Sistemático: Edição 1154 – 24/04/2003


Notícias



CECOM E LCC OFERECEM NOVOS TREINAMENTOS SBRE INA E OPUS

A ATI continua dando atenção especial ao processo de implantação dos sistemas INA v2.0 e Opus. Para garantir que o processo se desse da forma mais adequada possível, foi criado um programa de treinamento especial realizado no mês de outubro de 2002 e reeditado em fevereiro de 2003.

Encerrada esta etapa de implantação, os três módulos de treinamento serão oferecidos de forma avulsa. As próximas datas previstas são as seguintes:


Módulo
Conteúdo Datas
Vagas oferecidas
Carga horária
I
Opus: Produção dias 20/05, 06/08 e 13/11 – de 13:00 às 17:00
dias 06/06, 08/07, 09/09 e 08/10 – de 08:00 às 12:00
10 por turma
4 horas
II
INA: Home-page, Encargos Didáticos, Dados Pessoais e Relatórios (individual e departamental) dias 09, 16, 23 e 30/05 – de 08:00 às12:00
18 por turma
4 horas
III
INA: Home-page, Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso dias 09, 16, 23 e 30/05 – de 13:00 às 17:00
18 por turma
4 horas

 

O primeiro módulo está a cargo do LCC e os outros dois a cargo da equipe do CECOM. As turmas do módulo I são ministradas nas instalações do LCC, no ICEx. As turmas dos módulos II e III são ministradas nas salas de aula do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

As inscrições para os três módulos podem ser feitas na página do CECOM, no endereço www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_ina_v2_formulario_modulos.shtml, preenchendo-se os formulários lá disponíveis.

DPFO IDENTIFICA CAUSA DE PROBLEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA NO SUBSOLO

No início da noite desta quarta-feira, a alimentação elétrica da sala de servidores foi novamente desligada pelo sistema de proteção instalado na subestação da Reitoria. O CECOM pediu suporte à equipe de manutenção elétrica através do “Plantão de Serviços da PRA”, que compareceu rapidamente, e efetuou alguns testes, na tentativa, sem sucesso, de identificar a causa dos contantes desligamentos. A alimentação elétrica foi restabelecida, mas voltou a cair poucas horas depois. Acionada novamente a equipe de plantão, novos testes foram efetuados e constatou-se que o circuito de proteção contra sobre-tensão estava calibrado de forma muito restritiva, fazendo com que o esquema de religamento automático não fosse acionado. A equipe, composta pelo eng. Artur Risi de Aguiar e os técnicos José Gonçalves Sobrinho e Agnaldo José Tito, aumentou a tolerância do sistema e acredita que os desligamentos contantes, que prejudicavam o funcionamento dos serviços do CECOM e de parte da rede da UFMG tenham se tornado coisa do passado.

Os problemas ocorridos na alimentação elétrica causaram atrasos de até 30 horas na entrega dos e-mails processados pelo serviço anti-spam da UFMG nos últimos dias.

CECOM OFERECE TREINAMENTO SOBRE LOTUS NOTES PARA A FARMÁCIA

O CECOM, através da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – estará oferecendo uma turma de treinamento sobre o Lotus Notes para funcionários da Escola de Farmácia. Esta turma, que será realizada no dia 29 de abril, no horário de 13:00 às 17:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, tem ainda 5 vagas, para aqueles que queiram participar do treinamento.

As inscrições devem ser feitas até amanhã, dia 25 de abril, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

TELEMAR PROMOVE CURSO SOBRE CONTAS TELEFÔNICAS

A Telemar vai promover no dia 29 de abril, para clientes de grandes empresas, um curso sobre Customização de Contas Telefônicas, para que estes tenham acesso rápido às contas telefônicas, com consulta direta às faturas mensais nos sistemas da Telemar.

De início, o CECOM vai solicitar a customização das contas de links de dados. Se for uma opção prática para a Universidade, outros serviços como linhas diretas e números das centrais serão também incluídos nesta consulta.

Representando o Centro de Computação, estarão presentes ao curso Alda Batista, da DAA, e Adyr Rodrigues Nascimento, da DAC.


Informativo



CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA UFMG JOVEM
As inscrições para a IV Reunião Anual UFMG Jovem, organizada pelo Programa UFMG Jovem, da Reitoria, vão ser encerradas no dia 30 de abril. O evento é destinado a toda comunidade acadêmica, principalmente ao corpo docente da Universidade.


