Sistemático: Edição 1133 – 07/11/2002


Notícias



HERMES SERÁ DESATIVADO EM 29 DE NOVEMBRO

Desde o início do ano de 1989, o CECOM – Centro de Computação – mantém em funcionamento, para a comunicação eletrônica formal entre caixas postais institucionais, o correio eletrônico denominado Hermes. Através dele circularam, ao longo desses quase 14 anos, as principais informações administrativas que nortearam o cotidiano da universidade no período.

Entretanto, desde 1995, quando atingiu seu ápice, ao trafegar na rede da universidade mais de 70.000 mensagens/ano, o Hermes vem perdendo espaço para alternativas tecnologicamente mais interessantes e baseadas em recursos da Internet.

Para a comunicação interpessoal, que não era sua finalidade original, ele foi rapidamente substituído pelo uso dos serviços de e-mail. Inicialmente pelos serviços disponibilizados pelas próprias unidades. Depois, pelo uso do correio eletrônico do Lotus Notes, uma das ferramentas de trabalho disponibilizadas pelo projeto Grude.

As justificativas que sobraram, para justificar que o Hermes se mantivesse ativo, eram sua característica protocolar de controle de envio e recebimento de mensagens e a existência de formulários institucionais desenvolvidos por vários órgãos e unidades em seu ambiente. Agora, estas duas justificativas não fazem mais sentido.

Em ação conjunta do CECOM – Centro de Computação – e do LCC – Laboratório de Computação Científica – foram cadastradas as CCIs, caixas de correio institucionais, no Lotus Notes e desenhados, também no Notes, formulários equivalentes ao existentes no Hermes. Desta forma foi possível, então, programar a desativação do antigo correio eletrônico para o próximo dia 29 de novembro, às 17 horas.

A desativação desse serviço marcará mais um passo da UFMG na migração de seus sistemas e serviços do ambiente mainframe para novas plataformas tecnológicas, permitindo uma redução de custos diretos de cerca de R$1 mil mensais.

Para que a desativação se dê de forma tranquila, o CECOM está orientando todos os usuários a verificarem suas mensagens ainda existentes no Hermes e as imprimirem, se necessário, já que, a partir de 30 de novembro, estas informações não estarão mais acessíveis e não serão transpostas para outra base de dados.

Para que sejam evitados mal entendidos, já que a expressão “Hermes” é usada pelos usuários para caracterizar outros serviços além do correio eletrônico, o CECOM alerta que essa desativação não afetará outros sistemas disponíveis no ambiente mainframe, tais como: graduação, pós-graduação, pessoal, patrimônio, vestibular etc.

A partir de agora, a informação formal da instituição passará a trafegar entre as CCIs, caixas de correio institucionais, que estão sendo criadas no Notes. Também as Listas Institucionais, mantidas pelo CECOM, passarão a utilizar estas CCIs.

Para os usuários das unidades e órgãos que mantêm formulários eletrônicos no Hermes, será dado um treinamento especial nos dias 28 e 29 de novembro, para capacitá-los na manutenção dos novos formulários criados para o ambiente Notes.

Estão participando das atividades que viabilizarão a desativação do correio Hermes os funcionários Aleixina Maria Lopes Andalécio, Antônio Eustáquio Rodrigues, Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Adyr Rodrigues Nascimento, todos da DAC.

Veja no gráfico abaixo a ascensão e queda do uso do Hermes na UFMG:

BASE DE DADOS DA GED ESTARÁ DISPONÍVEL NA TERÇA-FEIRA

A partir das 17 horas desta sexta-feira, dia 08 de novembro, a equipe da DAS responsável pelo sistema GED estará extraindo dos sistemas INA e Opus as informações necessárias para a montagem da base de dados da GED. Estas atividades, que se estenderão ao longo deste final de semana e encerrarão na próxima segunda-feira, 11 de novembro, estarão sendo coordenadas pelo analista João Carlos Lages.

