Sistemático: Edição 1132 – 31/10/2002


Notícias



DSG TESTARÁ MÓDULOS DE CONTABILIDADE E COMPRAS DO SICCA

A empresa International Syst está encerrando esta semana as atividades de ajustes nos módulos de Contabilidade e Compras do sistema SICCA. Os módulos que estão sendo entregues serão testados, em suas funcionalidades, pela equipe do Departamento de Serviços Gerais.

Após o encerramento da etapa de testes e a liberação definitiva dos novos módulos, o DSG, com apoio do CECOM, estará definindo sua estratégia para treinamento dos usuários e implantação do sistema.

Hoje, apenas o módulo de Almoxarifado do SICCA está totalmente implantado na Universidade. Com a ativação dos módulos de Contabilidade e Compras, será possível complementar a utilização do sistema. Assim, um processo de compra poderá ser aberto e acompanhado, desde a alocação inicial de recursos orçamentários na unidade, até a entrada dos itens comprados no Almoxarifado.

Esta estrutura de sistemas de informação será posteriormente complementada por um módulo de controle patrimonial, que se encontra em fase de projeto.

No CECOM, o sistema SICCA está sob a responsabilidade técnica da analista Regina Helena Moura Brandi. No DSG, são responsáveis pelo gerenciamento do sistema os funcionários Gilberto Soalheiro Matos, Antônio de Assis e Edna de Oliveira Costa (coordenadores do módulo de Contabilidade), e Fernando de Souza Guimarães (coordenador do módulo de Compras).

DRC IMPLANTA SERVIÇO DE ANÁLISE DE TRÁFEGO

A DRC concluiu a instalação de um sistema que analisa os registros de tráfego na Rede UFMG e detecta quando alguma máquina está sendo analisada à procura de furos de segurança. O mesmo software está sendo utilizado para detectar a utilização de softwares de compartilhamento de arquivos pela internet, um procedimento que está sendo bloqueado devido aos riscos à segurança da rede e ao volume de recursos de rede demandado por este tipo de atividade. Os administratores de rede estão recebendo comunicados informando as máquinas envolvidas, para que o software seja removido e o usuário responsável pelo equipamento seja informado dos problemas causados à comunidade de sua escola, principalmente nas unidades fora do Campus Pampulha, e dos riscos de segurança que seu equipamento está oferecendo.

Na última semana, também, foi feita a atualização do sistema operacional do servidor de e-mail e www da Escola de Belas Artes, além de auditoria de segurança em dois equipamentos do Depto. de Química do ICEx.

INDISPONIBILIDADE DA REDE NOS DIAS DE ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO DA NOVELL

Na segunda-feira, dia 28, a DAC deu início ao processo de instalação da versão 6 do sistema operacional de rede Novell Netware nos servidores da Rede Administrativa, gerenciados pelo CECOM. Este trabalho será feito com o apoio da empresa Informa Tecnologia, parceira da Novell, e deverá estar encerrado no final do mês de novembro.

A maior parte das atividades inerentes ao processo de instalação será executada sem que haja interrupção do acesso aos servidores, mas isto nem sempre será possível, tornando necessária a indisponibilidade do serviço de rede. A programação de parada dos servidores é a seguinte:

Data
Horário
Servidor indisponível
Unidades afetadas
01/11 – sexta-feira (ponto facultativo) a partir das 9h Imprensa
UA2
Imprensa
Campus 2000, DPFO e SAST
09/11 – sábado a partir das 9h BU BU e Editora
23/11 – sábado a partir das 9h Reitoria
UA3
Reitoria
DAP, DRH e DSG

 

Além das datas relacionadas acima, podem ser necessárias pequenas paradas durante o período de instalação, as quais serão comunicadas com a maior antecedência possível.

Os responsáveis pelo acompanhamento do serviço, no CECOM, são Márcio da Costa Viana e Aleixina Maria Lopes Andalécio, ambos da DAC.

ANIVERSÁRIO DO CECOM

No próximo dia 04 de novembro, o Centro de Computação estará completando 32 anos. É a data em que saiu a Portaria no. 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos aqueles que construíram o CECOM nestes 32 anos de existência.