UFMG REALIZA ATIVIDADES NO DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO

Registrando o Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão pretende realizar eventos de caráter social, gratuitos e sem fins lucrativos, no intuito de orientar a população quanto a práticas corretas de prevenção e tratamento da doença. Esse problema de saúde pública, embora pouco conhecido, atinge em média de 20 a 25% dos cidadãos brasileiros – valores que podem chegar a 50% nas faixas etárias mais avançadas.

As atividades estão previstas para ocorrer no dia 25 de abril, sexta-feira, em 5 pontos, nas unidades ICB, ICEX e na praça de serviços do campus da UFMG, entre 13:30 e 17:00. No sábado, 26 de abril, o evento será na Praça da Liberdade, entre 13:00 e 17:00. As atividades consistirão de aferição de pressão arterial, avaliação de Índice de Massa Corporal e orientação médica, com a distribuição de cartilhas informativas, e têm o apoio institucional da UFMG e da Secretaria Municipal de Saúde. Maiores informações através do telefone: (31) 9654-7291.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas esta semana:

– Além de apresentar poesias inspiradas no dia-a-dia, a página http://www.outrossim.com.br mostra fotos de bueiros espalhados pelas ruas das cidade e o trabalho de pessoas que vivem na rua que mesmo assim não se esquecem da importância da arte, como o mendigo João Paixão. Vale dar uma conferida.

– O Uakti é um grupo mineiro que faz música com instrumentos totalmente inusitados, como tubos de PVC. Eles seriam perfeitos para este website, o Odd Music (http://www.oddmusic.com), dedicado totalmente a instrumentos experimentais. Aqui, só interessa a música que se faz utilizando, por exemplo, as estalagmites de uma caverna, um telégrafo ou mesmo os sons emitidos por baleias no Oceano Ártico.

– No começo do século XX, havia um lugar na África chamado Congo Belga, para onde Herbert Lang e James Chapin organizaram uma expedição. A viagem durou mais de cinco anos e dessa aventura eles trouxeram centenas de espécimes zoológicos e antropológicos. Isso sem falar nas diversas pinturas que fizeram, como a do belo pássaro que ilustra a coluna. O endereço é: http://diglibl.amnh.org. (Site em Inglês)

– Lembra-se da novelas: Selva de Pedra, Escrava Isaura, Rei do Gado, O Bem Amado, Dancin’Days, Guerra dos Sexos, Vale Tudo, Irmãos Coragem, Roque Santeiro, Carga Pesada, Hilda Furacão, Armação Ilimitada, O Sorriso do Lagarto, Anos Rebeldes? A página Telenovela tem informações detalhadas sobre todas as novelas e séries brasileiras: autor, elenco, sinopse, período de exibição, trilha sonora, letra do tema de abertura, e curiosidades. A consulta pode ser feita por ordem alfabética ou por emissora de tv no endereço http://www.telenovela.hpg.ig.com.br/.

– O domingo de Páscoa caiu no dia 20 de abril. Mas quando será no ano 2004? Na página Calculation of the Ecclesiastical Calendar (http://www.smart.net/~mmontes/ec-cal.html), você poderá descobrir quando foi e quando será o domingo de Páscoa em cada ano. A página também explica como é determinada a época da Páscoa, de acordo com a lua cheia. (Site em Inglês)

– Às vezes, recebemos alguns arquivos e não temos o pacote Microsoft Office instalado no nosso computador. Os arquivos estão nos formatos DOC, XLS ou PPT. Para resolver isto, é só utilizar os visualizadores, programas pequenos e gratuitos, oferecidos pela própria Microsoft, que exibem e imprimem documentos do Word (http://office.microsoft.com/downloads/2000/wd97vwr 32.aspx),
do Excel (http://office.microsoft.com/downloads/2000/xlviewer.aspx) e do
Power Point (http://microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=D1649C22-B51F-4910-93FC-4CF2832D3342&displaylang=en) até a versão 2000 do Office.

– Sabe aquela dúvida na hora de mudar o cabelo? Deixar mais curto, mudar o estilo, colocar uma nova cor? Para quem gosta de mudar sempre ou tem salão de beleza, o programa Hair Pro (Light Edition), no endereço http://www.visualmusic.com/, permite que você visualize seu novo visual. A partir de uma foto de sua face (capturada por scanner, câmera digital, webcam ou filmadora), o programa mostra como você ficaria com diversas opções, entre mais de 100 tipos de cabelo. A versão completa e paga do software oferece 905 modelos. (Site em Inglês)

