Sistemático: Edição 1153 – 17/04/2003


Notícias



UFMG E ABED CONCLUEM EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Foi encerrado, no dia 15, o I Seminário Nacional de Educação a Distância: “Habilidades e Talentos em EAD”, realizado na UFMG pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Educação a Distância do MEC, do Secretário Adjunto de Educação de MG, do Vice-Reitor da UFMG, prof. Marcos Borato Viana, entre outros. Estiveram presentes ao evento, cerca de 150 participantes, representantes de 24 estados do país.

A programação contou com a realização de mini cursos realizados no ICEx, no sábado e domingo, dias 12 e 13; palestras no Auditório da Reitoria; debates nos auditórios do ICB; e estandes no saguão da Reitoria.

Entre as palestras realizadas pelos diversos convidados, destacou-se a apresentada pelo diretor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 14, sobre os projetos da ATI, focando o suporte de Tecnologia de Informação para as atividades acadêmicas da UFMG, em particular no ensino.

Para a viabilização deste evento, concluído com sucesso, a ABED contou com o apoio da ATI, através de Rosa Amélia dos Santos na coordenação pela UFMG; com o CECOM, através da DAC, na instalação de pontos de redes para os estandes e equipamentos (computadores, impressoras e datashows) e com a CAC, na transmissão via internet de toda a programação no auditório da Reitoria.

IGC É LIGADO AO BACKBONE PRINCIPAL DA REDE UFMG

Nos últimos dois anos, as unidades e órgãos localizados no Campus da Pampulha foram gradativamente migrados do backbone antigo que servia à rede UFMG, para o atual, denominado Fase 3 da rede UFMG.

A conexão ao backbone atual garante maior velocidade de comunicação, maior segurança de continuidade do serviço e possibilidade de utilização de uma maior gama de serviços de rede.

Na sexta-feira da semana passada, dia 11, foi a vez do IGC – Instituto de Geo-Ciências – migrar para a rede atual. A DRC – Divisão de Redes de Comunicação – instalou um switch na unidade, conectando-a ao novo backbone da Rede UFMG. Durante o processo ocorreram alguns problemas de comunicação em partes do prédio, que foram identificados e corrigidos pela equipe local de suporte de rede. Agora, somente a Veterinária, a Odontologia e a Educação Física continuam sendo atendidas pela estrutura da Fase 2.

Além destes, o PCA encontra-se em fase de migração, sendo que nova rede interna está em fase de instalação. No último dia 10, a equipe da DRC esteve no prédio para analisar a necessidade de substituição de equipamentos da rede e verificar problemas que estavam ocorrendo na conexão da biblioteca da Escola de Engenharia/Campus com o CCE – Centro de Cálculo Eletrônico.

Dados relacionados ao histórico de evolução da rede de dados da universidade, bem como sua situação atual, podem ser consultados no site do CECOM. As informações estão publicadas em serviços de rede.

COPEVE INVESTE NA IDENTIFICAÇÃO DE DIGITAIS

Procurando aperfeiçoar e consolidar a infra-estrutura utilizada para a identificação das impressões digitais dos candidatos aos concursos vestibulares, a COPEVE está investindo em melhorias no sistema atualmente em uso e que, desde quando foi implantado, visa garantir maior segurança e confiabilidade à realização dos concursos.

Para isso, na próxima semana, o analista João Carlos Lages, coordenador de proces-samento de dados do vestibular e diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas do CECOM, e Elias Otávio de Paula Mussi, da COPEVE, estarão em Curitiba, Paraná, participando de treinamento que objetiva ampliar o domínio dos recursos permitidos pelo software e hardware da tecnologia utilizada na UFMG.

Este treinamento, que estará a cargo da empresa proprietária da tecnologia, será fundamental para que se possa avaliar as necessidades de melhoria na infra-estrutura atual, bem como permitir a evolução do atual sistema de informação, que o CECOM coloca à disposição da COPEVE para a gestão dos concursos vestibulares.