Conforme previsto no cronograma da GED, instituído pela Comissão responsável pela avaliação na UFMG, a base de dados para lançamento da pontuação dos docentes estará disponível a partir da próxima terça-feira, 12 de novembro. O lançamento de dados ocorrerá até o dia 29 de novembro, quando terão início as atividades de auditoria da Comissão Central.

O sistema GED estará disponível para acesso na página principal do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, onde informações complementares estarão sendo dadas aos usuários responsáveis pela carga dos dados nas unidades acadêmicas.

AVANÇA CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO NETWARE 6

Na sexta-feira, dia 01/11, a DAC aproveitou o ponto facultativo na UFMG para realizar a implantação do novo servidor de rede que passou a atender à Imprensa Universitária. O novo equipamento, um Athlon de 900 Mhz e 512 Mbytes de memória, teve o sistema operacional Netware, versão 6, instalado ao longo da semana, sendo realizada na sexta a transferência dos arquivos do antigo servidor para o novo.

Na segunda-feira, dia 04, foram feitos os acertos finais do ambiente dos usuários.

A atualização do servidor UA2 foi adiada, por problemas de espaço em disco. Durante esta semana, foi feita a aquisição de 2 discos SCSI de 36 Gb para instalação no servidor, viabilizando a continuidade do processo.

Assim, neste sábado, dia 09, serão atualizados os servidores BU e UA2.

O trabalho de atualização está sendo feito por Márcio da Costa Viana, da DAC, e Gustavo Avelar Araújo, da Informa Tecnologia, sob a coordenação de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

NOVO CHEFE DO DCC É EMPOSSADO

A posse do novo chefe do Depto. de Ciência da Computação, prof. Virgílio Augusto Fernandes Almeida, ocorreu ontem, dia 06 de novembro, em cerimônia realizada no Auditório do ICEx.

EQUIPE DE DESEMBALAGEM DE PROVAS DO VESTIBULAR JÁ ESTÁ SENDO MONTADA

A Coordenadoria de Processamento do Vestibular da UFMG 2003 está selecionando pessoal para trabalhar na equipe de desembalagem de provas na Primeira Etapa do Concurso. Serão montadas 21 duplas de trabalho, obedecendo-se os mesmos horários dos turnos do ano passado e as pessoas alocadas, observando-se os novos critérios definidos pela COPEVE, assim como avaliação dos trabalhos no Concurso de 2002.

Pessoas que fizeram parte da equipe no ano passado e estão interessadas em trabalhar este ano devem preencher os formulários já pré-identificados com as mesmas funções exercidas até sexta-feira, dia 08/11. Após esta data, as vagas serão liberadas para alocação de substitutos.

DRC LIBERA ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM

O gráfico mostra, dia-a-dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de outubro de 2002.

 


Informativo



GenteWhere

Ela sempre teve um belo sorriso. Muito simpática, era e continua sendo muito amiga da Xina e do Mário Terenzi. Como nos velhos tempos! A focalizada da semana é Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, que se encontra em Campinas, trabalhando com o também ex-ceconiano Romildo Monte.

SIST: Quando entrou para a UFMG e em qual curso?
ADRIANA: Entrei para o curso de Arquitetura da UFMG em 1978. Fiz 2 anos de curso e, enquanto estava no ICEx, estudando os cálculos e etc., tudo estava OK. Quando comecei a fazer as matérias de Arquitetura mesmo, percebi que não era aquilo o que queria e decidi pela reopção. Entre os cursos de Estatística e Ciência da Computação, fiquei com a última opção, porque era uma novidade. E assim, em agosto de 1980, comecei o quarto perído de Ciência da Computação no DCC, junto com a turma que tinha entrado em 1979.

SIST: Como veio fazer estágio no CECOM?
ADRIANA: Segundo a entrevista do Mário Terenzi (me desculpem, não estou fazendo graça, a memória está fraca mesma e pesquisei a entrevista do Mário), entramos no CECOM, Mário e eu, em novembro de 1980, através de uma seleção. Entrei como estagiária da DIVSIS, a Divisão de Sistemas, chefiada pelo Romildo. Naquela época, trabalhavam lá também, o William, Hélio Yoshida, Eduardo Henrique e o Rainer. Um pouco depois entrou a Xina.