Museu da Televisão Brasileira: esta é a nossa meta. Uma meta que parece até ser algo estranho, afinal, quando se pensa em Museu remetemos o pensamento a coisas de um século ou mais. A nossa televisão tem apenas um pouco mais de meio século, que é pouco perto do que pregamoutros museus. Mas se uníssemos, linearmente, a produção de todos os canais, que simultaneamente passam suas atrações, talvez chegaríamos a pelo menos um século e meio, senão dois ou mais. E é por causa desta quantidade, de tantas descobertas e exemplos de diversidade de programação em nossa TV que ela merece um museu. A TV, que é considerada uma janela para o mundo, se deve também ao esforço de seus profissionais, dos pioneiros da televisão, e é claro, do nosso grande amigo e colega telespectador. Vá até o endereço http://www.museudatv.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Só 8,31% acessam a web em casa, diz FGV (14 de abril/2003) – A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro liberou um estudo sobre a exclusão digital no país. Os dados, coletados em 2001, indicam que, na época, 12,46% da população brasileira tinha computador em casa, e apenas 8,31% tinham acesso à internet.
Pelos números do levantamento, pode-se conferir que os brasileiros com nível superior incompleto estão hiper-representados entre os IDDs (classificações da Inclusão Digital Doméstica): se, no mundo real, estas pessoas representam 6,25% da população, no mundo digital são 29,55% das pessoas que têm computador em casa e 35,19% dos internautas do país. A FGV também determinou que, como crianças e adolescentes estão bem inseridos no cenário de inclusão digital, podemos ser otimistas quanto ao futuro das novas gerações”.
Um dado curioso diz respeito aos setores trabalhistas do país: a chance, em 2001, de um servidor público ter computador em casa era 10,32% maior do que para um funcionário do setor de serviços.
As maiores chances para se possuir um PC e acessar a internet em casa também estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país, principalmente no eixo Rio-São Paulo e no Distrito Federal (sendo que taxa de inclusão digital/propriedade de computador dos paulistanos e brasilienses está entre 0,8% e 1,56%). Obviamente, as menores taxas de IDDs são encontradas em estados de ocupação recente, como o Tocantins, ou então nos mais pobres.
Se, em 2001, nas áreas urbanas, a taxa de acesso a computador era de 12,42%, nas áreas rurais este dado caía bruscamente para 0,98%. Outra grande diferença notada tinha como limitador a raça: enquanto 41,66% da população amarela estava inserida no IDD, apenas 3,72% dos indígenas tinha acesso à informática. Isto sem falar que as chances de um branco ter acesso à internet eram, na época, 167% supe-riores do que a de um não-branco.
O estudo da GV também levou apurou o índice de inclusão digital entre grupos religiosos, e descobriu que alguns grupos minoritários – no caso, espiritualistas e religiões orientais – eram os que apresentavam taxas maiores de inclusão: respectivamente, 37,5% e 19,7%. Outra informação curiosa: 15,5% das pessoas casadas no civil e no religioso estão incluídas digitalmente, contra apenas 5% dos que moram juntos (união consensual) e 9,7% dos solteiros. Já entre os divorciados a taxa de IDD é a maior: 16,5%.
E o brasileiro não economiza quando se fala em tecnologia: 62% das compras de computadores foram pagas à vista, contra 31,2% de aquisições a prazo. Já 4,22% dos que tinham computador, em 2001, haviam ganho os equipamentos como doação. E os incluídos digitais dedicavam 2,62%, em média, de suas despesas totais a equipamentos e acessórios.
No Rio de Janeiro, a renda média mensal entre os incluídos digitais era de 1 677 reais, contra os 599 reais mensais dos não-incluídos. E Niterói era o município com maior taxa de inclusão: 34,16% da população local tinha computador em casa. Na capital do estado, a maior IDD podia ser notada no sub-distrito da Lagoa Rodrigo de Freitas (59,23% dos moradores) e, as menores, no Complexo do Alemão (3,78%) e no Jacarezinho (3,93%).
A informatização e as escolas
Enquanto os estados com maior inclusão digital doméstica são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, nesta ordem, quando se fala em acesso à computadores nas escolas a capital do país perde seu lugar no pódio para o Paraná, sendo que este estado aparecia em segundo lugar.
Do total de alunos brasileiros matriculados em 2001 no ensino fundamental regular, diz a GV, 25,4% estavam incluídos digitalmente em suas escolas. Entre os alunos do ensino médio regular, o índice era maior: 45,6%. Separando os números, 23,94% dos alunos do ensino fundamental tinham computadores nas escolas, contra 55,87% dos alunos do ensino médio; e o índice de estudantes com acesso à internet nas escolas era de, respectivamente, 25,39% e 45,64%.
São Paulo seguia na frente em número de alunos estudando em escolas informati-zadas: 3 025 007, ou 49,7% do total de 6 092 455 alunos matriculados. No Paraná, 628 854 alunos (37,2%) do total de 1 691 131 estudantes matriculados estavam em escolas que possuíam laboratórios de informática.
Um dado mais recente sobre o panorama brasileiro é o divulgado de acordo com o Relógio da Inclusão Digital: se, em 3 de janeiro de 2003 haviam 25 887 232 incluídos no país, em 17 de março deste ano este número era de 26 703 348.