DRC MONITORA TRÁFEGO ENTRE UNIDADES DA UFMG

Desde a semana passada, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação voltou a monitorar o tráfego na rede da UFMG, buscando identificar casos de uso indevido dos recursos computaconais da Universidade. Os trabalhos visam, principalmente, fazer com que as ligações entre as unidades acadêmicas do centro fiquem em condições de atender à demanda das atividades administrativas desenvolvidas no período. As ocorrências identificadas de uso abusivo da banda se deveram, principalmente, ao uso de programas de compartilhamento de arquivos pela internet. Este tipo de programa, além de consumir os recursos de rede, é uma porta aberta para invasões de computadores, contaminação de equipamentos por vírus e possibilita a ocorrência de outras infrações, como desrespeito a direitos autorais. Todos os equipamentos nesta situação tiveram o acesso à internet bloqueado e o fato foi comunicado aos diversos administradores de rede, para que os softwares fossem resolvidos.

DAC PARTICIPA DE CURSO DE ORACLE

O analista Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da Divisão de Atendimento e Consultoria, participou, no período de 14 a 16/04, do curso de Otimização de Aplicativos do Oracle9i, promovido pela Casa de Software S/A, em suas instalações.

O Oracle9i é o gerenciador de banco de dados utilizado pelo CECOM e o treinamento visa possibilitar a melhoria do acesso aos dados nele armazenados.


Informativo



EXPEDIENTE DA UFMG NA SEMANA SANTA
O funcionamento da UFMG durante a Semana Santa vai ser o seguinte:

– dia 17 de abril: Expediente normal
– dia 18 de abril: Feriado Nacional
– dia 21 de abril: Feriado Nacional.


TECNOLOGIA DE TELEFONIA CELULAR COMEMORA 30 ANOS
Uma matéria sobre tecnologia de telefonia celular, de autoria de André Machado, foi publicada em O Globo, de 14/04/2003. Para divulgação em O Sistemático, Carlos Alfeu selecionou os trechos mais importantes da matéria, transcritos abaixo.

 

A primeira chamada feita de um telefone fixo já virou lenda: foi de Graham Bell, em 1876, para seu assistente, Watson, pedindo que ele viesse imediatamente à sala onde estava. Mas… e a primeira chamada de um telefone celular? Ela não foi lá muito amistosa e aconteceu há 30 anos, na esquina da rua 56 com Avenida Lexington, em Manhattan, Nova York, no dia 3 de abril de 1973. Quem telefonou foi Martin Cooper, então diretor da divisão de sistemas de comunicação da Motorola, que usou o jurássico modelo DynaTac, e quem atendeu a chamada foi seu rival nos Bell Labs, Joel Engel, que pesquisava a mesma tecnologia.

– Ei, Joel, estou te ligando de um telefone celular DE VERDADE – provocou Cooper, nas primeiras palavras ditas em tal aparelho, que era um verdadeiro trambolho: pesava quase um quilo e media pouco menos de trinta centímetros.

Bem-humorado, o inventor contou a vários websites nas últimas semanas que pensou ter ouvido um ranger de dentes do outro lado da linha (ele e Engel já vinham trocando figurinhas na pesquisa, ainda que concentrados em ferrenha competição). Mas o adversário foi educado.

– À medida que eu ia falando no telefone celular e descendo a rua, aqueles nova-iorquinos sofisticados ficavam boquiabertos – acrescentou Cooper.

De lá para cá, os celulares se tornaram companheiros indispensáveis do dia-a-dia, ganharam design moderno e suscitaram mudanças de comportamento. Mas sua história começa, na verdade, em 1947, bem antes da chamada em Nova York.

Em 1947, já existia o conceito de telefone móvel, só que limitado e usado em carros (como os da polícia). Pesquisadores perceberam que, usando células para reutilização de freqüência, poderiam estender o alcance do tráfego de informação entre os aparelhos móveis. Então a AT&T, no mesmo ano, sugeriu que a Federal Communications Commitee (FCC, a Anatel do Tio Sam) alocasse um monte de freqüências de espectro de rádio de modo que se pudesse trabalhar num verdadeiro sistema de comunicação via telefonia celular.

Aqui cabe um parêntese sobre o funcionamento do telefone celular. Ele é, na verdade, uma espécie de rádio. O próprio nome “celular” é usado porque a rede que interliga esses aparelhos consiste em células com transceptores de rádio – as ERBs (estações rádio-base). A célula é, na realidade, a área de cobertura de uma ERB. O telefone celular, móvel, vai recebendo suas chamadas e serviços através da ERB mais próxima de onde o usuário estiver, à medida que se movimenta.

Bom, mas voltando à nossa história, o pessoal da FCC não pegou o espírito da coisa e resolveu limitar as freqüências disponíveis. Daí as quase três décadas que se passaram entre a concepção da coisa e o surgimento do aparelho propriamente dito. Somente em 1968 o governo americano mudou sua posição, e aí finalmente a AT&T e os Bell Labs puderam propor a criação de uma rede de células como a descrita no parágrafo anterior.