SIST: O que mais recorda dessa época?
ADRIANA: Ter entrado para o CECOM foi muito importante para mim. Fazia apenas 3 meses que tinha mudado de curso, e ter passado na seleção de estagiários e começar a trabalhar na área fez bem para minha auto-estima, além de me ajudar a enturmar mais fácil. Naquela época, trabalhava junto com o William, fazendo patches no MCP, que eram implantados às quintas-feiras, quando o sistema ficava indisponível para os usuários por algumas horas. Sabe que até hoje eu sei o número do primeiro telefone da Xina, porque os 4 últimos números (3132) eram as duas versões do MCPcom que estávamos trabalhando quando eles compraram o telefone? Acho que agora o número é outro. (N.R.: Continua o mesmo!)

SIST: Quando mudou de cargo?
ADRIANA: Em 1982, através de um concurso interno, fui contratada como programadora, trabalhando na mesma divisão, onde permaneci até 1984, quando saí do CECOM.

SIST: Como foi a ida para Campinas?
ADRIANA: (Oh, meu Deus! Deixe-me agora catar a entrevista do Romildo.) Pois é, no início de 1984, o Romildo saiu do CECOM e foi para o CTI, em Campinas. Em julho, fiquei sabendo, por ele, que o CTI estava contratando funcionários. Naquela época, namorava o Clênio, que trabalhava no DCC, contratado pela Fundep (o Clênio nunca trabalhou no CECOM, ele pegava no meu pé mesmo!). Fomos para Campinas, fizemos entrevista com o Romildo e fomos convidados para trabalhar lá. Na volta para BH, naquele Cometão, que existe até hoje, decidimos vir e aí pedi o Clênio em casamento. Falei com ele que mataria minha mãe do coração se fosse morar em outra cidade com o namorado. Começamos a trabalhar no CTI em outubro e nos casamos em dezembro daquele ano. Na verdade, em novembro, fomos a BH para casarmos no civil. No início de dezembro, “matamos” um dia de serviço para sermos padrinhos do casamento do Mário e da Angélica e, no final do mês, fomos para BH para o nosso casamento religioso. No CTI, o pessoal tirou sarro com tanto casamento.

SIST: Conta alguma coisa sobre o CTI e o trabalho que desenvolve.
ADRIANA: Até acontecer a entrevista com o Romildo, o CTI tinha se transformado em ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Naquele ano, a parte do ITI relacionada com o Projeto de Infra-estrutura de Chaves Públicas ficou sediada em Brasília e nós aqui em Campinas novamente trocamos de nome. Agora, somos Centro de Pesquisas Renato Archer – CenPRA.
No CTI/ITI/CenPRA, trabalhei muito tempo na área de desenvolvimento de software e prospecção de novas tecnologias de software. Recentemente, o nosso grupo deu uma guinada e estamos trabalhando mais com pesquisa. Entrei no mestrado da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp e, se Deus quiser, ano que vem termino e começo o doutorado. Sempre trabalhei próxima ao Clênio, mas nunca no mesmo projeto.

SIST: Como foi a sua adaptação a Campinas?
ADRIANA: A adaptação em Campinas foi fácil. É uma excelente cidade para se morar e, além disso, moramos em um sub-distrito, próximo da Unicamp, que parece uma pequena cidade. Não vamos tanto a Campinas. Mas, como vocês já devem ter ouvido, a violência aqui está assustadora. E eu vejo isto afetando principalmente a vida dos meus filhos. Eles convivem com um medo que não tínhamos na nossa infância.

SIST: Você nasceu em qual cidade?
ADRIANA: Oh, Lelé, eu sou de Belo Horizonte. Cresci no Gutierrez, que naquela época tinha muitos terrenos vazios e a Francisco Sá era um pântano. Pertenço a uma família de nove irmãos, 7 homens e 2 mulheres. Minha irmã é 10 anos mais velha do que eu e, então, sempre fui de brincar muito com meus irmãos, jogar bola, brincar na rua, ir para
o Barroca …..