DIA 1o. É PONTO FACULTATIVO

O dia 1o. de novembro será considerado ponto facultativo no âmbito da administração pública federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público, ocorrido em 28 de outubro, conforme Portaria nº 655, de 22 de outubro, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

TRIBUNAL DE CONTAS DE SC SOLICITA APOSTILAS DO CECOM

Em contato mantido com o CECOM, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina solicitou à Divisão de Atendimento e Consultoria o envio das apostilas de SmartSuite, produzidas por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, para o treinamento aplicado na UFMG. O material já foi encaminhado e será publicado na Intranet do Tribunal de Contas para solucionar diversas dúvidas a respeito da operação do SmartSuite.


Informativo



GenteWhere

Sempre muito educado, até formal, brincávamos que ele parecia um lord, um gentleman. Muito amigo, estava sempre pronto a ajudar, principalmente nas festas. Ah! Como era festeiro! Quem não se lembra de suas festas de aniversário, lá em Nova Lima, no mês de junho? Eram festas juninas para ninguém botar defeito! É claro que todos já sabem que o entrevistado da semana é José Eduardo Valle Santos, o Zédu, que finalmente, pôde conversar com O Sistemático.

SIST: Como teve início a sua história na UFMG?
ZÉDU: Entrei na segunda turma do curso de Processamento de Dados, em 1975. O curso funcionava no Coltec, lá no prédio dos fundos. Lembro que era duro para chegar lá. Com sol, um calor de rachar, com chuva era barro para todo lado. Mas foram muito bons tempos aqueles. Eu vinha do curso técnico de eletrônica da Escola Técnica (hoje Cefet), e por informação de amigos, escolhi o curso de Processamento de Dados da UFMG. Depois, concluí também o curso de Ciência da Computação do ICEx/DCC e, por pouco, não terminei o bacharelado em Física, que fazia mais ou menos ao mesmo tempo. Mais tarde, fiz a pós-graduação na Escola de Biblioteconomia quando, então, já lidava mais com os sistemas de bibliotecas e afins.

SIST: Quando veio para o CECOM e como foi o início de sua história ceconiana?
ZÉDU: Entrei para o CECOM em 1976, como estagiário. Na época, as equipes estavam se formando e não havia divisões muito formalizadas. Assim, comecei no subsolo, com o pessoal de suporte, em volta do PDP-11. Não fiquei muito tempo lá, mesmo porque estava na época da transferência de muita gente para o DCC e as atividades estavam sendo remanejadas. Meu estágio mais agradável no CECOM começou prá valer quando passei para a Divisão de Operações, indo trabalhar com o FACOM 230-15. Estavam comigo o Celso, o Chiquinho e o Marcos Bouissou, todos colegas de turma. Fazia, também, um outro estágio no Departamento de Racionalização, na Divisão de Sistemas Implantados. Aí o negócio era mesmo com programação Cobol. Ficávamos no 7o. andar, em salas imensas com bandos de estagiários em volta de mesas grandes. Problemão era lidar com aquelas caixas e gavetas abarrotadas com “decks” de cartões perfurados. Às vezes, alguém deixava cair e formava-se o caos.

SIST: Como foi a sua trajetória no CECOM?
ZÉDU: Havia passado em um concurso público, em 1977, para analista de sistemas na UFMG e estava direcionado para o Departamento de Racionalização, onde afinal tinha estagiado por último. Até hoje, não sei bem porque, mandaram que me apresentasse ao CECOM, no 5o. andar. Lembro que essa estimada entrevistadora e a Euclídia estavam cuidando da papelada dos recém admitidos. No começo, fiz um giro em diversos setores ficando alguns poucos meses na Divisão do Romildo, junto com Bauer, Leão, Rainer e outros, no subsolo. Logo depois, com a criação da Divisão de Usuários, pelo Carlos Quevedo, fui convidado a ir para lá, onde de fato considero o início de minha era ceconiana. Estive também em outras divisões como de desenvolvimento e de manutenção de sistemas. Mais tarde, a DU acabou se transformando na Divisão de Núcleos Computacionais para onde retornei. Fiquei praticamente o tempo todo ocupado com o Núcleo da Escola de Educação Física, o SIBRADID. Primeiro, instalamos o computador do projeto, um Mini HP 3000 com MPE, no subsolo, em espaço deixado pelo saudoso Burroughs 6700. Depois, transferimos a máquina para o próprio prédio da Educação Física, montando um pequeno CPD com rede local e teleprocessamento, primeiro serviço de acesso remoto à informação da UFMG. Lembro que instalamos novíssimos modens de 1.2 kbps. Pasmem!