Número único de celular dá briga nos EUA (16 de abril/2003) – A indústria de telefones celulares entrou com uma ação na corte federal americana para bloquear a lei que permite que o usuário de celular mantenha seu número, independentemente da operadora. A notícia foi publicada na edição online do The New York Times.
A Comissão Federal de Comunicações está batalhando para implantar a portabilidade dos números celulares nos Estados Unidos desde novembro. A adoção de um número único favorece os consumidores, mas obrigaria a indústria de celulares americana a investir cerca de 1 bilhão de dólares para tornar essa alternativa viável tecnologicamente.
Na notícia do The New York Times há uma entrevista com um analista do Yankee Group que aponta que, além do gasto extra que a indústria teria, as operadoras teriam outra preocupação: a portabilidade de número facilitaria a troca de operadoras. O analista do Yankee Group, Roger Entner, enfatiza que o receio de prejudicar os negócios faz com que muitos executivos e profissionais liberais não troquem de celular para não perderem seu número telefônico.
Um dos argumentos utilizados pela indústria é que os ventos do mercado celular há muito não sopram como antes e que um investimento extra na área técnica pode chegar a comprometer algumas operadoras.
Em breve, no Brasil, poderemos ter o mesmo tipo de discussão. A portabilidade do número telefônico está na pauta da Anatel há bastante tempo.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Encerrando um período de almoços e lanches da tarde em comemoração a tantos aniversários, no dia 1o de abril, data do aniversário do Helinho, a Rosa resolveu trazer um canelone para o almoço. Para completar o menu, Beth, Timé e Michele trouxeram o arroz, Alda a salada e Rubens e Leão se prontificaram em trazer os refrigerantes.

As fotos são de autoria da Lelé.

O aniversariante do dia 1o. de abril

Beth

Alda e Helinho

Helinho, Daniel e Ronaldo

Rubens

Beth e João Paulo

O “Parabéns prá você” com Timé, Beth, Helinho, Rosa e João Paulo

Beth, Helinho, João Paulo, Rosa e Leão

Alda, Rubens, Michele e Timé

Aline, Alda, Rubens, Michele e Timé

Beth, Leão e Rosa. Ao fundo: Helinho e João Paulo

Alda, Timé e Helinho



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 16, de 20/04/1983, publicou notícias sobre a 1a. Olimpíada do CECOM, 1o. CALIBRE – Campeonato Livre de Buraco da Reitoria, uma entrevista com Margareth Alves de Almeida, a Geth, na seção Um Pouco de Nós, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

TREINAMENTO COBRA
O treinamento para utilização dos equipamentos Cobra está contando com um novo instrutor para as aulas práticas. É o analista Marcelo Novais Machado, da Divisão de Usuários.
A Divisão de Apoio Administrativo comunica que a terceira turma está sendo organizada e o período de realização do curso será de 09 a 24 de maio, no horário da manhã. O interessados poderão procurar Euclídia.

DIVISÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO
De acordo com o rodízio de funcionários responsáveis pela Divisão de Apoio Administrativo, no período de 22/4 a 21/05 estará respondendo pela chefia da divisão, a funcionária Maria das Graças Santa Bárbara.
O rodízio se deve ao fato da chefe da divisão, Sálvia Maria de Figueiredo Moreira, estar em licença-maternidade.

VISITAS AO CECOM
Na última segunda-feira, dia 18, a turma da disciplina Programação de Computadores do curso de Matemática do ICEx esteve visitando as instalações do Centro de Computação. Acompanhados por membros da Divisão de Usuários, os alunos puderam conhecer os sistemas Burroughs e Facom, recebendo informações sobre seu funcionamento.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira (Peré), no dia 26; Maria Miriam Arruda Salvador, Filipe José Leão Corrêa e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.

TELEFONEMA INTERNACIONAL: Dilma Trivelli Pimenta Sandrin ligou do Canadá para saber algumas coisas, conversou bastante e deixou um abraço para todos, com muitas saudades.

TELEFONEMA NACIONAL: William Andalécio ligou de Guarapari, avisando que está à espera das visitas. Enviou um abraço para todos. O endereço e telefone se encontram à disposição dos amigos na Redação de O Sistemático.