SIST: Sente falta de sua terra natal?
ADRIANA: Sou apaixonada por Minas, pelo povo, que é diferente do paulista, pelas montanhas, águas, comida. Geralmente, nas férias de julho, Clênio e eu viajamos com os nossos filhos para algum canto de Minas. Queremos passar isso para eles. No entanto, não penso em voltar a morar em BH. Belo Horizonte mudou muito, ficou muito vertical e o trânsito é caótico. Quando vou a BH me sinto uma pessoa de fora, não me lembro do nome das ruas e me perco facilmente.

SIST: Conta um pouco da sua vida particular.
ADRIANA: Como já disse, sou de Belo Horizonte, casada com o Clênio há 18 anos e temos 2 filhos pré-adolecentes, o Marcos, de 13 anos, e o Daniel, de 11 anos. Os dois são campineiros e puxam um “r” danado. O Marcos é um xerox do Clênio e o Daniel parece mais comigo.

SIST: Quais as pessoas de BH com quem você ainda mantém um elo de amizade?
ADRIANA: Três amigos de BH com quem sempre mantenho contato são a Xina, o Mário e a Angélica. Às vezes, um fica mais sumido, mas no mínimo no final do ano, trocamos um e-mail de Feliz Natal e colocamos as novidades em dia. A Xina, quando vem para cá, nos tira um pouco da rotina, arruma um teatro em São Paulo para irmos, vamos fazer compras em Serra Negra, Monte Sião etc. Já disse para ela vir mais vezes, porque senão o dia a dia nos consome mesmo.

SIST: O que gostaria de deixar registrado no Sistemático para o pessoal do CECOM?
ADRIANA: Para o pessoal do CECOM quero mandar um grande abraço. Recebo o Sistemático aqui em Campinas e fico sabendo do que está acontecendo aí. Agradeço a Lelé por ter a paciência de colocar no correio, semanalmente, uma cópia para mim e outra para o Romildo. ( N.R.: O agradecimento vai para a Vicentina.) Assim, um não tem que esperar o outro ler! Muitas vezes, conversamos sobre notícias do Sistemático e falo com o Romildo que ele está muito em evidência na coluna “Há 20 anos….”. Este ano, algumas fotos me trouxeram boas lembranças e tenho muitas saudades deste tempo.

Agradecemos à Adriana a entrevista. Só gostaria que ela tivesse se lembrado e contado para todos os mil casos engraçados partilhados com a Xina naquela sala escondida da DivSis, no subsolo. E esperamos que ela continue lendo O Sistemático e relembrando de um bom tempo vivido aqui.

REVEZAMENTO NAS SEMANAS COMEMORATIVAS DE DEZEMBRO

A ProRh já expediu comunicado sobre o revezamento que deverá ter nas duas semanas comemorativas do mês de dezembro (Natal e Ano Novo). O calendário deve ser organizado preservando os serviços essenciais e os trabalhos inerentes à transição governamental.
A primeira semana vai de 23 a 27 de dezembro e a segunda de 30 de dezembro a 03 de janeiro/2003.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

RealNetworks divulga código-fonte de player – A RealNetworks abriu o código-fonte de seu player de mídia para que outras companhias de software e hardware possam usá-lo em seus produtos. O objetivo da companhia é tentar fazer com que sua tecnologia torne-se padrão do mercado.
“Esta comunidade e tecnologia finalmente dão aos fabricantes o cógido-fonte aberto do player para que possam criar qualquer aplicação que desejarem´´, afirmou o vice-presidente de sistemas de media da RealNetworks, Dan Sheeran.
O abertura do código do player da Real é parte de um plano já anunciado de oferta de uma plataforma universal para transmissão de mídia digital.
A RealNetworks, mais conhecida pela série de programas de visualização de vídeo e áudio pela internet, lançou em julho o servidor Helix Universal para envio de mídia pela internet por meio de sistemas operacionais Windows, Unix e Linux. O código-fonte do Helix também pode ser modificado por programadores interessados em criar softwares específicos com sua tecnologia.
A fonte do Helix DNA Cliente, que permite o funcionamento do player RealOne, também vai estar disponível sob uma licença especial e deve gerar royalties para a RealNetworks, acrescentou Sheeran.