SIST: Como era a turma da Divisão de Usuários?
ZÉDU: A DU era meu lugar preferido dentro da “casa ceconiana”. Quanta saudade! Turma boa mesmo era aquela. A gente era tão unido que dava ciúmes ao redor. Costumavam chamar até de “feudo”! Ainda no começo da divisão, o Quevedo foi para o DCC e a Didi assumiu a chefia da DU. Passamos a trabalhar com os setores de Assessoria e de Projetos. Tinha a Denise, o Gino e mais um monte de gente (já que falar de todos é difícil, podem ter certeza de que se lembrarem de mim estarei pensando neles também). Dividíamos as pessoas por setores por mera formalidade, mas sempre que precisava, todos ajudavam a todos. Era tão bom que ultrapassava o simples limite do trabalho. Aprendíamos uns com os outros a ciência da computação e a arte de conviver. A DU formou os melhores profissionais com os quais tive a sorte de trabalhar. A idéia era até bem simples. Fazíamos de tudo para atender a todos os que nos procuravam, alunos, professores, pesquisadores, procurando entender e viver o problema de cada um, como se esse fosse o mais importante que estava em nossas mãos. O usuário sempre em primeiro lugar. Graças a Deus deu certo e ficamos muito felizes enquanto durou.

SIST: Quais os trabalhos desenvolvidos no CECOM de que se lembra? Existe algum que tenha marcado a sua vida profissional ou que tenha orgulho?
ZÉDU: Gosto de todos os projetos e serviços dos quais participei. Me orgulho mesmo é de ter trabalhado para a UFMG, que foi e sempre será a minha casa. Do tempo de analista de sistemas do CECOM, às vezes, me vem à cabeça algumas coisas que marcaram, mas que nem lembro direito em que ordem elas aconteceram. Só sei que alguém estava sempre apoiando, o que era o mais importante. Tinha o Sibradid ,com a Didi (falei nele aí atrás), as redes da Reitoria com o Frota, o vestibular da UFBa com a Mírian, a contabilidade com a Nilza Lara, o acadêmico com a Laura, o vestibular da UFMG com o Leão e a Nilza, a programação dos sistemas com o Johnny, o processamento dos sistemas implantados com o Benjamim, as estatísticas com a Denise Spira, o concurso da Secretaria da Saúde com o Leão, o processamento de dados de teses com o Marcelo e o Gino, os programas magníficos em Fortran do Luiz Ricardo, os processamentos das primeiras eleições diretas de Reitor, a criação da CPPTA, os bancos de dados para bibliotecas (muitas bibliotecas!), e por aí vai.

SIST: Você sempre foi muito festeiro. Como eram as festas em Nova Lima, a comemoração do seu aniversário? Nós é que sentimos saudade daquelas festas juninas!
ZÉDU: Pois é. Era bom mesmo. Continuo muito festeiro como você diz. Só que mudei de lado. Agora prefiro ficar do lado dos convidados! A gente não tem mais tempo nem oportunidades para encontrar as pessoas. Isso realmente me entristece. O quintal lá de casa, em Nova Lima, também faz uma falta danada. Parece que um pedaço da família e dos amigos se perdeu quando ele deixou de existir. Bem, aguardo o próximo convite para uma festa aí.

SIST: Quando saiu do CECOM e foi para onde?
ZÉDU: Não sei ao certo. Por volta de 1989 ou 1990, passei a trabalhar em núcleos computacionais, exceto do Hospital das Clínicas. E fui ficando. Estive na Escola de Educação Física, na Veterinária, no ICB, projetos na Fundep etc. Comecei, então, a trabalhar para bibliotecas e delas não larguei mais. Não me lembro de alguma biblioteca da UFMG onde eu não tenha estado e deixado algum banco de dados, seja do acervo principal ou auxiliares como teses, periódicos ou trabalhos acadêmicos. Estive na Biblioteca Universitária com a profa. Marysia e o prof. Paulo Terra, onde trabalhei com os dados dos acervos, implantei serviços e redes. Pelos trabalhos com o Sibradid e com a biblioteca da Faculdade de Medicina, tive contato com a OMS/OPAS/Bireme, com a qual mantenho ligações até hoje. Mais à frente, estive na Pró-Reitoria de Administração, como assessor em informática. Trabalhei para o Gabinete do Reitor e Procuradoria Jurídica, assessorando em redes e bancos de dados. Sempre gostei de ser analista de sistemas, adoro computação e processamento de dados. Em todos os lugares em que trabalhei na UFMG, procurei colocar o melhor de mim para atender aos usuários usando conhecimentos que recebi no convívio com os colegas do CECOM.

