavras inglesas, é feita uma análise de uma música do Lulu Santos que o conteúdo da letra fala sobre "Eu tô plugado na vida". É feita uma explicação do "plugado" e sua origem. Excelente página. O endereço é: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/.

– A Web é uma excelente forma de divulgação. Os curtas-metragens, que não costumam ter muito espaço nos cinemas, tais como: “Vila dos Ladrões” é uma produção feita com tecnologia de vídeo digital e você pode assistir na íntegra. É só escolher a velocidade, se conectar e apontar o seu navegador para a página http://www.viladosladroes.com.

– Sabe o que é “Ola”? Em um estádio, a torcida se levanta de forma sincronizada, parecendo uma grande onda. Mas a "Ola" virou estudo científico e com muita brincadeira. Tem vários vídeos que você pode assistir com o RealPlayer no endereço http://angel.elte.hu/wave.

– A novela “Esperança” mostra a saga de imigrantes no Brasil. Se você quiser conferir o que é verdade, conheça um pouco da história da chegada dos italianos: http://www.imigrantesitalianos.com.br, poloneses: http://www.ui.jor.br/polaco.htm, e japoneses: http://www.filomenamatarazzo.com.br/imi_japonesa.htm ao Brasil.

– No Grande Prêmio de Indianápolis (EUA), Rubens Barrichello conquistou, por antecipação, o título de vice-campeão da temporada 2002. Na página oficial do piloto, que está sendo reformulada, você vai ler a opinião de Rubinho sobre cada autódromo. As retas e curvas, o significado das bandeiras da F1 e a cronologia de sua carreira. Para quem quer conhecer melhor um carro de fórmula F1, a página mostra todas as partes do carro e uma explicação sobre cada parte. O endereço é: http://www.uol.com.br/rubensbarrichello/default.htm.

– Uma ótima página que traz informações geográficas sobre o mundo, tais como: bandeiras de todos os países, lista das cidades com mais de 100 mil habitantes, tamanho da população de cada país e continente e estatísticas diversas sobre os países do mundo é a http://www.gazetteer.de/info.htm. A página é em Inglês, mas vale a pena conhecer. Em http://www.gazetteer.de/pronun.htm e logo após http://www.gazetteer.de/info.htm#transcription.

– Só faltam alguns dias para as eleições. Fique por dentro das últimas notícias na reta final acessando as páginas http://www.terra.com.br, http://www.bol.com.br e http://www.uol.com.br. Nestas páginas você também encontra artigos, entrevistas, pesquisas e listas dos candidatos em cada estado. Para quem ainda está em dúvida sobre a escolha do futuro presidente, a melhor dica é visita a página oficial de cada candidato. Garotinho: http://www.garotinho40.com.br/; Ciro: http://www.ciro23.com.br; José Serra: http://www.joseserra.com.br e Lula: http://www.lula.org.br/index.asp. Faça valer o seu voto!

– Você pretende adquirir algum produto ou serviço e está em dúvida sobre as diversas opções que o mercado oferece? É só apontar o seu navegador para http://br.livra.com. Serviço gratuito online para pesquisar sobre o produto desejado e compra.

– "A artroscopia é um procedimento usado por cirurgiões ortopédicos para visualizar, diagnosticar e tratar problemas nas articulações. No procedimento cirúrgico da consiste a introdução de um tubo (artroscópico), de alguns milímetros de diâmetro, para observar o interior…" Não se esqueça de assistir os filmes no link mídia, indo até o endereço http://www.clinicachbitten%20court.%20com.br/.

– Uma página super legal para quem quer brincar de ser DJ é o Infinite Wheel, http://www.infinitewheel.com/infinite_wheel.html. Na seção Dub Selector, o dublê de “Djalma” encontra oito bases diferentes que ganham uma nova roupagem com sons como echos, reverbs e diferentes batuques. Olha, o visual da página é um espetáculo!

HORÁRIO DE VERÃO TERÁ INÍCIO EM NOVEMBRO

O horário de verão vai começar no dia 3 de novembro e vai vigorar nos Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da Bahia e Tocantins. A partir da zero hora do dia 3 de novembro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, retornando à hora oficial no dia 16 de fevereiro.

Diferente dos anos anteriores, quando o horário de verão começou nas primeiras semanas de outubro, este ano a medida foi adiada a pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para evitar transtornos durante as eleições.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas no dia 10 de novembro de 1995, mostrando a nova sala de café do 8o. andar. O Sistemático Ano XIX, no. 41, de 23/11/1995, publicou a seguinte nota com o título Inauguração do Novo Refeitório:
Como parte do projeto de melhorias do ambiente do CECOM no 8o andar, será inaugurado nesta sexta-feira, no final do expediente, o novo refeitório do CECOM. Foi afixada uma lista, no refeitório, para as contribuições de todos, podendo ser doces, salgados ou refrigerantes.
O novo ambiente ficou realmente agradável, sendo que quase todos o funcionários deram palpites e contribuíram para uma melhor organização da sala
.”…

As fotos foram tiradas por Lelé.

Dôra preparando um suco na nova sala de café



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 38, de 30/09/1982, publicou notícias como contratação de bolsistas, visitas ao CECOM, participação de estudantes no XV Congresso Nacional de Informática, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO NO IGC
Hoje, pela manhã, foi realizada uma reunião no Instituto de Geociências para apresentação do subsistema Histórico Escolar, visando a participação da unidade no referido sistema.
Estavam presentes: pessoal do CECOM, responsável pelo sistema; pessoal do DRCA, da Seção de Ensino e do Colegiado dos cursos do IGC.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Paulo Inácio Sobrinho,hoje, dia 03 e Jader Santos, no dia 05. E os parabéns para os ex-ceconianos: Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04.