Novo SuSE rodará MS-Office e Lotus Notes – A SuSE vai liberar, em janeiro de 2003, uma nova versão de seu sistema operacional que permitirá aos usuários rodarem o pacote de escritório Office, da Microsoft, e o Lotus Notes, da IBM. Será a primeira vez que este tipo de recurso sairá em uma distribuição Linux.
O anúncio foi feito no dia 29/10, pela empresa. O novo sistema está sendo projetado desktops de empresas de pequeno e médio porte – o plano é fazer com que essas empresas, e também alguns usuários domésticos, migrem para uma plataforma de código aberto com o SuSE Linux Office Desktop. A versão para grandes empresas, que será lançada algumas semanas mais tarde, se chamará SuSE Linux Enterprise Desktop.
Na divulgação de lançamento, a SuSE diz que nem mesmo o CEO da Microsoft, Steve Ballmer – um dos mais conhecidos críticos do Linux – “poderá negar por muito mais tempo que o Linux estabeleceu seu lugar nos servidores das empresas”.
Segundo a empresa, SuSE Linux Office Desktop reunirá a tecnologia e as funcionalidades do SuSE Linux 8.1, mais ferramentas que facilitam a migração do sistema operacional Windows e seus aplicativos. Uma delas é o assistente de sistema YaST2 (Yet another Setup Tool), que detecta automaticamente instalações existentes do Windows 95, 98 ou ME e submetem a proposta adequada para a reorganização do espaço em disco existente e o tamanho do Linux a ser instalado no mesmo.
Na nova versão, os usuários poderão continuar usando programas como o Word, o Excel e o Outlook, mas, em seu comunicado, a SuSE enaltece as vantagens de aplicativos como o StarOffice 6.0 e o Codeweaver CrossOver Office 1.2.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Centro de Computação sempre participou dos ENANUNIs, Encontro Nacional de Usuários Unisys. O 40o. ENANUNI foi realizado em Canela, no Rio Grande do Sul, no período de 30 de maio a 04 de junho de 1993. A edição do Sistemático Ano XVII, no. 15, de 06/05/1993, publicou a seguinte notícia:

“… Este encontro tem características especiais, já que nele será comemorado o 20o. aniversário da Associação. A ANUNI foi fundada em 1973, em Canela/RS, e já se chamou CUB – Clube dos Usuários Burroughs, ANUB – Associação Nacional dos Usuários Burroughs e ANUNI, após a associação da Burroughs com a Sperry.
Estarão presentes ao encontro o Vice-Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e os analistas Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DSA e Rogério Soares Pinheiro, da DSF
.”

Como sempre, os participantes do CECOM assistiram a inúmeras palestras e grupos de trabalho, e ao voltarem, prepararam um relatório de participação no encontro, que foi enviado a todas as divisões do CECOM, através do Correio Eletrônico Hermes.
As histórias da viagem foram muitas e a Xina gosta de relembrar algumas em que ela foi protagonista. Vale lembrar que no período, os três enfrentaram um frio de -2 graus em Canela.

Xina, Carlos Alfeu e Rogério assistindo a uma palestra



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 43, de 11/11/1982, publicou notícias sobre a formação da equipe da Coordenadoria de Processamento de Dados do Vestibular de 1983, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, seminários da Compucenter, Concurso público de Técnico de Administração e para os concursos específicos para o projeto II de Ascenção Funcional de Técnico de Administração e Psicólogo da UFMG e entrevista do estagiário Eduardo Costa e Silva na seção “Um Pouco de Nós”.