SIST: Hoje, você tem uma empresa. Conta sobre o trabalho que atualmente você desenvolve.
ZÉDU: É na verdade a formalização do meu trabalho como consultor. Tenho algumas pessoas muito dedicadas que trabalham junto comigo, no administrativo, preparação e entrada de dados. Quando preciso de pessoas para um projeto ou outro, contrato outras consultorias, e assim vai. O serviço da TEINFOR é, principalmente, implantação de bancos de dados referenciais. Acervos bibliográficos, arquivos de documentos (papel e eletrônico), fotos e vídeos são os que mais acontecem. Também existem casos de informatização geral de bibliotecas e implantação de sites em intranet. Fico muito orgulhoso do serviço que presto para um dos clientes mais antigos da consultoria que é o Sistema Usiminas. Lá tive a oportunidade de implantar os bancos de dados de vários acervos da área de informações técnicas, hoje consultados através da intranet da empresa. Lembro de serviços que fiz no Cetec/MG, Acesita, Tecpar/PR, várias secretarias de governo de Minas Gerais, muitas faculdades do interior, CNEN/CDTN, escritórios de advocacia e bibliotecas públicas. Na UFMG, ainda atendo, de vez em quando, ao Gabinete e à PJ. Participo da diretoria da UBQ-MG (União Brasileira para a Qualidade) onde posso colocar um pouco de trabalho voluntário. Gosto muito de prestar serviços de consultoria em outras cidades. É muito interessante você criar laços de amizade com as pessoas que estão precisando do seu trabalho, mesmo que só tenham conversado por telefone e e-mail. Depois, fazer a viagem para realizar o serviço é como se você estivesse cumprindo uma missão, realizando uma tarefa que as pessoas colocaram em suas mãos, confiando em você. É a realização profissional.

SIST: Sente saudades do CECOM e da UFMG?
ZÉDU: Muitas. Já deu para ver pelo que andei falando aí atrás. A UFMG me criou e no CECOM eu cresci. De vez em quando dou uma passadinha no campus, já que vou sempre à Usiminas aí pertinho. Quando dá, revejo os amigos na Reitoria, na Fafich, na Biblioteconomia e noutros cantos.

SIST: Saindo um pouco da sua vida profissional, conta um pouco sobre a sua família.
ZÉDU: Sou casado com Regina e tenho duas filhas, Emília e Alice. Nunca nos esquecemos da bagunça que vocês aprontaram em nossa festa de casamento, fazendo chuva com picotes de cartões perfurados (museu da computação, né?). Até hoje ainda não sei de quem foi a brilhante idéia (coisas da DU), mas ainda encontro alguns exemplares dentro de bolsos da roupa que ficou de lembrança. Moramos em Nova Lima, no centro comercial da cidade, ao lado da loja da família.

SIST: Sendo de Nova Lima, você morou também em Belo Horizonte. Por que retornou para Nova Lima? É uma vida mais saudável?
ZÉDU: Morei em BH durante muitos anos. Primeiro, no bairro Ouro Preto, porque é perto do campus, e depois no Luxemburgo, que fica mais ou menos no meio do caminho entre a Pampulha e Nova Lima. Facilitava o acesso para os dois lados. Depois, quando Emília foi crescendo e já estava na escola, resolvemos que seria melhor voltarmos para Nova Lima, onde ainda é mais tranquilo e seguro. Foi muito bom porque moramos em casa, com quintal cheio de bichos, as meninas vão para escola a pé (distante apenas um quarteirão), Regina pode cuidar da loja, que fica ao lado e eu chego no escritório apenas atravessando o quintal.

SIST: Gostaria de deixar um recado para o pessoal do CECOM?
ZÉDU: É sempre emocionante voltar ao lugar onde a gente começou a trabalhar e conheceu pessoas que estarão em nossa lembrança para sempre. Parabéns por manterem esse local tão importante para a UFMG e que hoje já faz parte da história da computação em nossa Universidade. Espero revê-los em breve. Um grande abraço a todos e em especial a você, cara entrevistadora.