Eis que entra, então, a esperteza de Cooper, da Motorola, que a partir do mesmo tipo de pesquisa desenvolveu o primeiro telefone celular propriamente dito e o fez funcionar. Seu telefone também se desprendia da idéia original dos rivais, que ainda pensavam em telefones móveis dentro de carros. Com isso, a Motorola ganhou uma fatia do espectro para si.

Entretanto, o pessoal do Bell Labs (hoje Lucent) correu atrás do prejuízo, ainda mais depois da gozação da concorrência. Em 1978, junto com a AT&T, eles foram os primeiros a montar uma rede-protótipo de telefonia celular, em Chicago, com dois mil usuários testando o sistema. E em 1983 a primeira rede comercial de celulares analógicos começou a funcionar na mesma cidade.

Os aparelhos analógicos foram, portanto, a primeira geração (1G), usada para transmitir apenas voz, a velocidades de cerca de 9,6 kilobits por segundo (Kbps). Passou-se um bom tempo até a segunda (2G) chegar, em 1991. Esta já é digital (converte voz em dados e vice-versa) e está presente na maioria dos celulares atuais. Está principalmente dividida nos padrões TDMA, CDMA e GSM. O primeiro divide sua banda em vários intervalos de tempo, mas não evolui mais tecnologicamente (as operadoras desse padrão precisarão escolher entre os outros dois para prosseguir, cedo ou tarde). Já o CDMA envia todos os sinais de uma vez, codificando cada um deles de modo diferente, para identificá-los nas ligações compartilhadas por um mesmo canal de freqüência. E o GSM usa TDMA de banda estreita, permitindo oito chamadas simultâneas na mesma radiofreqüência.

A presente briga que envolve tais siglas diz respeito à sua evolução para a terceira geração de telefonia celular, que, segundo a União Internacional de Telecomunicações, deve permitir o tráfego de voz e dados a velocidades de 384Kbps ou mais. Tanto os defensores do CDMA quanto do GSM dizem que seu caminho para chegar à terceira geração já está definido – enquanto o primeiro diz ter um processo tecnológico já totalmente esquematizado, sem rupturas no meio do caminho, o segundo aposta em seus protocolos padronizados, que facilitariam a criação de aplicações, e no fato de ser uma tecnologia de massa (de fato, é a mais usada no mundo, em especial na Europa, com mais de 700 milhões de usuários).

Em alguns lugares o futuro já chegou, como no Japão, onde os celulares têm interfaces coloridas, internet, câmeras, m-commerce, email, altas velocidades de transmissão e até jogos e animais virtuais de estimação em terceira dimensão. Mas o próprio Martin Cooper acha que o pessoal está exagerando nos “efeitos especiais” e esquecendo o essencial:

– Ainda não atingimos o sonho original: usar um telefone celular em qualquer lugar e chamar qualquer pessoa, em qualquer outro lugar.

Novos rounds da briga entre os defensores do GSM e os do CDMA aconteceram há dias. Primeiro, a joint-venture entre a Telefônica e a Portugal Telecom anunciou o lançamento da megaoperadora Vivo, que vai operar em 19 estados brasileiros e suportar a tecnologia CDMA, num troco à ofensiva GSM representada pela chegada da Oi e da TIM em 2002.

– É natural adotar o CDMA na Vivo, já que tínhamos uma base de 11 milhões de usuários – diz Luís Avelar, vice-presidente de TI da nova operadora. – Além disso, o CDMA não precisa do overlay de rede e está numa curva ascendente, ao contrário do GSM, embora este tenha aparelhos low-end mais baratos.

Se o CDMA ganhou força com a Vivo, por outro lado perdeu para o GSM com a decisão da Anatel de não atender o pedido da Vésper de usar o SMP (Serviço Móvel Pessoal) na banda de 1,9GHz para operar serviços do CDMA 1x EV-DO, de maior velocidade.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– O Projeto Biodiversidade Brasil (http://www.biodiversidadebrasil.com.br/) foi idealizado por formadores de opinião, ambientalistas, pesquisadores, universitários, governos, empresariado e membros da sociedade civil, para que possam debater os assuntos e as alternativas.