Parágrafo 2



Eventos



SEMINÁRIO DA CPPTA SOBRE RELAÇÕES DE TRABALHO NA UFMG

A CPPTA – Comissão Permanente do Pessoal Técnico-Administrativo – estará realizando, nos dias 19 e 20/11/2002, o seminário “Relações de Trabalho na UFMG”, no auditório 1007 da Faculdade de Letras. O evento pretende comemorar os quinze anos de existência da CPPTA/UFMG e integra, ainda, a pauta alusiva aos 75 anos da UFMG.

A programação é a seguinte:

Dia 19/11:


Horário
Atividade
09:00
Abertura
09:30 às 12:00
Perspectivas de trabalho da Pró-Reitoria de Recursos da UFMG
Profa. Maria José Gazzi Salum – Pró-Reitora de Recursos Humanos
João César Fonseca – Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos
12:00 às 14:00
Intervalo – almoço
14:00 às 15:30
Estrutura e funcionamento da UFMG: Órgãos colegiados e burocracia
Prof. Antônio Claret Torres – Escola de Veterinária da UFMG
15:30 às 17:00
Estrutura e Funcionamento da UGFMG: Estatuto e Regimento da Universidade
Prof. Mauro Mendes Braga

 

Dia 20/11:


Horário
Atividade
09:00 às 11:00
Relações de trabalho na esfera jurídica: Aspectos do RJU
Simone Baccarini Nogueira
Coordenadora da Seção de Legislação de Pessoal da Procuradoria Jurídica da UFMG
11:00 às 12:30
Experiências de flexibilização de jornada de trabalho na esfera pública
Maria Beatriz Rocha
Funcionária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
12:30 às 13:30
Intervalo – almoço
13:30 às 16:00
Dinâmica dos órgãos colegiados da UFMG e a representação dos servidores técnico-administrativos
Representantes dos servidores técnico-administrativos nos órgãos colegiados
16:30 às 18:00
Homenagem e entrega de certificados aos ex-representantes no Colegiado da CPPTA/UFMG

 

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG REALIZA AUDIÇÕES INÉDITAS

O Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG realizará, nos dias 9 e 10/11, respectivamente às 20h e 17h, dois concertos inéditos em Belo Horizonte. As audições, que acontecerão na Capela do Colégio Santa Marcelina, terão no programa a primeira audição, em Belo Horizonte, do Requiem op.9, de Maurice Duruflé (versão para coro, órgão, violoncelo, barítono emezzo-soprano solistas) e Agnus Dei, de Samuel Barber (transcrição para coro). Os concertos terão entrada franca.

ANIVERSÁRIO DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO

O Observatório Astronômico da UFMG estará completando 30 anos no próximo dia 09.

A programação, que será realizada nas suas instalações na Serra da Piedade, a partir das 14:00, inclui uma “Oficina de Resgate e Registro de Nossa Memória”, e atividades variadas para adultos e crianças como: Teatro, Museu de Morfologia, Origami, Observações do Sol, Contação de Estórias, A Física do Sol, Música, O Corpo Humano etc.

Às 18:30, será feita uma homenagem ao Frei Rosário, dando o seu nome ao observatório, e a reinauguração do telescópio secundário e auditório. Depois, estão marcados: observações do céu, música, palestras de astronomia e sobre a história do observatório, projeções de imagens astronômicas, sarau poético etc. A programação vai ser encerrada às 23:00.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcia Regina Lemos, aniversariante do dia 12. E os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Caetano Batista e Efigênio Vieira Ataíde, hoje, dia 07; Benjamin Pinto Neto, no dia 11; e Danilo Pinheiro Soares Guimarães, no dia 13.

CRAQUE DO FUTURO: Bruno Pinheiro, filho de Rogério Soares Pinheiro, de 11 anos, é Bi-Campeão Metropolitano de Futsal, pelo Minas Tênis Clube. A conquista aconteceu na semana passada e o pai, muito orgulhoso, não se cansa de contar a proeza do filho. O Sistemático envia os parabéns ao Bruno.

Foto cedida pelo Rogério: Bruno, que é o terceiro da esquerda para a direita, entre alguns colegas do time.