Para nós foi importante conversar com Zédu, relembrar tantas coisas boas acontecidas no CECOM. E é muito bom saber que, agora, após o acidente que sofreu, em que teve o tendão de Aquiles do pé esquerdo rompido por causa de um tombo, ele está totalmente recuperado, trabalhando bastante com todas as coisas que gosta.

TELEMAR INSTALA ORELHÃO NO PONTO DE TÁXI

O ponto de táxi do Campus Pampulha, localizado perto da Praça de Serviços, já conta com telefone para contato. A Telemar concluiu esta semana a instalação de um orelhão e os veículos podem ser chamados pelo número 3497-5118.

HORÁRIO DE VERÃO VAI TER INÍCIO NO DOMINGO

Não se esqueçam de que o horário de verão vai ter início a partir da zero hora deste domingo, dia 03 de novembro. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, retornando à hora oficial no dia 16 de fevereiro.

O horário de verão vai vigorar nos Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além da Bahia e Tocantins.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Se você é daqueles que quer saber tudo sobre seu animal de estimação, o melhor caminho é a página http://odia.ig.com.br/sites/nossosbichos/index.htm, que contém muitas informações distribuídas em várias seções, participação de promoções etc.

– Os Internautas que são amantes do Futebol e que querem saber de algum fato histórico vão gostar muito da página http://www.futebolclassico.com.br. Você vai ficar por dentro de toda a história e de algumas curiosidades sobre o esporte, além de ter acesso a imagens, fichas de clubes e muito mais. Mas se você quer conhecer as regras, tem uma seção que explica todas as regras das partidas.

– É de dar água na boca as receitas de gastronomia publicadas na página http://www.gastronomiauniversal.com.br. São mais de 5 mil receitas armazenadas e guias de restaurantes, dicionário gastronômico, cursos e etiquetas para quem gosta do assunto.

– A temperatura do processador está subindo e você não sabe? Quer saber qual tipo de processador tem na sua máquina, qual velocidade da placa de fax-modem, converter arquivos e um monte de outros programas para monitorar o seu PC? Na Internet, você vai encontrar vários programas com essa finalidade, como o Motherboard Monitor e o Hardware Sensors Monitor. Podem dar download a partir da página http://www.clubedohardware.com.br/download.html.

– Se você não pode ir a Marte, mande seu nome. É fácil! Entre na página http://spacekids.hq.nasa.gov/2003 e digite seu nome e pronto. Um certificado será emitido com número e nome. O meu é Certificate No. 3007317.

– Pela primeira vez dissequei um sapo. Você já dissecou um nas aulas de biologia? Se não, aponte o seu navegador para http://www.froguts.com/ e faça o dissecamento. Sem ter que matar o bicho! (Site em Inglês)

– Se você trabalha com design de páginas e procura algumas imagens para ilustrar o seu trabalho que possa servir de inspiração, o melhor é visitar a coleção online de imagens da Biblioteca Pública de Nova York, que é um verdadeiro paraíso. Imagine só! São mais de 30 mil imagens digitalizadas de livros, revistas e jornais, a grande maioria de antes de 1923. Não se preocupe em usar. São de domínio público e podem ser usadas gratuitamente. O endereço é: http://digital.nypl.org/mmpco/. (Site em Inglês)

– O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa divulgou na Internet, através de http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA03364, o primeiro mapa em alta resolução da topografia da América Central. O mapa, foi produzido a partir de dados obtidos pelo sistema de radar de ônibus espaciais. Marcada por um relevo acidentado, a América Central é considerada difícil de ser observada com sistemas espaciais óticos devido à elevada freqüência de nuvens.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, a seguinte notícia:

Pai do Lotus prepara alternativa ao Outlook – Mitch Kapor, um dos pais do Lotus e um dos responsáveis pela popularização das planilhas eletrônicas ainda na Era do MS-DOS, está de volta à ativa: ele prepara um software de código aberto que já está sendo considerado mais uma alternativa ao Outlook.
O nome do projeto é Interpersonal Information Manager, ou gerenciador de informações interpessoais. Segundo o site TheInquirer, Kapor pensou em criar um novo pacote que reunisse e-mail, lista de contatos e agenda, entre outras aplicações, porque percebeu que “muitas empresas estão presas ao sistema de extorsão da atualização de software da Microsoft”.
A matéria diz que, aparentemente, Kapor não está na empreitada por dinheiro. Mesmo porque isto é uma coisa que ele não precisa muito, desde que vendeu a Lotus para a IBM. Para o TheInquirer, Kapor e seus colaboradores estão é se divertindo para criar algo do qual eles se orgulharão mais tarde, já que eles montaram uma organização sem fins lucrativos para cuidar do desenvolvimento.
Mitch Kapor também é conhecido por praticamente ter inventado o groupware com a invenção do Notes, e por ter fundado a Electronic Frontier Foundation. Este novo projeto, segundo o site, está sendo desenvolvido para “armazenar com segurança e-mails pessoais, compromissos, contatos e outros dados em novas formas, e para tornar mais simples a colaboração e o compartilhamento de informações entre as pessoas sem necessitar de servidores poderosos e caros”.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 04 de julho de 1997, foi realizado o IV Arraiá do Byte Coxa, a Festa Junina do CECOM, nas dependêncis do prédio da Imprensa Universitária. Como sempre, a participação de todos fez com que a festa fosse um sucesso e o jogo de argolas e pescaria foram muito concorridos, tanto pelos adultos quanto pelas crianças.

As fotos são de autoria da Lelé e Renato Righi.

Todos os anos, O Sistemático agradece aos que colaboraram na festa e naquele ano os que mais ajudaram foram: Rubens, Janaína, Lílian, Timé, Renato, Carlinhos, Xina, Haroldo, Bráulio, Alda, Benjamin e Jorge, da Imprensa.

Carlos Roberto, Vicentina e Bárbara

Clarice, no colo de Aparecida, e Alda. Ao fundo: Márcia, Bessa e Márcia Bessa.

O trio jeca: Xina, Rubens e Lelé

O trio mais animado da festa

Carlos Roberto, Clarice, Aparecida e Alda. Ao fundo: Márcia e Rubens, de costas.

A concorrida pescaria e os prêmios

O jogo de argolas e os prêmios

Tatá, irmã da Lelé

Vítor, Lurdinha e Carlinhos



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 42, de 05/11/1982, publicou notícias sobre os 12 anos de criação do CECOM, seleção de pessoal para trabalhar no Vestibular/83, palestra da Telematic S/A Comercial no CECOM, programa de treinamento da Compucenter, inauguração do posto da Varig/Cruzeiro no 2o. andar do prédio da Reitoria, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

EQUIPAMENTOS COBRA
O Centro de Computação recebeu no dia 03, quarta-feira, três equipamentos COBRA TD-100, com memória de 48 K cada. Os equipamentos se encontram na digitação, estando aptos a fazerem a entrada de dados do Sistema Biblioteca.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
Desde o dia 28 de outubro, o programador Evandro de Paula Godoy está lotado na Divisão de Serviços Implantados do Centro de Computação.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Conforme solicitado na edição do Sistemático anterior, a Comissão Organizadora da Festa de Natal do CECOM já deu início ao recebimento dos itens para a confecção da cesta natalina, que será rifada no mês de novembro. Até o momento, somente uma contribuição da Beth.

Todos podem trazer biscoitos, doces, balas, chocolates, refrigerantes, bombons, sucos, vinhos, frutas cristalizadas, enlatados em geral.

A caixa de recolhimento das contribuições se encontra na recepção do CECOM, no 8o andar, aguardando as doações.

Não se esqueçam!

EDITORA DA UFMG LANÇA MAIS UM LIVRO

A Editora da UFMG estará lançando na próxima terça-feira, dia 05 de novembro, o livro Crítica Cult, de Eneida Maria de Souza, no horário de 19:30 às 22:00, na Livraria UFMG, no Conservatório, à Rua Guajajaras, no. 100, Centro de BH.

O livro discute a crítica cultural que hoje é o motivo de uma das mais polêmicas discussões no meio acadêmico. Os ensaios reunidos no livro incitam o debate em torno desta polêmica e propõem a revisão de teorias no campo das ciências humanas.
Preço: R$21,00.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Vicentina Maria Queiroz e Gilmar Lima Guimarães, no dia 1o. de novembro. E os parabéns para os ex-ceconianos: Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale (Editora), no dia 04; Marcelo Caetano Batista e Efigênio Vieira Ataíde, no dia 07.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS: Hoje, quinta-feira, às 15:30 horas, haverá um lanche na sala do café do 8o. andar para comemoração dos aniversários da Vicentina e do Gilmar. Todos estão convidados.