– Estão abertas até 30 de maio as inscrições para a quarta edição do concurso Anima Mundi Web, para animações criadas especialmente para Internet. Os autores das animações vencedoras – que serão exibidas na sessão de encerramento do Anima Mundi 2003 e no site do festival – faturam um prêmio de R$ 1,5 mil. Cada participante só poderá inscrever até três trabalhos, que devem estar em formato flash e ser enviados com a extensão “.swf”, com até 1MB. Quem quiser participar do júri popular também já pode se inscrever no site, desde que tenha um endereço de correio eletrônico. Inscrições e informações em www.animamundiweb.com.br.

– Na página Nossos Bichos (http://www.odia.com.br/sites/nossosbichos), você pode imprimir e colorir desenhos de diversos animais.

– Como estamos falando de brincadeiras, “Papercraft Corner” (http://www.sonicteam.com/chao_hp/en/gift_papercraft.htm) é ótimo para as crianças. Lá poderemos criar diversos brinquedos de papel. (Site em Inglês)

– Se você ainda não ficou satisfeito, vá até a página “Kadikê” (http://www.kadike.com.br) e veja quantas opções de diversões você tem para passar horas conectado.

– Dicionário online traz tudo sobre MPB: o Dicionário Cravo Albin é o único exclusivamente dedicado à MPB no país. Com ele, você pode consultar milhares de verbetes de graça e conhecer tudo sobre MPB. O endereço é: http://www.ibest.com.br/site/home/1.105.html.

– Não é você que é dependente das drogas. O tráfico é que depende de você. Este é o foco da nova campanha publicitária que a APCD irá veicular nos próximos dias, composta por três comerciais para TV, além de anúncios para jornais, revistas e mídia exterior. Vá até o endereço http://www.contradrogas.org.br.

– O Portal de Arquitetura e Urbanismo (http://www.prossiga.br/uff.ndc/arquitetura) reúne e comenta informações disponíveis na Internet nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e temas afins. Sob a coordenação científica e técnica da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense, o Portal de Arquitetura e Urbanismo integra o conjunto de portais e bibliotecas virtuais temáticas do Programa Prossiga, Ministério da Ciência e Tecnologia.

– O jornalista Elton Silva, que acompanha o mundial de Fórmula 1, tem uma página (http://www.inforace.hpg.ig.com.br/index.htm) com diversas informações sobre o esporte, os campeões desde 1950, glossário, história e curiosidades da F-1, a temporada de 2003, pilotos e equipes, classificação completa, últimas notícias, regulamento, bandeiras, incluindo fotos dos treinos, das corridas e dos bastidores.

– Baseado no livro do médico Drauzio Varella, que, durante anos, acompanhou de perto a vida dos presos em uma das maiores penitenciárias do país, o filme Carandiru, dirigido por Hector Babenco, foi aguardado com muita expectativa e acaba de chegar às telas. Visite o endereço http://www.inforace.hpg.ig.com.br/index.htm.

Flash Web Training (http://www.flashwebtraining.com/) oferece um curso on line de Flash 5 e MX com acompanhamento de formadores especializados, tutoriais, links e um espaço onde você pode publicar suas dúvidas e receber as respostas dos especialistas. Algumas áreas do site têm acesso restrito, mas há muito material gratuito, inclusive códigos fontes de diversos recursos prontos em Flash.

– Apesar de ter menos de 100 anos de idade, a TV já tem muita história para contar. No Museu da Televisão Brasileira (http://www.museudatv.com.br/) você vai conhecer as emissoras que marcaram época, como Rede Manchete, Rede Tupi, TV Continental, Rede Bandeirantes e Rede Globo e a biografia dos pioneiros da televisão, além de conhecer a origem da televisão e ver as fotos do acervo do museu.

– Muito legal e divertida é a página Create Bands (http://www.createbands.com). Você pode brincar e criar uma banda de rock e sendo a principal figura da sua banda. Claro que você não vai ganhar nenhuma grana com isso, mas vai amaciar o seu ego. Quem sabe você arruma centenas de fãs? Fique ligado! (Site em Inglês).

– Apesar da página ser em Inglês, em Ghost of Albion (http://www.bbc.co.uk/cult/ghosts), você faz uma jornada no coração de Londres, em 1838, onde os demônios dominam a cidade. Os desenhos são feitos com a ferramenta Flash, da Macromedia

– A página Big Ideas (http://www.thirteen.org/bigideas/index.html), desenvolvida no Instituto de Estudos Avançados, nos EUA, faz pesquisas desde mosaicos feitos há 30 mil anos, até teorias de física quântica que tentam explicar a origem do universo. Muito interessante são as grandes idéias que se transformaram em grandes fracassos. (Site em Inglês)

– Para quem gosta de informações sobre a Primeira Guerra Mundial, aí vai uma dica. A página FirstWorldWar (htttp://www.first worldwar.com/diaries) traz relatos de pessoas que estiveram na frente de batalha com histórias tristes sobre a guerra. Lamentavelmente, ainda precisamos da guerra para mostrar a nossa força. (Site em Inglês)

– Nunca andei de metrô, mas muita gente gosta e acha que é o melhor meio de transporte público. No entanto, o americano Robert Reynolds foi muito além de simplesmente andar de metrô. Montou uma página (http://www.reed.edu/~reyn/transport.html) para falar de metrôs do mundo inteiro com mapas e informações. (Site em Inglês)

– Se você estiver de passagem marcada para os Estados Unidos deve anotar o seguinte na sua agenda. Nesta sexta-feira, dia 18, estréia nos cinemas de lá o primeiro documentário em 3D sobre as ruínas do Titanic. A produção é de James Cameron e é distribuído pela Walt Disney. Mas se você for ficar por aqui mesmo e não quiser ver a carinha do George W. Bush, aponte o seu navegador para a página http://disney.go.com/disneypictures/ghosts/index.html.

– A história do complexo do Carandiru – da qual fazia parte a Casa de Detenção, palco do livro e do filme – começa em 1904. E, mesmo um século atrás, já nasce como uma história de superlotação carcerária. Naquela época, a maioria das cadeias ficavam embaixo dos casarões públicos, mas eram poucas vagas para muitos crimes. Não perca o trailler do filme no endereço http://carandiru.globo.com/.

– Você sabe quem é a égua Pocotó? Ela conquistou o Brasil nas férias e prometeu ser a musa do Carnaval. Esbanjando charme, corpo escultural e um jeito de andar cheio de trololó, a sensação desta temporada é, sem dúvidas, a egüinha Pocotó. A potranca está nos ouvidos e na boca do povo. Quem ainda não decorou a letra da música do Mc Serginho ou experimentou dançar os passos do galope? Poucos sabem é sobre a verdadeira história da égua, que é esposa do cavalo e amiga do jumento, seus eternos companheiros de cavalgadas, como diz a divertida canção. Clique em http://www2.uol.com.br/JC/sites/kids/fiquepor_pocoto.htm para ouvi-la.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Aprovada isenção de IPI para PCs (04 de abril/2003) – A Câmara dos Deputados aprovou no dia 03, a Medida Provisória 100/02, que isenta, este ano, computadores de até 11 mil reais do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.
Segundo a Agência Câmara, a MP altera três leis anteriores, as de números 8248/91, 8387/91 e 10176/01. Ela será válida para os anos de 2003 a 2009, com valores progressivos: 100% de isenção em 2003; 95% de redução em 2004; 90% de redução em 2005; e 70% de redução de 2006 a 2009.
A Medida foi editada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que justificou o pedido de isenção como forma de reduzir a participação do mercado informal (o mercado cinza) no comércio de computadores pessoais. A proposta também reduz em 50% os percentuais de investimento em pesquisa e desenvolvimento que as empresas do setor são obrigadas a realizar para terem acesso ao incentivo fiscal – hoje, as fabricantes de PCs são obrigadas a dedicar 5% de seu faturamento bruto no mercado nacional em pesquisa e desenvolvimento.
Para quem produz nas regiões de influência da Sudam, Sudene e Centro-Oeste (Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste), diz a Agência Câmara, a isenção de IPI valerá até 31 de dezembro de 2005. A partir desta data, o imposto será reduzido em 85% até 31 de dezembro de 2009.

Acrobat 6 chega em três versões (07 de abril/2003) – A Adobe apresenta amanhã, dia 08/04, no Brasil a sexta edição do seu aplicativo para documentos eletrônicos Acrobat.
Além do Acrobat Standard, haverá mais duas versões, dirigidas a diferentes perfils de usuários. O Acrobat Elements vai ser a nova versão simplificada, voltada para pessoas que querem apenas converter documentos rapidamente para o formato PDF. Já o Acrobat Professional terá funções extras para quem trabalha com certos aplicativos de engenharia e negócios, como os de CAD e gerenciamento de projetos.
Entre as novidades do Acrobat 6 estão novas funções de trabalho em grupo, presentes nas versões Standard e Professional. Com elas, vários usuários podem comentar um documento PDF. Os comentários são reunidos num arquivo de texto para que sejam trocados mais facilmente entre as pessoas.
A Adobe também reforçou a segurança com recursos de criptografia e autenticação. A idéia da empresa é abrir caminho para o uso do formato PDF em documentos financeiros e outros que exigem segurança. A lista de lançamentos inclui ainda o Acrobat Reader 6, nova edição do leitor de PDF, distribuído gratuitamente. O software foi anunciado hoje nos Estados Unidos.

GSM está em 59% dos novos aparelhos no BR (09 de abril/2003) – GSM foi a opção de 59% dos novos usuários de telefonia móvel no Brasil. A conclusão é da Global Mobile Suppliers Association, que divulgou o último levantamento sobre a tecnologia GSM em todo o mundo.
A pesquisa também revelou que, ao todo, 69,7% dos usuários de telefonia celular no mundo utilizam o sistema. Em 2002, a tecnologia ganhou 165 milhões de novos usuários. Enquanto as operadoras CDMA atrairam 30 milhões de novos assinantes.
Em dezembro, foram registradas 206 redes GPRS em uso comercial no mundo. Já a tecnologia de 2,5G CDMA 1X contava com 27 redes em uso no mesmo período.
A pesquisa revelou também que o envio de SMS atingiu a marca de 24 bilhões de mensagens por mês.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Março é um mês atípico, com tantos aniversários no CECOM. Para fechar com chave de ouro, no dia 31 foi o aniversário da Alda. E, como não podia deixar de ser, foi comemorado na sala do café com bolo de chocolate feito pela Vânia, sobrinha da Lelé, bolo de leite condensado feito pela Rosa e refrigerantes trazidos pelo Rubens e Leão.

As fotos são de autoria da Lelé.

O sorriso da Alda

Os bolos

O Parabéns prá você com Gilmar, Leão, Leonardo e Alda

Ronaldo e Eugênio aguardando o pedaço de bolo cortado pela Alda. Ao fundo: Leão, Gilmar e Denise

Michele, Beth, Rosa e Denise

Rubens, Adriana e Michele

Ronaldo, Carlos Alfeu e Alda

Rosa e Alda. Ao fundo: Eugênio e Carlos Alfeu

Raimundo

Márcio, Carlos Roberto e Matheus aguardando o pedaço de bolo

Rogério, Ronaldo, Carlos Alfeu e Rosa



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 15, de 14/04/1983, publicou notícias sobre II Seminário de Informática Cemicro-BH/UCMG, dispensa dos funcionários no dia 22 de abril (sexta-feira), responsável pela Divisão de Usuários, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SEMINÁRIO EM SANTA CATARINA
José Eduardo Valle Santos, chefe da Divisão de Projetos Administrativos do CECOM, está desde ontem participando do seminário “Planejamento e Controle de Programação” em Camboriú, Santa Catarina.
O seminário, promovido pela Sucesu de Santa Catarina, vai encerrar as suas atividades no sábado, dia 16.

PLANTÃO NA ENGENHARIA
Conforme solicitação feita pelo Depto. de Engenharia Térmica da EEUFMG, a Divisão de Usuários do CECOM, na pessoa de seu funcionário Luiz Henrique Loureiro dos Santos, está dando plantão de assessoria em Fortran aos alunos de pós-graduação do departamento.



Eventos



RIFA PARA A FESTA JUNINA

Preparem-se! Após a Semana Santa, vão ser distribuídos os números da rifa de uma colcha em matelassê de casal para angariar fundos para a Festa Junina do CECOM.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, amanhã, dia 18. E os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; e Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 23.

SUCESSO DO EVENTO DA ABED: Ao final do evento da ABED, realizado no período de 12 a 14/04, na UFMG, a ATI agradece e parabeniza a todos que contribuíram para o sucesso do evento.

DESPEDIDAS: Nesta semana, duas pessoas da equipe de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da Pós-Graduação passearam pelo CECOM se despedindo de todos e agradecendo o convívio durante o período em que participaram do projeto. São elas: o desenvolvedor Luiz Carlos de Atayde Júnior e o aluno Bruno Teixeira de Abreu, da empresa Junior do DCC. Com a saída de Luiz Carlos, passou a fazer parte da equipe Diogo Freitas Duarte Magalhães.